4 Frases de Jesus sobre a Escola Dominical [a 3ª é grave]

4 Coisas que Jesus falou que dão aos cristãos motivos para comprometer-se com a EBD [consequentemente com a Bíblia]

Neste estudo bíblico você vai encontrar 4 frases que Jesus falou que refletem diretamente em seu comportamento com relação á Escola Dominical.

4 frases de Jesus que incentivam a Escola Dominical

Como você leva em consideração a EBD?

Frequenta todas as aulas? Prefere aproveitar o domingo pra dormir? Não consegue se levantar da cama? Só frequenta as aulas, mas não estuda as lições durante a semana em casa?

Durante as aulas se tem alguma dúvida prefere ficar quieto? Tenta compartilhar o que aprendeu no domingo durante sua semana?

Abaixo listei 4 frases que Jesus falou e que podem nos fazer considerar a Escola Dominical com mais importância.

Jesus não frequentava a EBD!

Se você viu o título deste estudo e logo pensou que Jesus frequentava a Escola Bíblica Dominical, mas sabe que isto não é verdade, que Ele nunca a frequentou pois na época dele não existia, fique tranquilo, não foi isto que eu quis dizer.

A Escola Dominical surgiu no ano de 1780, na Inglaterra, em Gloucester.

Seu fundador foi o jornalista Robert Raikes. Ele se preocupava muito com a situação moral e espiritual de seu país e com a degradação moral das crianças de sua cidade na época.

Então decidiu fundar uma escola que atendesse a estas crianças e pessoas aos domingos, não só alfabetizando, mas também cuidando de sua vida espiritual e moral.

Veja mais sobre a história da EBD clicando aqui.

#1 A Escola Dominical é essencial para o discipulado do cristão

Discípulo é aquele que estuda e segue os mandamentos do Mestre, Jesus, e que vive da maneira como Ele viveu.

Mas como viveremos de acordo com os padrões do Senhor e obedecendo a sua Palavra se não conhecermos a Bíblia Sagrada? A Escola Dominical existe justamente para nos ajudar!

“O discípulo não está acima do seu mestre, nem o servo acima do seu senhor.

Basta ao discípulo ser como o seu mestre, e ao servo, como o seu senhor.” […] (Mateus 10: 24-25a)

A Escola Bíblica Dominical foi simplesmente o maior trabalho da igreja que colaborou para meu crescimento cristão quando eu era novo convertido, e hoje tenho maior prazer em ajudar outros irmãos a crescerem, estudando a Palavra de Deus e lecionando nela.

Eu frequentava todas as aulas e não esperava chegar o domingo para ver a próxima lição. Eu as estudava antecipadamente em casa e anotava as dúvidas para compartilhar em classe, caso tivesse.

Não é necessário estudar toda a lição em um só dia, mas estudar cada dia um tópico da lição atual para fazer uma leitura durante a semana e não ter desculpa da falta de tempo, já que será lido pouco por dia.

O cristão quando novo convertido necessita frequentar à Escola Dominical para aprender da Palavra de Deus e ir se amoldando ao correto comportamento e exemplo de fé cristã.

Se alguém rejeita a Escola Bíblica Dominical, tanto novo convertido quando os mais antigos na igreja, pode ficar parado no tempo com relação ao conhecimento da Palavra de Deus, e ainda trazer problemas para igreja com comportamentos e palavras inadequadas.

Embora a esta altura já devessem ser mestres, precisam de alguém que ensine a vocês novamente os princípios elementares da palavra de Deus.

Estão precisando de leite, e não de alimento sólido! (Hebreus 5: 12)

Leia também 1 Coríntios 3: 1-3.

#2 Quem gosta de participar da EBD torna-se amigo do Senhor Jesus

Vocês serão meus amigos, se fizerem o que eu ordeno.

Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz.

Em vez disso, eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu tornei conhecido a vocês. (João 15: 14, 15)

Muitas vezes nos chamamos de servos do Senhor, e de fato somos, porém o que Ele quer é muito mais do que isso, Jesus quer ser nosso amigo conforme Ele mesmo disse no versículo acima!

Mas tem uma condição para que sejamos amigos de Deus: é necessário praticarmos o que Ele nos manda, ou seja, estudar e praticar a Bíblia Sagrada.

Esta é outra tarefa da qual a EBD pode te ajudar. Acredito eu que todo cristão deveria se importar com isso.

Um belo exemplo: Por acreditar na Palavra do Senhor e obedecê-lo Abraão foi chamado amigo de Deus (Tiago 2: 23).

Você cristão gostaria também de ser amigo de Deus? Seja aluno da Escola Bíblica Dominical e estude a Bíblia em casa.

#3 Cuidado com a tentação de frequentar a EBD só por obrigação!

Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam. (João 5: 39 ARC)

Outra frase muitíssimo importante que Jesus falou. E esta também reflete em nosso comportamento com relação à EBD, consequentemente à Palavra de Deus também.

Durante muito tempo eu tive uma interpretação errada do versículo que você acabou de ler.

Muitos cristãos acham que Jesus está nos dando uma orientação neste versículo, nos incentivando a estudar a Bíblia Sagrada para conhecê-lo melhor. Embora não seja uma interpretação ruim, está errada!

Você vai entender melhor o que Jesus quis dizer na frase acima se ler o contexto dessa conversa de Jesus com os mestres da Lei, e também se ler na Nova Versão Internacional, por exemplo. Observe:

Vocês estudam cuidadosamente as Escrituras, porque pensam que nelas vocês têm a vida eterna.

