2 Formas especiais de como Deus age em nossas vidas

De que maneiras Deus age em nossas vidas? É verdade que Ele trabalha para aqueles que nele esperam?

Como Deus age em nossas vidas? Muitas vezes é de forma simples e mal percebemos.

Enquanto muitos esperam coisas sobrenaturais, o Senhor usa de sua sabedoria para nos abençoar através de outras pessoas e situações.

Deus trabalha em nossa vida de maneira surpreendente e, quando for necessário, Ele também vai usar meios sobrenaturais para nos abençoar.

“Mas quando Deus age em nosso favor? De que maneira Deus age na minha vida?”

como Deus age em nossas vidas e nos abençoa?

É importante nós sabermos que o SENHOR quer criar relacionamentos conosco, quer estabelecer um pacto conosco (através de Cristo), portanto, algumas condições são necessárias para vermos Deus agir em nossas vidas.

“Desde os tempos antigos ninguém ouviu, nenhum ouvido percebeu, e olho nenhum viu outro Deus, além de ti, que trabalha para aqueles que nele esperam.” (Isaías 64:4 NVI)

Veja abaixo 2 formas como Deus age em nossas vidas.

Deus age através das pessoas

O Senhor está comigo entre aqueles que me ajudam; (Salmo 118:7a ARC)

Deus age através das pessoas - salmo 118:7

O salmista louva a Deus por tê-lo livrado de vários inimigos e reconhece que o Senhor estava presente em sua vida através das pessoas que lhe estavam ajudando.

Aqui vemos dois lados de uma situação: de um lado está o homem que teme a Deus, anda em seus caminhos e é ajudado por Ele, do outro lado temos pessoas que se disponham a ajudar quem está precisando.

Neste momento de qual lado você está?

Deus realmente trabalha em nossa vida de maneira surpreendente e está presente através daqueles que nos prestam ajuda, pois pelo simples fato de temerem a Deus tomam disposição em ajudar ao próximo.

Quem realmente teme a Deus ajuda seu próximo.

Existem pessoas que ficam aguardando Deus agir de forma sobrenatural em sua vida e por isso muitas vezes perde as bênçãos divinas que vem de formas simples, através de outras pessoas.

Como Deus age em nossas vidas e trabalha em nosso favor por meio do Espírito Santo?

Deus age na minha vida através do Espírito Santo

O Espírito Santo está conosco e habita em nós mediante a condição de guardarmos os mandamentos do Senhor Jesus, o Único e Verdadeiro Deus. Veja isto nos versículos abaixo:

Se me amais, guardareis os meus mandamentos.

E eu orarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que ele possa habitar convosco para sempre,

o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; mas vós o conheceis, porque ele habita convosco, e estará em vós. (João 14:15-17 KJF)

Aqueles que não temem a Deus e nem guardam seus mandamentos não conseguem perceber as ações do Espírito Santo.

Por isso há muitas pessoas que acham que Deus nos abandonou ou até que Ele não existe, mas a verdade é que Deus tem compromisso com quem tem compromisso com Ele.

“Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós…” (Tiago 4:8a KJF)

Deus criou o mundo para ser habitado pelo ser humano e entregou todo o governo do mesmo em suas mãos, dando-lhe a responsabilidade de cuidar da Terra e de usar de seus recursos para o bem uns dos outros (Gênesis 1:26; 9:1-3)

‘Os mais altos céus pertencem ao Senhor, mas a terra, ele a confiou ao homem. ‘ (Salmos 115:16 NVI) 

Por esse motivo Deus permitiu ao homem escolher o caminho que quer seguir, e embora em nosso mundo atual há muita injustiça, maldade, violência, etc., Deus não está alheio ao nosso sofrimento neste mundo e ninguém ficará impune de suas maldades.

Deus habita em nós por meio do Espírito Santo e quer nos fazer enxergar isso, que precisamos ter relacionamento com Ele, amá-lo de todo nosso coração e ao nosso próximo como a nós mesmos.

É especial como Deus age em nossas vidas através de sua Palavra e o Espírito Santo, que habita em nós, nos ensina a mesma e nos faz lembrar dela

Quando nos comprometemos com a Palavra de Deus, como vimos em João 14:15-17, O Senhor Jesus nos batiza com o Espírito Santo, e este habita em nós para sempre, nos ensinando Sua Palavra.

