3 responsabilidades do professor da EBD iguais as do pastor

Se você é professor da EBD saiba que algumas de suas responsabilidades se assemelham as de um pastor, conheça-as aqui e pratique-as!

Neste artigo você aprenderá 3 responsabilidades que o professor da EBD tem para com seus alunos que se assemelham a algumas das principais responsabilidades de um pastor para com a igreja.

Estas responsabilidades estão nos versículos abaixo, leia:

“Cuidem de vocês mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo os designou como bispos, para pastorearem a igreja de Deus, que ele comprou com o seu próprio sangue.

Sei que, depois da minha partida, lobos ferozes penetrarão no meio de vocês e não pouparão o rebanho.

E dentre vocês mesmos se levantarão homens que torcerão a verdade, a fim de atrair os discípulos.” (Atos 20:28-30 NVI)

professor da ebd - pastor -e suas responsabilidades

#1 Apascentar (liderar) o rebanho de Deus

No versículo 28 de Atos 20 o apóstolo Paulo orienta aos líderes da igreja de Éfeso que levem a sério seu ministério e sua vida cristã a fim de cuidar também da igreja a qual o Espírito Santo lhes confiou.

A expressão “cuidem de vocês mesmos” envolve muitas coisas, pois Paulo sabia que um líder deve liderar pelo exemplo de sua vida.

Os pastores de Éfeso deveriam conservar sua vida pura e santa a fim de que os demais irmãos seguissem seu exemplo de fé e cristianismo.

O mesmo Paulo orientou ao jovem pastor Tito no capítulo 2 versos 7 e 8, veja:

“Em tudo seja você mesmo um exemplo para eles, fazendo boas obras.

Em seu ensino, mostre integridade e seriedade; use linguagem sadia, contra a qual nada se possa dizer, para que aqueles que se opõem a você fiquem envergonhados por não poderem falar mal de nós.” (Tito 2:7-8 NVI)

Da mesma forma o professor da EBD deve ser um cristão que tem um bom exemplo de vida para que os alunos possam alegrar-se e serem inspirados a ter uma vida cristã reta e íntegra para com Deus.

Veja no versículo abaixo a responsabilidade que está sobre a vida dos pastores e sobre a nossa, nós que somos professores da EBD:

“Lembrem-se dos seus líderes, que transmitiram a palavra de Deus a vocês. Observem bem o resultado da vida que tiveram e imitem a sua fé.” (Hebreus 13:7 NVI)

Seus alunos estão te observando, muitos querendo ter boas expectativas de uma pessoa de firme exemplo cristão, portanto tome posse desta bênção que é ser professor da EBD e dedique sua vida inteiramente a isto!

Leia também 1 Timóteo 3: 7.

#2 Alimentar a igreja de Cristo com a Palavra

Praticamente o principal trabalho do pastor é alimentar a igreja com a Palavra de Deus orientando, ensinando, corrigindo, dando mais conhecimento, amadurecendo, treinando novos obreiros, etc.

O professor da EBD também tem essa função durante suas aulas, quando os irmãos precisarem de sua ajuda fora das aulas e em outros trabalhos de ensino da Palavra.

Você que também é professor deve se utilizar de diversos recursos a fim de esclarecer a Palavra para os alunos.

Incentive-os à leitura diária da Bíblia, esclareça suas histórias, responda as perguntas e lance desafios bíblicos de acordo com o tema das lições e também use recursos visuais como vídeos, imagens em datashow ou impressas, áudio e etc.

Eu mesmo lembro que uma certa vez lecionei sobre o sonho que Nabucodonosor teve com uma estátua e procurei um desenho dela pela internet e o imprimi para usá-lo em classe.

Ao visualizar a imagem da estátua e suas partes diferentes os alunos puderam aprender com mais facilidade o que cada parte significava.

Os alunos aprendem melhor tendo a visualização de uma cena do que ficar tentando montar aquilo em sua mente. Use destes recursos você também.

#3 O professor da EBD também deve cuidar de seu “rebanho de alunos”.

No versículo 29 de Atos 20 Paulo adverte aos bispos que depois de sua partida “lobos ferozes”, isto é, falsos obreiros penetrariam no meio da igreja com intenções malignas, querendo “devorar o rebanho”.

Ele também adverte no versículo 30 que até mesmo do meio dos irmãos se levantariam alguns ensinando falsas doutrinas e torcendo a verdade a fim de atrair os discípulos.

Os pastores deveriam ficar atentos a isso e cuidar da igreja para que tais males fossem combatidos. Da mesma forma o professor deve cuidar de seu rebanho de alunos.

Fique atento quando alguém faltar às aulas mais de duas vezes consecutivas, envie mensagens aos alunos, ligue e até visite-os.

Se algum aluno está sendo enganado por uma falsa doutrina ou ensinamento, ou tem uma errada interpretação de um texto bíblico, oriente-o com zelo.

O professor da escola bíblica também deve encorajar seus alunos que estão desanimados ou fracos na fé e até mesmo visitar os doentes junto com outros irmãos da igreja.

Decore este ditado que é realmente verdadeiro: “um professor visitador gera alunos frequentadores”.

Capacite-se mais! Participe de um treinamento para professores da EBD.

Eu gosto de afirmar que um professor da escola dominical maduro gera alunos maduros e um professor apegado com Deus inspira e motiva os alunos a serem assim também.

Se você leva a sério seu ministério de professor da EBD provavelmente já procurou pela internet por um curso para professores da escola dominical a fim aperfeiçoar mais o seu chamado.

“Portanto, irmãos, empenhem-se ainda mais para consolidar o chamado e a eleição de vocês, pois, se agirem dessa forma, jamais tropeçarão” (2 Pedro 1:10 NVI)

Nosso parceiro Universidade da Bíblia facilitou muito nossa procura. Conheça agora o curso Formação de professores e líderes para Escola Bíblica Dominical.

curso-para-professor-da-escola-dominical

Consolide e amadureça este chamado de Deus em sua vida e aprenda muito com este curso. Ao final dele você receberá um certificado, carteirinha e histórico escolar.

A dedicação é a palavra chave que move um professor, pois como diz o apóstolo Paulo se seu dom é ensinar, haja dedicação ao ensino; (Romanos 12:7 ARC)

Clique aqui para visitar a página com mais informações e veja um vídeo explicando todos os detalhes.


Este estudo para professores de escola dominical é uma paráfrase de um trecho do capítulo 7 do livro O que todo professor da escola dominical deve saber de Elmer L. Towns.

Aprenda a desenvolver o hábito de estudar a Bíblia. Desfrute de uma verdadeira transformação em sua vida!

Gabriel Filgueiras

Ajudando novos cristãos a amadurecerem no entendimento da Bíblia Sagrada, e os obreiros de Deus a capacitarem-se melhor para o ministério cristão. Sirvo ao Reino do Senhor Jesus como professor da Escola Bíblica Dominical desde Julho de 2008 e estou me dedicando a ajudar cristãos comprometidos através deste blog compartilhando estudos bíblicos. Sou casado e membro da 3ª Igreja Batista de Rio das Ostras, RJ.

Website: http://wp.me/P7fxRD-dd

Deixe seu comentário