4 Passos para renovar sua mente [estudo bíblico Romanos 12 2]

Aprenda com base no versículo de Romanos 12 2 Os  4 passos para renovar sua mente pela Bíblia Sagrada

Você cristão! Faça um desafio a si mesmo e renove sua mente pela Palavra de Deus com este estudo bíblico de Romanos 12 2.

Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. (Nova Versão Internacional)

romanos 12 2 - renove sua mente e não se amolde aos padrões deste mundo

A primeira coisa a se notar neste texto de Romanos 12 2 é que o apóstolo Paulo escreveu isto para pessoas que já haviam recebido uma renovação em sua mente, pois é isto que a Palavra de Deus faz conosco, mas eles ainda precisavam se transformar, isto é, sair da teoria e ir para a prática!

E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, (Romanos 12 2 ARC)

Você tem buscado renovar sua mente (teoria) e não se amoldar aos padrões deste mundo (prática) pelo novo entendimento de tudo que recebeu da Palavra de Deus?

Se sua resposta for não, mas quer experimentar como, leia agora os 4 passos passos para renovar sua mente segundo Romanos 12 2.

#1 Reconhecer seus pecados e arrepender-se deles diante de Deus, confessando-os

Não poderia haver outro passo mais importante do que este. Esta é a mensagem central do Evangelho e é necessário que isto aconteça (Mateus 4: 17).

Quem esconde os seus pecados não prospera, mas quem os confessa e os abandona encontra misericórdia. (Provérbios 28: 13 NVI)

Jesus Cristo, nosso Senhor, levou sobre si na cruz do Calvário os nossos pecados (Isaías 53: 6).

O ser humano tinha uma dívida muito alta com Deus, seu Criador, pois o negou e esqueceu-se dele, desviando-se para caminhos que não o agradam e que não são bons.

Este é um dos primeiros pensamentos que tive quando me converti ao Evangelho e assim o Espírito Santo me convenceu de dar um passo à frente: “Como eu posso viver esta vida sem o criador dela?”

Todavia através do Senhor Jesus, o Filho de Deus, esta dívida de pecados e transgressões foi paga. Jesus é o mediador entre Deus e os homens, que nos reconciliou com nosso Criador (2 Coríntios 5: 19).

Mas para recebermos o perdão de Deus é necessário que confessemos nossos pecados ao Senhor e a nossos irmãos, reconhecendo que estamos errados diante de Deus, além disso precisamos os abandonar (Tiago 5: 16).

#2 Tome posse de ser uma nova criatura, experimente a totalidade de seu novo nascimento

[…] se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. (2 Coríntios 5: 17 ARC)

Ninguém poderá entrar no Reino dos céus se não nascer de novo!

Este novo nascimento acontece após fazermos nossa confissão de pecados a Deus, verdadeiramente arrependido deles, como no passo 1 descrito acima.

Se você quer renovar sua mente pela Palavra de Deus não se amoldando aos padrões deste mundo, à maneira de viver e pensar deste século, as quais você já conhece só de ver nos ímpios, na televisão, nas novelas, filmes e etc, precisa passar por estes 2 passos antes, são o básico.

Em resposta, Jesus declarou: “Digo a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo”.

Perguntou Nicodemos: “Como alguém pode nascer, sendo velho? É claro que não pode entrar pela segunda vez no ventre de sua mãe e renascer!”

Respondeu Jesus: “Digo a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus se não nascer da água e do Espírito. (João 3: 3-5 NVI)

Depois disto você estará pronto a seguir para os passos adiante.

#3 Pense nas coisas que são lá de cima [controlar seus pensamentos]

Portanto, já que vocês ressuscitaram com Cristo, procurem as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus.

Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas. (Colossenses 3: 1, 2 NVI)

Eis um versículo muito desafiador! Como podemos nós pensar somente nas coisas que são lá de cima, de Deus, e não pensar em nada desta terra?

Obviamente o apóstolo Paulo está orientando os irmãos a não se apegarem a coisas materiais e nem às tristezas, ansiedades, injustiças, prazeres pecaminosos, paixões e amarguras desta vida, como o Mestre orientou em Mateus 6: 25-34, por exemplo.

Vale a pena pensarmos somente nas coisas celestiais, isto nos dá um crescimento espiritual e intimidade com Deus gradativos.

O cristão verdadeiro que não quer se amoldar aos padrões deste mundo e quer renovar sua mente segundo a Bíblia Sagrada está sempre buscando crescer para com Deus.

Como eu posso então manter meus pensamentos somente nas coisas celestiais? É impossível não pensar nas coisas terrenas!