Mas o Consolador, que é o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará todas as coisas, e vos trará à lembranças todas as coisas, tudo quanto eu vos tenho dito. (João 14:26 KJF)

Você tem um testemunho de vida em alguma situação que Deus agiu em seu favor através das pessoas e através do Espírito Santo? Role essa página até o final e compartilhe com outros leitores nos comentários.

Você tem um chamado de Deus para ajudar as pessoas e levar à elas as boas novas do Evangelho?

Como você viu neste estudo, Deus usa pessoas para abençoar pessoas, por isso precisamos nos colocar à disposição do Espírito Santo para que Ele nos capacite a isso e nos direcione.

Para isso é necessário agir, e não só ficar orando a Deus pela vida dos outros, mas antes começar a entrar em ação.

Embora soframos muitas injustiças por parte de nossos governantes, que deveriam realmente nos ajudar e socorrer, sabemos como Deus age em nossas vidas nos tornando compassivos uns para com os outros.

Podemos utilizar de nossos recursos e usar também nossa disposição para ajudar as pessoas, mas para isso em muitos casos antes é necessário nos preparar, veja no vídeo abaixo.

O Curso de Capelania é algo realmente necessário se você quer ir mais além na ajuda para as pessoas.

A Capelania ganhou muita força nestes últimos anos, principalmente no Brasil pelas Lideranças Evangélicas, já que os hospitais, presídios, escolas, universidades e outras instituições vem se preocupando com a qualidade no atendimento das pessoas com carências espirituais, afetivas e emocionais, necessitando de uma pessoa de estimulo e entusiasmo.

A especialização em Capelania é um dos Cursos mais procurados pelas Lideranças Evangélicas do mundo.

Como podemos ver nas Sagradas Escrituras, nossa fé sem as obras é morta em si mesma.

Como Deus age em nossas vidas se não nos dispormos a trabalhar?

Pois qual é o proveito, meus irmãos, se um homem disser que tem fé, e não tiver as obras? Poderá a fé salvá-lo?

Se uma irmã ou um irmão estiverem nus, e tiverem falta do pão diário,

e algum de vós lhe disser: Parti vós em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, qual será o proveito?

Assim é a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma. (Tiago 2:14-17 KJF)

O papel fundamental do capelão é cuidar da sociedade e zelar pelo seu bom estado de vida, consolar os fracos, levantar os caídos, trazer esperança aos que pensam que está tudo perdido, proporcionar recursos materiais aos carentes.

O capelão não presta somente ajuda espiritual e emocional, mas também social e material.

Quer permitir que Deus ajude as pessoas através da sua vida? Dedique-se inteiramente ao chamado divino para você.

“Medita estas coisas, entrega-te a ti mesmo inteiramente a elas, para que o teu aproveitamento apareça a todos.” (1 Timóteo 4:15 KJF)

Clique aqui para conhecer e começar o curso de capelania o quanto antes e seja você uma bênção! (Gênesis 12:2)

Por outro lado, se você tem um outro chamado e ministério cristão e quer capacitar-se melhor para o mesmo, clique aqui para ver mais opções de cursos de caráter cristão e materiais de estudo bíblico.

Compartilhe este estudo com seus irmãos em Cristo, Deus abençoe sua vida!

Aprenda a desenvolver o hábito de estudar a Bíblia. Desfrute de uma verdadeira transformação em sua vida!

Gabriel Filgueiras

Meu objetivo é ajudar novos cristãos a amadurecerem no entendimento da Bíblia Sagrada, e os obreiros de Deus a capacitarem-se melhor para o ministério cristão. Sou casado com a Lidiane Filgueiras e somos membros da 3ª Igreja Batista de Rio das Ostras, RJ, pr. Jorge Cônsoli Lima e Débora. Sirvo ao Reino do Senhor Jesus como professor da Escola Bíblica Dominical desde Julho de 2008 e estou me dedicando a ajudar cristãos comprometidos através deste blog compartilhando estudos bíblicos, materiais e cursos cristãos para capacitação do ministério e edificação do corpo de Cristo.

Website: http://wp.me/P7fxRD-dd

2 Comentários

  1. Jonaci Andrade de Sousa

    Gostaria de receber msg e informações através do WhatsApp..n.(95)991322025 se for possível pode mandar estudo pra mim

    • Jonaci vou adicionar seu número para enviar notificações de novos estudos pelo Whatsapp. Não dá pra enviar o estudo completo por lá, mas sim uma notificação de novos estudos publicados.
      Deus o abençoe.

Deixe seu comentário