5 hábitos comuns que geram glutonaria e como vencê-la [Estudo bíblico]

O pecado da glutonaria é frequentemente ignorado por muitos de nós, cristãos, mas neste estudo bíblico vamos aprender as sérias consequências espirituais que ele traz.

Glutonaria é comer exageradamente, comer além do que o organismo precisa ou além do necessário para saciar nossa fome, ou seja, continuar comendo mesmo de barriga cheia!

A glutonaria na Bíblia é um pecado tão grave quanto muitos outros, e neste estudo bíblico você entenderá muito mais sobre isso, e como vencê-la. Continue lendo.

pecado da gula na bíblia

Quantas vezes, ao sentirmos o cheiro gostoso de uma comida, ou ao vermos algo que parece muito saboroso, não desejamos comer de novo?!

Ainda que estejamos de barriga cheia agente diz: “cabe mais um pouquinho” ou “esse aí eu não vou deixar passar”.

Na maioria das vezes, consideramos a coisa mais normal do mundo comermos bastante e repetirmos, é o famoso “comer só de olho grande”, não é mesmo?!.

Repare abaixo nestes 5 hábitos que descrevem exatamente o que é um glutão.

  1. Comer um prato muito cheio e repetir a refeição;
  2. Ficar de olho grande esperando que a esposa não aguente comer todo o hambúrguer para então comer o restante;
  3. Comer sobremesa até acabar tudo de uma vez;
  4. Encher o prato de carne sem pensar na próxima refeição;
  5. Ter mania de sempre comer doces depois da refeição.
  6. Dentre muitos outros.

Esses são apenas alguns hábitos comuns e simples que podem nos levar a cometer o pecado da gula como se não estivéssemos cometendo nada de errado.

Glutonaria na Bíblia é pecado e põe até mesmo a salvação em risco!

pecado da gula na bíblia e suas consequências

Quando recebemos ao Senhor Jesus em nossa vida, confessando nossos pecados e arrependendo-nos deles, logo somos salvos.

Mas isto não é tudo!

Depois disso precisamos trilhar a caminhada da santificação, pois como disse John Wesley: “a salvação tira o crente do mundo, a santificação tira o mundo do crente”.

A mortificação do pecado da gula na Bíblia faz parte deste processo de santificação, e devemos combatê-lo como a qualquer outro pecado, observe:

Mortificai, pois, os vossos membros que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, o apetite desordenado, a vil concupiscência e a avareza, que é idolatria;” (Colossenses 3:5 ARC)

O pecado da gula na Bíblia é classificado para as pessoas que não tem Jesus em sua vida.

Nós o cometíamos quando vivíamos sem Deus no mundo, mas agora não pode ser assim, veja:

“Porque é bastante que, no tempo passado da vida, fizéssemos a vontade dos gentios, andando em dissoluções, concupiscências, borracheiras, glutonarias, bebedices e abomináveis idolatrias;” (1 Pedro 4:3 ARC)

Alem do mais, os banquetes cheios de gulas eram feitos durante o culto a outros deuses em muitas religiões pagãs contemporâneas a Cristo e antes dele. Por isso você viu a idolatria aí neste versículo acima.

Jesus mesmo deu advertências sérias quanto a este pecado dizendo que, se nos entregássemos a ele, nossa salvação seria perdida, e nos recomendou cuidar da nossa própria vida para não cairmos nisso.

“E olhai por vós, para que não aconteça que o vosso coração se carregue de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha sobre vós de improviso aquele dia.” (Lucas 21:34 ARC)

Na batalha da carne contra o Espírito, em Gálatas 5:16-25, Paulo destaca a glutonaria como uma obra da carne e afirma que as pessoas que tem essa prática não entrarão no Reino de Deus.

“invejas, homicídios, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o Reino de Deus.” (Gálatas 5:21 ARC)

Entenda como vencer o pecado da glutonaria.

Pode parecer que não, mas o pecado da gula começa no pensamento e nos olhos.

E quem sabe até mesmo Eva não sentiu um pouco deste pecado ao olhar para o fruto proibido…

E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela. (Gênesis 3:6 ACF)

Por isso precisamos educar nossa mente a não premeditar a gula.

“Ao contrário, revistam-se do Senhor Jesus Cristo e não fiquem premeditando como satisfazer os desejos da carne.” (Romanos 13:14 NVI)

Veja que recomendação maravilhosa!

Em vez de ter o pensamento voltado para as satisfações de nossa natureza pecaminosa, precisamos nos revestir do Senhor Jesus, isto é, mudança de hábitos e de mentalidade!

Outra coisa muito importante é, sempre antes de fazer algo, se perguntar: “Isto é para glória de Deus?”

