3 Maneiras de ocupar a mente com as coisas de Deus

Já parou para pensar o que tem ocupado a sua mente diariamente? Reflita agora sobre os perigos de não cuidar dos seus pensamentos e veja 3 maneiras de ocupar a mente com as coisas de Deus!

Depois de recebermos o Senhor temos que ocupar a mente com as coisas de Deus! Do contrário poderemos voltar a cair nos mesmos pecados do passado.

Confira o exemplo dos israelitas que saíram do Egito com Moisés. Eles tinham uma vida de escravos no Egito, eram sufocados com o trabalho duro (Êxodo 1: 13, 14).

Quando eles foram libertos por Deus do Egito, ao chegarem no deserto, muitos se queixaram diante de algumas “dificuldades”.

Quando somos libertos pelo Senhor de nossos pecados não podemos ficar sem ocupar nossa mente e nosso tempo com as coisas de Deus.

Não podemos considerar que somente ir a igreja já basta, pensando que com isto cumpriremos o nosso dever. Precisamos ocupar nosso tempo e pensamentos diariamente com as coisas de Deus.

Se assim não fizermos certamente seremos tentados com coisas do nosso passado e com estas nos envolveremos e viremos a cair, assim como vários israelitas desejaram voltar para o Egito (Números 11: 4-6).

aprenda como ocupar a mente com as coisas de Deus

Como evitar voltar aos pensamentos do velho homem

Para evitar quedas espirituais precisamos praticar o que está em 2 Pedro 1: 10, leia abaixo:

Portanto, irmãos, empenhem-se ainda mais para consolidar o chamado e a eleição de vocês, pois, se agirem dessa forma, jamais tropeçarão

Repare também a passagem em que Jesus afirma que, quando um demônio sai de uma pessoa ele vai a outro lugar procurar por descanso, mas quando não encontra, deseja voltar de onde veio.

Encontrando o local desocupado, varrido e em ordem, o demônio retorna e traz consigo outros 7 piores do que ele. (Mateus 12: 43-45).

Quero usar este trecho para uma aplicação pessoal, pois assim acontece com nossa vida em Cristo.

Se recebemos ao Senhor Jesus em nossa vida, mas não nos preocupamos em buscá-lo e em ocupar a mente com as coisas de Deus poderemos ser tentados e tornar a cair.

E se isso acontecer pode ser difícil voltar e o nosso ultimo estado vai se tornar pior do que o primeiro!

De onde vem os maus pensamentos?

Muitas pessoas não tem cuidado com o que se passa em sua mente, pois julgam da seguinte forma: se ninguém sabe o que penso, então posso pensar no que eu quiser.

O que muitos não entendem ainda é que a boca fala do que o coração está cheio, e é exatamente do coração que surgem coisas más, observe no versículo abaixo:

“Pois do coração saem os maus pensamentos, os homicídios, os adultérios, as imoralidades sexuais, os roubos, os falsos testemunhos e as calúnias.” (Mateus 15:19 NVI)

3 maneiras de ocupar a mente com as coisas de Deus

1# Evite más companhias e adquira o hábito de leitura da Bíblia

“Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores!

Ao contrário, sua satisfação está na lei do SENHOR, e nessa lei medita dia e noite.” (Salmos 1:1-2 NVI)

É impossível manter a mente focada nas coisas de Deus sem ter o hábito de leitura da Bíblia Sagrada.

Separe horários no dia em que você pode ler a Bíblia Sagrada sem distrações e organize-se em sua leitura.

Levante mais cedo, comece seu dia pensando em Deus através da leitura da Bíblia para que seu dia seja melhor, pense nisso como um café da manhã espiritual.

Separe alguns minutos no horário de almoço, trace metas de leitura e siga-as com fidelidade e perseverança!

Não se deite para dormir sem ler ao menos 1 capítulo: seu último pensamento do dia precisa ser em Deus!

2# Leia bons livros evangélicos também

“Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.” (Filipenses 4:8 ARA)

Livros evangélicos podem ser esclarecedores explorando assuntos específicos na Bíblia Sagrada, portanto faça bom uso deles.

Visite uma livraria evangélica próxima de sua casa e examine qual livro lhe cairá bem e ajudará a vencer seus problemas e dificuldades atuais.

Porém nunca se esqueça que seu foco é a Bíblia, o livro será apenas como um guia que vai tratar de determinado assunto e te ensinar a entender mais de Deus!

3# Invista tempo e recursos em meios de aprender a Bíblia com mais facilidade

Muitos crentes não pensam assim, mas investir recursos em aprender mais da Bíblia Sagrada é algo muito proveitoso.

Elimine de seu tempo tudo que não é de importância alguma e que não edifica a sua vida espiritual, procure bem e com certeza encontrará algo que possa ser eliminado.

Após eliminar isto você precisará preencher seu tempo com a leitura e estudo da Palavra de Deus e este é um bom momento para investir no recurso que vou compartilhar contigo mais abaixo, continue lendo.

Veja as recomendações que o apóstolo Paulo deu a Timóteo e considere isto para você também:

“Até a minha chegada, dedique-se à leitura pública da Escritura, à exortação e ao ensino.

“Seja diligente nessas coisas; dedique-se inteiramente a elas, para que todos vejam o seu progresso. (1 Timóteo 4:13, 15 NVI)

Agora chegou a oportunidade de você aprender a Bíblia de uma forma fácil e intuitiva com muitos outros irmãos em Cristo através do curso Conheça sua Bíblia de capa a capa!

Após praticar os dois passos anteriores agora é o momento de você definitivamente ocupar a mente com as coisas de Deus assistindo a vídeo aulas que vão te ensinar a entender a Bíblia de Gênesis a Apocalipse!

Clique aqui e assista um vídeo falando mais sobre o curso e leia os comentários de centenas de irmãos que já estão sendo abençoados e aprendendo novos conteúdos da Bíblia toda semana!


Espero que sua vida tenha sido muito abençoada com este estudo bíblico sobre ocupar a mente com as coisas de Deus. Se realmente gostou compartilhe com seus amigos e irmãos em Cristo!

Aprenda a desenvolver o hábito de estudar a Bíblia. Desfrute de uma verdadeira transformação em sua vida!

Gabriel Filgueiras

Ajudando novos cristãos a amadurecerem no entendimento da Bíblia Sagrada, e os obreiros de Deus a capacitarem-se melhor para o ministério cristão. Sirvo ao Reino do Senhor Jesus como professor da Escola Bíblica Dominical desde Julho de 2008 e estou me dedicando a ajudar cristãos comprometidos através deste blog compartilhando estudos bíblicos. Sou casado e membro da 3ª Igreja Batista de Rio das Ostras, RJ.

Website: http://wp.me/P7fxRD-dd

2 Comentários

  1. Pingback: 3 Verdades sobre vinde a mim como estás que você precisa saber

  2. Pingback: 4 Táticas para perder o sono na hora de ler a Bíblia | Bíblia se Ensina

Deixe seu comentário