5 coisas que você pode fazer para agradar a Deus

Como agradar a Deus verdadeiramente? O que eu posso fazer para isto?

Neste artigo vamos ver como agradar a Deus examinando a Bíblia Sagrada. São 5 coisas que estão escritas na Bíblia e que você mesmo pode fazer.

5 coisas que você pode fazer para agradar a Deus

Um versículo que muito me chama atenção na Bíblia e que é muito útil para fortalecer a minha e a sua relação com Deus é João 8: 29, confira.

“Aquele que me enviou está comigo; ele não me deixou sozinho, pois sempre faço o que lhe agrada”

O Senhor, quando em forma humana, viveu 100% pra Deus. Jesus vivia de forma a agradar a Deus todos os dias, pois o Mestre veio para nos dar o exemplo (João 13: 15; Mateus 20: 28).

Muitos também se fazem a pergunta: como agradar a Deus e não aos homens? Vamos aos 5 itens e você saberá.

#1 Ter fé em Deus o agrada

Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam. (Hebreus 11: 6 NVI)

Parece óbvio, mas é importante falar disso, pois se não fosse não teríamos o versículo acima citado na Bíblia Sagrada.

Ter fé em Deus o agrada, ou acreditar que ele exista e que é recompensador daqueles que o buscam, pois até mesmo muitos crentes ainda tem dificuldade nisso.

Embora seja meio óbvio, mas se pormos à prova muitos crentes que estão dentro das igrejas envolvidos em trabalhos, veremos que muitos ainda precisam renovar sua confiança em Deus.

Eu considero este um dos versículos mais importantes do Novo Testamento também. Principalmente para novos convertidos.

Todo o trabalho que temos em Deus será recompensado, mas é necessário que acreditemos em seu poder para recebermos dele recompensa, doutra forma não conseguiremos prosseguir na caminhada cristã em certas situações, pois nosso alvo deve ser a recompensa celestial, e não os bens desta terra  (1 Coríntios 15: 58; Romanos 8: 24-25)

De maneira alguma eu poderia estar na igreja, seja simplesmente frequentando querendo me aproximar de Deus, ou trabalhando nela, se eu não acreditar que Ele exista e que tenho nele uma recompensa pela minha fé e trabalho.

Jesus instiga seus discípulos a terem fé em Deus, veja:

De manhã, ao passarem, viram a figueira seca desde as raízes. Pedro, lembrando-se, disse a Jesus: “Mestre! Vê! A figueira que amaldiçoaste secou!”

Respondeu Jesus: “Tenham fé em Deus.

Eu asseguro que, se alguém disser a este monte: ‘Levante-se e atire-se no mar’, e não duvidar em seu coração, mas crer que acontecerá o que diz, assim lhe será feito. Portanto, eu digo:

Tudo o que vocês pedirem em oração, creiam que já o receberam, e assim sucederá. (Marcos 11: 20-24)

Leia também 1 João 5: 14, 15.

#2 Guardar a palavra de Deus no coração para não pecar contra Ele

Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti. (Salmo 119: 11 NVI)

Considero esta uma das principais formas de se agradar a Deus na Bíblia.

Guardar a Palavra do Senhor no coração com o objetivo de não pecar contra Ele é exatamente saber o que a Bíblia diz sobre Deus e o que ela nos orienta a fazer para agradá-lo, não pecando contra ele.

Um filho obediente certamente enche seus pais de alegria e prazer. Da mesma forma o cristão obediente a Deus, que se alegra e se compraz em estudar a Bíblia Sagrada com a pura intenção de conhecê-la para não pecar contra Deus o agradará muito.

Não sabe qual é melhor maneira de entender e estudar a Bíblia Sagrada? Receba 13 dicas práticas para entender a Bíblia mais facilmente em seu e-mail.

#3 Andar com Deus todos os dias o agrada

E andou Enoque com Deus; e não se viu mais, porquanto Deus para si o tomou. (Gênesis 5: 24 ARC)

É surpreendente o que acontece com Enoque no texto acima!

Tente imaginar uma pessoa viver em comunhão com Deus de tal forma que o mesmo Deus tenha tanto prazer nessa pessoa que não podia mais esperar pela sua morte, Deus arrebata Enoque e o leva para si!

Deus queria que Enoque estivesse junto dele, de tanto que este lhe agradou nessa vida.

Deus também reivindicou que Abraão fosse perfeito e andasse em sua presença, ou andasse com Ele. Isto quer dizer viver cumprindo a vontade de Deus (Gênesis 17: 1).

Abraão foi chamado amigo de Deus por causa disso (Tiago 2: 23).

O nosso Mestre também nos chamou de amigos, Ele mesmo afirmou que já não nos chamaria mais de servos.

Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu tornei conhecido a vocês. (João 15: 15)

Seremos amigos de Deus se fizermos o que Ele nos manda, e todos os seus mandamentos se encontram na Bíblia Sagrada.

Andar com Deus significa viver de forma que o agrade, estar em concordância com Ele, obedecer seus mandamentos, fazer a obra para a qual Ele nos designou, obedecer seu chamado e sua Palavra, etc.