E são as Escrituras que testemunham a meu respeito; contudo, vocês não querem vir a mim para terem vida. (João 5: 39-40)

Nesta passagem Jesus estava fazendo uma crítica a tais religiosos judeus e doutores da Lei, pois pensavam que somente pelo fato de estarem estudando as Escrituras teriam a vida eterna, sem necessariamente praticar seus escritos e terem um compromisso com as palavras do Senhor Jesus.

Observe o que Jesus diz no verso 40: “contudo, vocês não querem vir a mim para terem vida”.

Aqueles homens não se comprometiam em guardar a Palavra do Senhor no seu coração, só se comprometiam com as aparências religiosas (Mateus 23: 1-4).

Talvez você esteja até frequentando a Escola Bíblica Dominical, mas não se compromete com a mesma. Apenas vai às aulas, fica quieto ouvindo, distraído com outra coisa quem sabe, e não estuda a Palavra do Senhor.

Se este for o seu caso, está na hora de revisar o comportamento e a consideração pela EBD, mais do que isso, revisar o compromisso com Deus e sua Palavra, e viver integralmente para Ele.

#4 Quem compromete-se com a EBD não fala o que não existe na Bíblia

Declaro a todos os que ouvem as palavras da profecia deste livro:

Se alguém lhe acrescentar algo, Deus lhe acrescentará as pragas descritas neste livro.

Se alguém tirar alguma palavra deste livro de profecia, Deus tirará dele a sua parte na árvore da vida e na cidade santa, que são descritas neste livro. (Apocalipse 22: 18-19 NVI)

Quando Jesus acabou de falar toda a revelação do Apocalipse a João, Ele disse estas palavras advertindo sobre os perigos de se acrescentar ou tirar algo deste livro em particular.

Quero trazer com isto outra lição importante sobre nossa consideração sobre a Escola Dominical.

Na EBD aprendemos muito sobre a Bíblia Sagrada, aprendemos assuntos diversos e Escatologia certamente é o mais polêmico de todos.

É importante termos frequência na Escola Bíblica Dominical e se comprometer com os estudos da mesma, assim também como orar pela vida dos professores para que Deus lhes dê sabedoria em sua Palavra e capacite-os para o ensino.

O propósito é para que não caiamos em diversos erros que muitas pessoas tem cometido e dizer que a Palavra do Senhor tem certas frases que na realidade não existem nela (Efésios 4:11-14).

Alguns exemplos de ditados populares/frases bíblicas equivocadas:

  • Vinde a mim como estás
  • Mostra-me com quem andas e te digo quem és
  • O cair é do homem, mas o levantar é de Deus
  • Quem não vem pelo amor vem pela dor
  • O dinheiro é a raiz de todos os males
  • Eu venci o mundo e vós vencereis

Se quiser ver mais alguns visite esta página.

Há muitos outros ditados populares ou frases bíblicas equivocadas que até mesmo cristãos antigos dizem estar escrito na Bíblia Sagrada, mas não estão.

Embora nem todas sejam frases ruins, mas precisamos tomar muito cuidado ao afirmar que estas estão escritas na Palavra de Deus, quando não estão.

Ao meu ver isto é vergonhoso, pois não assimilo o dever de conhecer a Bíblia somente aos líderes da igreja, mas a todo cristão sincero.

Eis mais uma situação em que o compromisso com a Escola Dominical pode nos ajudar muito.

Extra! Leia com atenção.

A tarefa de lecionar na EBD não é tão fácil quanto parece.

Muitos professores iniciantes ficam bastante nervosos e sem saber como vão desenrolar o conteúdo durante a aula.

Alguns perdem o controle da aula e não possuem autoridade (ou autenticidade) para dominar o assunto.

A verdade é que quem ensina deve possuir dedicação em ensinar, do contrário não terá sucesso (Romanos 12: 7).

Outro mal é que muitas igrejas não dão o suporte ou capacitação necessários ao professor da EBD e entregam toda responsabilidade em suas mãos.

Que tal capacitar-se para exercer este tão virtuoso ministério em sua igreja, do qual eu também faço parte?

Receba dicas exclusivas para Professores da Escola Dominical que te ajudarão a capacitar-se melhor para este ministério de ensino da Palavra de Deus.

treinamento e dicas para professores da ebd

Se você não é professor da escola bíblica dominical, mas conhece bem o seu professor e sabe que ele gostaria de ter mais conhecimento da Palavra, compartilhe este estudo sobre escola dominical com ele.

Desejo toda sorte de bênçãos para a vida de todos os professores e alunos da EBD.

Aprenda a desenvolver o hábito de estudar a Bíblia. Desfrute de uma verdadeira transformação em sua vida!

Gabriel Filgueiras

Meu objetivo é ajudar novos cristãos a amadurecerem no entendimento da Bíblia Sagrada, e os obreiros de Deus a capacitarem-se melhor para o ministério cristão.
Sou casado com a Lidiane Filgueiras e somos membros da 3ª Igreja Batista de Rio das Ostras, RJ, pr. Jorge Cônsoli Lima e Débora.
Sirvo ao Reino do Senhor Jesus como professor da Escola Bíblica Dominical desde Julho de 2008 e estou me dedicando a ajudar cristãos comprometidos através deste blog compartilhando estudos bíblicos, materiais e cursos cristãos para capacitação do ministério e edificação do corpo de Cristo.

Website: http://wp.me/P7fxRD-dd

3 Comentários

  1. Ana Claudia Dittz Amaral

    obrigada Gabriel. que o Senhor continue te dando sabedoria. Muito esclarecedor os estudos

    • irmã Ana eu que agradeço seu tempo e dedicação em ter lido todo o estudo, isso é gratificante para mim. Deus continue abençoando sua vida.

  2. Pingback: 21 Características que todo cristão verdadeiro deve ter | Bíblia se Ensina

Deixe seu comentário