É difícil, mas não impossível, só poderemos entender isto gradativamente.

Estude também Gálatas 5: 16-25.

Saiba mais como pensar somente nas coisas que são de cima lendo o próximo passo…

#4 Estude a Bíblia continuamente (veja como)

Por último, e não menos importante, para renovar sua mente cada vez mais o conhecimento bíblico é muito bem vindo.

Cada vez mais que você vai estudando a Palavra do Senhor, a Bíblia Sagrada, você vai aprendendo muito mais também, novos conhecimentos vão chegando todos os dias.

Louvarei ao Senhor que me aconselhou; até o meu coração me ensina de noite. (Salmo 16: 7 ARC)

Na verdade aquele que de fato quer ser um obreiro de Deus e ter sua mente renovada medita em sua Palavra todos os dias, praticamente o dia todo.

Ao contrário, sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite. (Salmo 1: 2)

Se você realmente quer renovar a sua mente pela Palavra de Deus você precisa estudá-la, se possível todos os dias. Precisa ocupar a sua mente e seus pensamentos com ela.

Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento. (Filipenses 4: 8 ARA)

O povo de Deus peca, e é destruído porque lhe falta o conhecimento (Oseias 4: 6).

Antigamente Israel era fisicamente destruído, vinham outras nações e entravam em guerra com estes, levavam diversos cidadãos presos, matavam muitos, destruíam sua cidade e etc.

Hoje em dia o povo de Deus peca plantando diversos escândalos e heresias dentro das próprias igrejas (Lucas 17: 1).

Muitas pessoas são magoadas por outras e acabam se desviando, outras comportam-se de maneira muito errada dentro da igreja e acabam trazendo diversos problemas para a mesma, como os problemas que o apóstolo Paulo descreveu aos irmãos da igreja de Corinto, com relação ao culto de Santa Ceia (1 Coríntios 11: 17-30).

Entretanto, nisto que vou dizer não os elogio, pois as reuniões de vocês mais fazem mal do que bem.

Em primeiro lugar, ouço que, quando vocês se reúnem como igreja, há divisões entre vocês, e até certo ponto eu o creio. (1 Coríntios 11: 17, 18)

Além do mais já é aconselhável nos Salmos a guardar a Palavra do Senhor no coração para não pecar contra Ele (Salmo 119: 11).

Se você quer ser um obreiro aprovado do Senhor e ter conhecimento para não pecar contra Ele e ainda edificar a sua igreja, não pode ficar somente em Romanos 12 2, precisa estudar toda a Bíblia Sagrada continuamente.

Se você é um cristão e está em busca de renovar sua mente pela Bíblia Sagrada, então o e-book abaixo é para você!

O Método como Ler a Bíblia e Entendê-la facilmente vai te guiar passo a passo para você meditar na Palavra do Senhor de dia e de noite.

Você vai estudar e entender a Bíblia Sagrada com tanta naturalidade e facilidade que vai ter muito prazer em estudá-la todos os dias.

Junte-se a mais de 2500 irmãos em Cristo que estão dando um passo a frente e buscando renovação para sua maneira de pensar pela Palavra de Deus e não se amoldando aos padrões deste mundo, tendo suas vidas transformadas pelo poder das Escrituras.

Veja nesta página (clique para ver) um vídeo falando sobre o Método Como Ler a Bíblia e Entendê-la facilmente e veja também os depoimentos e comentários dos irmãos que já estão sendo abençoados.

Gostou deste estudo de Romanos 12 2? Coloque já em prática tudo que foi aprendido aqui!

Compartilhe este estudo com seus irmãos em Cristo para abençoar a vida deles também!

Que a graça e a paz do Senhor Jesus sejam contigo, amém!

Aprenda a desenvolver o hábito de estudar a Bíblia. Desfrute de uma verdadeira transformação em sua vida!

Gabriel Filgueiras

Ajudando novos cristãos a amadurecerem no entendimento da Bíblia Sagrada, e os obreiros de Deus a capacitarem-se melhor para o ministério cristão. Sirvo ao Reino do Senhor Jesus como professor da Escola Bíblica Dominical desde Julho de 2008 e estou me dedicando a ajudar cristãos comprometidos através deste blog compartilhando estudos bíblicos. Sou casado e membro da 3ª Igreja Batista de Rio das Ostras, RJ.

Website: http://wp.me/P7fxRD-dd

1 Comentário

  1. Pingback: 21 Características que todo cristão verdadeiro deve ter | Bíblia se Ensina

Deixe seu comentário