#4 Pedir sabedoria a Deus o agrada, assim como crescer em seu conhecimento

Dá-me sabedoria e conhecimento, para que eu possa liderar esta nação, pois quem pode governar este teu grande povo?” (2 Crônicas 1: 10)

Quando Deus apareceu ao rei Salomão, filho de Davi, em 1 Reis 3 (também em 2 Crônicas 1), este lhe concedeu que pedisse alguma coisa.

O rei por sua vez, em vez de pedir a derrota de seus inimigos, riquezas, glória e vida longa para si (2 Crônicas 1: 11, 12), preocupou-se em apegar-se ao chamado de Deus para ele, pedindo sabedoria para governar seu povo com justiça, como vimos no versículo acima.

Veja então o que Deus achou deste pedido feito por Salomão:

O pedido que Salomão fez agradou ao Senhor.

Por isso Deus lhe disse: “Já que você pediu isso e não uma vida longa nem riqueza, nem pediu a morte dos seus inimigos, mas discernimento para ministrar a justiça, farei o que você pediu.

Eu darei a você um coração sábio e capaz de discernir, de modo que nunca houve nem haverá ninguém como você. (1 Reis 3: 10-12)

Deus se agrada quando seu povo pede a Ele sabedoria e entendimento para realizar sua vontade e também para fazer a obra dele.

O apóstolo Tiago recomenda o mesmo pedido de Salomão

“Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida.” (Tiago 1:5)

Para ter a sabedoria de Deus é necessário ler e estudar a Bíblia Sagrada, entender seu contexto e estudá-la todos os dias, se possível.

Se você tem sentido dificuldades de estudar e entender a Palavra de Deus, mas assim como eu tem uma sede grande disso então precisa conhecer o portal bíblico Conheça sua Bíblia de Capa a Capa!

Aprenda a Bíblia de Gênesis a Apocalipse com vídeos aulas semanais e compartilhe seus comentários com centenas de outros irmãos em Cristo que já estão estudando a Palavra do Senhor.

Clique aqui para assistir um vídeo com todos os detalhes agora mesmo!

como conhecer a bíblia de gênesis a apocalipse

#5 Perdoar os pecados dos outros também agrada a Deus

E, quando estiverem orando, se tiverem alguma coisa contra alguém, perdoem-no, para que também o Pai celestial perdoe os seus pecados.

Mas, se vocês não perdoarem, também o seu Pai que está nos céus não perdoará os seus pecados”. (Marcos 11: 25-26)

Ninguém deu um perdão maior do que o que Deus nos deu. Até mesmo aquelas pessoas que crucificaram ao Senhor Jesus foram perdoadas de seus pecados por Deus (Atos 2: 36-38).

Leia também a parábola do servo impiedoso (ou do credor incompassivo) em Mateus 18: 21-35 e saiba que se não perdoarmos os pecados, dívidas e ofensas uns dos outros, assim como Deus nos perdoou, Ele não perdoará os nossos pecados também e impedirá nossa entrada no Reino dos céus.

Pode ser até muito difícil perdoar os pecados de certas pessoas. Somente no Senhor Jesus temos força para isso.

O mesmo Deus, através de Jesus Cristo, não imputou nos homens as consequências dos males de seus pecados, mas os perdoou e cancelou tudo que eles o deviam, nos reconciliando consigo mesmo (2 Coríntios 5: 18-19).

Vou deixar aqui uma mensagem para te fortalecer no Senhor Jesus e te dar capacidade de perdoar seus ofensores.

tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé.

Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus.

Pensem bem naquele que suportou tal oposição dos pecadores contra si mesmo, para que vocês não se cansem nem desanimem. (Hebreus 12: 2, 3)

Conclusão

Há muitas outras coisas importantes que podemos fazer para agradar a Deus, todavia estas eu escrevi resumidamente porque são essenciais, espero que tenha edificado sua fé..

Agora que já sabemos o que agrada a Deus, deixe seu comentário abaixo para que outros leitores também sejam edificados.

Com a sua experiência saberemos ainda mais como agradar a Deus em tudo.

Compartilhe este estudo para fortalecer a fé de outros irmãos em Cristo também. Deus abençoe sua vida!

Quer entender a Bíblia melhor, mas não sabe como? Aprenda com 13 dicas práticas!

Gabriel Filgueiras

Cristão desde novembro de 2006 e Professor da Escola Bíblia Dominical desde julho de 2008, faço parte da Terceira Igreja Batista de Rio das Ostras, RJ. Minha missão é fazer que as pessoas cresçam passando a elas o que já aprendi e mostrar que todo cristão precisa entender bem a Bíblia Sagrada (2 Timóteo 2: 15).

Website: http://bibliaseensina.com.br

3 Comentários

  1. Ivanilda Gomes

    Muito proveitoso este ensinamento! Que toda a humanidade adore e agrade ao Senhor! Amém.

  2. Pingback: 21 Características que todo cristão verdadeiro deve ter | Bíblia se Ensina

Deixe seu comentário