5 Vilões que estão roubando seu hábito de estudar a Bíblia

O força de vontade vem e passa logo, porém um bom hábito, quando bem cultivado, dura toda a vida e trás muitos benefícios.

O hábito de estudar a Bíblia é certamente a melhor prática que uma pessoa pode ter na vida, pois a Palavra de Deus é um tesouro!

A lei da tua boca é para mim melhor do que milhares de ouro ou prata.
Regozijo-me com a tua palavra, como alguém que acha um grande despojo. (Salmo 119:72, 162 KJF)

Mas infelizmente nossa sociedade capitalista exige muito de nós, e nos trás diversos problemas que nos impedem de estudar a Bíblia com dedicação e constância, concorda?

Você vai ver agora 5 dos principais “vilões” que estão roubando seu hábito de estudar a Palavra de Deus e aprenderá como detê-los. Leia atentamente!

como estudar a bíblia vencendo as dificuldades do dia a dia

1. O vilão das palavras difíceis de entender na Bíblia 😥

Muitas pessoas sofrem com este problema e talvez você também, não é verdade?!

biblia com palavras dificeis de entender

Você até tenta adquirir o hábito de estudar a Bíblia, mas ao ler palavras tão difíceis de se entender, fica desanimado de ler outra vez, e quanto lê geralmente não entende muito, estou certo?!

As vezes a leitura se torna cansativa dentro de poucos minutos, devido ao esforço que se tem que fazer para entender a gramática e as palavras desconhecidas.

Felizmente este problema é fácil de se resolver!

Basta você usar uma versão da Bíblia que tem uma linguagem mais compreensível, um português mais atual e uma gramática “mais clara”, por assim dizer.

Eu particularmente, durante 10 anos, usei uma versão da Bíblia que tem um português mais antigo, cheio de palavras que não usamos mais em nosso vocabulário e uma gramática que dificulta a compreensão do texto lido.

Por esse motivo eu tinha que recorrer muitas vezes a um dicionário da língua portuguesa.

Por causa da gramática de difícil compreensão e do sentido de certas palavras, eu tinha uma interpretação equivocada de vários textos da Bíblia.

Um dos textos que eu me enganei uma certa vez foi o de Gênesis 19:5. Leia abaixo na versão Almeida Revista e Corrigida, a qual eu usava.

“E chamaram Ló e disseram-lhe: Onde estão os varões que a ti vieram nesta noite? Traze-os fora a nós, para que os conheçamos.”

Parece estar claro neste texto que os sodomitas falaram para Ló que queriam apenas conhecer os homens que estiveram durante a noite em sua casa, não é mesmo?!

Então leia agora na Nova Versão Internacional (NVI).

“Chamaram Ló e lhe disseram: “Onde estão os homens que vieram à sua casa esta noite?
Traga-os para nós aqui fora para que tenhamos relações com eles”.”

E agora o que acha? Mudou o sentido do texto, né?!

Então o texto vai ficar mais claro ainda na versão King James Atualizada (KJA), leia:

Chamaram Ló e lhe ordenaram: “Onde estão os homens que vieram para a tua casa esta noite?
Traze-os aqui fora para que tenhamos relações sexuais com eles!”

Conseguiu entender melhor? Então é exatamente isso que leu!

Praticamente todos os cidadãos da cidade de Sodoma estavam na porta da casa de Ló e queriam ter relações sexuais com seus hóspedes, que na verdade eram anjos enviados por Deus para salvar o sobrinho de Abraão e destruir a cidade.

Mas esta situação não pode ser bem percebida na versão que eu usava.

O verbo ‘conhecer’ neste texto é usado para referir-se a relações sexuais.

Embora eu já soubesse disso, ainda assim me equivoquei na interpretação durante uma aula na EBD.

Você pode ler a aplicação do verbo conhecer como relação sexual em Gênesis 4:1, confira:

“E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu, e teve a Caim, e disse: Alcancei do SENHOR um varão. (Gênesis 4:1 ARC)

Aqui no blog Bíblia se Ensina eu gosto de usar a NVI para citar muitos versículos.

Durante 10 anos eu fiz uso da Bíblia apenas na versão Almeida Revista e Corrigida, mas se eu tivesse usado a versão NVI, por exemplo, desde o princípio, certamente teria compreendido muitos textos das Sagradas Escrituras mais rapidamente.

Não estou dizendo com isto que a versão de João Ferreira de Almeida Revista e Corrigida é ruim, não deixe de usá-la caso a tenha!

Ela traz informações importantes em alguns versículos que outras traduções não trazem (principalmente no Novo Testamento).

O bom estudioso da Bíblia deve usar várias versões para fazer comparações dos versículos a fim de ter uma melhor compreensão do texto, e assim enriquecer seu conhecimento e interpretação da Palavra de Deus.

As melhores versões de leitura fácil, na minha opinião, são a NVI (Nova Versão Internacional), NAA (Nova Almeida Atualizada) e a KJA (King James Atualizada).

Existe também a NTLH, todavia, pessoalmente, gosto apenas de alguns poucos versículos nela, pois transmitem o texto com mais clareza.

Vale ressaltar que sempre haverão pequenas diferenças entre os textos das versões que temos.

Os manuscritos originais também tinham suas diferenças entre si.