Talvez você não tenha imaginado dessa forma, mas a maneira que você se alimenta também glorifica a Deus, ou não.

Repare bem no que disse o apóstolo Paulo no versículo abaixo:

Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para a glória de Deus. (1 Coríntios 10:31 ARC)

“Mas como posso glorificar a Deus comendo?”

A Bíblia diz que o Espírito Santo habita em nós e que nosso corpo é Seu santuário (ou templo), repare:

Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?

Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus. (1 Coríntios 6:19-20 ARC)

Logo, cuide bem da saúde de seu corpo para que com ele você possa servir a Deus e glorificá-lo!

Hoje em dia nós vivemos pela boca (pois precisamos comer), mas morremos pela boca também, não é verdade?!

Muitas pessoas estão tendo infarto cedo porque não cuidam de sua alimentação.

Faça exames de sangue para examinar como está sua saúde, gordura, colesterol, triglicerídeos, etc., largue essa preguiça de ir ao médico, pois prevenir é melhor do que remediar, concorda?

Por que esperar ter um infarto para então depois começar a se cuidar? Não é mais fácil nos cuidarmos antes para preveni-lo, e assim viver sempre bem?

Portanto, se ao fazer exames houver algo de errado, consulte um nutricionista para saber qual a melhor alimentação para você.

Fazendo dessa forma você estará cuidando de sua saúde para viver mais e melhor, e estará glorificando a Deus entregando sua vida à serviço de Seu Reino, além de estar sempre disposto à cuidar de sua família.

Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas. (Mateus 6:33 ARC)

Quer continuar aprendendo mais da Palavra de Deus, edificando sua vida com Ele e crescendo em seu chamado?

Leia mais estudos ou participe de nossos programas de capacitação para o ministério cristão.

  • Veja aqui os 5 maiores erros cometidos por leitores da Bíblia Sagrada e como estudar a Palavra da forma correta, e com entendimento.
    os piores erros cometidos ao ler a bíblia
  • Continue estudando a Bíblia Sagrada para desenvolver as características de um verdadeiro cristão! Clique aqui para aprender mais.
    aprenda sobre as caracteristicas dos cristãos verdadeiros
  • Receba dicas em vídeo de como ler a Bíblia e entendê-la mais facilmente! Comece aqui.
    dic

Gostou deste estudo bíblico sobre glutonaria?
Deixe seu comentário abaixo contando algum testemunho ou dando mais uma dica para quem precisa vencer este vício pecaminoso.

Compartilhe este conteúdo com seus irmãos em Cristo. Deus abençoe sua vida!

 

Compartilhe isso:

Autor: Gabriel Filgueiras

Um caco de barro que com trabalho duro está sendo moldado pelo Criador.

44 comentários em “5 hábitos comuns que geram glutonaria e como vencê-la [Estudo bíblico]”

  1. Meu irmão tudo que a bíblia diz que é pecado, devemos renunciar,e o pecado da glutonaria não é maior e menor é pecado igual os outros pecado.devemos renunciar do mesmo jeito e porquê não?

  2. ESTUDO BÍBLICO MUITO PRÁTICO, COM BASE BÍBLICA. O TEMA É MUITO PERTINENTE E ATUAL. DEVEMOS SER BONS MORDOMOS DO NOSSO CORPO. MUITO OBRIGADO.

  3. Meu Deus, dizer que perde a salvação, nossa! Esses são os que dão aula na ebd? Quero passar longe, salvação não é nosso mérito, nem mantê -las, nosso perdão na cruz foi justificado, o Espírito Santo é o penhor da salvação, romanos 8;19 29:30 cadeia inquebrável da salvação. O restante eu concordo. Mas perder a salvação, john Wesley pirou,quando diz que podemos viver sem pecar. Salvação não depende nos ,somos salvos para boas obras. No restante eu concordo com o estudo,só na perca da salvacao que não, se somos justificados temos nossa dívida paga,não devemos viver de qualquer jeito,pois uma vez regenerado João 3:6 ,vivemos uma vida de arrependimento, santificação.

    1. Se a salvação não se perde, posso pecar deliberadamente, ficar com a mulher do meu chefe que está me dando mole, ser assinado por ele e ir para céu como uma ovelhinha inocente e piedosa, pois a salvação uma vez adquirida não se perde.

  4. Acabei de cair na glutonaria aqui, e coreendo pra obter informação sobre achei vcs. Orem por mim para q eu abando e esse pecado

  5. A paz ! Muito edificante, lendo pensei que mts estão sem apetite espiritual por conta dessa comilança desordenada, já averiguei em mim mesma que a má alimentação interfere em nossa vida espiritual, emocional. Muito obrigada por seus estudos, um abraço

Digite seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.