Nota: As versões da Bíblia Sagrada em português mais próximas dos idiomas originais são a King James Fiel 1611, Almeida Corrigida Fiel e Almeida Revista e Corrigida.

Essas três não tem um português atual quanto a NVI, NAA e a NTLH, por exemplo, mas são as que eu indico para você usar como versão padrão e para estudar, pois possuem informações mais confiáveis e completas.

Se quiser continuar lendo mais sobre as traduções da Bíblia clique aqui para ver alguns estudos que já escrevi.

Siga pessoas na internet que tenham um bom testemunho e integridade ao ensinar a Palavra.

Outra dica bacana é seguir pessoas pela internet que já tenham experiência, conhecimento bíblico, maturidade espiritual e que tenham bom testemunho de fé e vida com Deus, e que compartilham bons conteúdos.

Siga páginas no Facebook, canais no Youtube, blogs, como este que você está lendo, etc.

Mas jamais deixe de estudar a Bíblia por si mesmo. Você precisa viver suas próprias experiências com Deus e não ficar só se espelhando na dos outros!

Faça como os bereanos que ouviram o evangelho e creram em Cristo, leia abaixo:

E logo os irmãos enviaram de noite Paulo e Silas a Beréia; e eles, chegando lá, foram à sinagoga dos judeus.
Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim. (Atos 17:10,11 ACF)

Além dessas dicas acima a mais importante de todas é pedir orientações ao seu pastor com frequência.

O seu pastor te conhece e está perto de você, certamente pode te orientar melhor do que ninguém.

2. O sono excessivo ao ler a Bíblia é outro vilão forte  😈

sono excessivo ao ler a bíblia

Este é um problema muito comum e recorrente, ele acontece com você também? 😛

Como resolver isso?

Muitas pessoas só deixam para ler e estudar a Bíblia no final do dia, quando já estão cansados do trabalho e de todas as atividades de rotina.

Seria este o seu caso?

Não seria interessante levantar um pouco mais cedo para estudar a Bíblia? Enquanto todos dormem, você medita na Palavra de Deus.

Sua mente está descansada e ainda não começou a se ocupar com a correria do dia a dia.

Acredito eu que se você seguir a primeira dica já vai combater um pouco este problema do sono ao ler a Bíblia, pois vai compreender melhor o texto e ficar mais interessado.

Mas outra dica importante é trabalhar o seu prazer em estudar a Bíblia Sagrada.

Se você sente sono ao lê-la, talvez não tenha tanto prazer nisso, isto é, não gosta tanto de estudar a Bíblia porque acha meio chato, ou não a entende 😐

Portanto, você precisa pedir ao Espírito Santo para te ajudar a encontrar uma forma de como gostar de ler e estudar a Bíblia.

Ore pedindo que o Espírito Santo sonde o teu coração e revele a você porque não tem tanto interesse e prazer de estudar a Bíblia Sagrada, logo em seguida comece a eliminar o que está te prendendo a isso.

Eu escrevi um estudo mais completo com 5 táticas para resolver este problema de sono excessivo ao ler a Bíblia, clique aqui para ler.

3. A falta de tempo para estudar a Bíblia é o vilão mais comum, não é mesmo?! 🙄

Eis aí um problema com o qual praticamente todos nós sofremos, não é mesmo?!

sem tempo para estudar a bíblia

O tempo é realmente o nosso bem mais precioso, então quais são as coisas que você está investindo o seu tempo?

Pense por alguns instantes e responda para si mesmo…

O tempo também é uma questão de prioridade! Será que a Palavra de Deus não é nem um pouco importante para que tenha a prioridade de ocupar um pouco do seu? (Mt 6:33; Cl 3:16; 2 Pe 3:18Sl 119: 147-148)

Uma ideia boa é fixar pequenos horários no seu dia para estudar a Bíblia neles.

Se você não pode carregar a Bíblia consigo, instale-a no seu smartphone e leia nele, há diversos apps para ler a bíblia off-line. Eu recomendo o Youversion.

Nosso cérebro precisa ser submetido a uma mesma tarefa repetidas vezes para que ele se acostume com ela e guarde o que está aprendendo também, por isso ter horários fixos de exclusiva leitura da Bíblia é importante.

Outra dica muito importante é desligar-se da internet no horário que você especificar para estudar a Palavra.

Neste momento você está avaliando seu interesse pela Palavra do Senhor, se outras coisas tomam sua atenção mais do que ela, é porque são mais importantes também, não é mesmo?! E que coisas são essas?

Meu filho, dá-me o teu coração, e deixa teus olhos observarem os meus caminhos. (Provérbios 23:26 KJF)

Outra dica: Tenha sempre um assunto em mente para estudar, ou um plano de leitura para concluir.

Procure saber o que a Bíblia diz a respeito de acontecimentos que você vê na TV ou até mesmo de situações que acontecem contigo.

Mesmo que leia pouco, é importante ler continuamente, se possível nos mesmos horários e lugares de sempre. Isto poderá te ajudar a melhorar seu hábito de ler a Bíblia.

Quer mais dicas para desenvolver o hábito de ler e estudar a Bíblia Sagrada? Principalmente se você de alguma forma ensina a Palavra, precisa se habituar a estudá-la.

Conheça os 7 Segredos que te ajudarão a desenvolver o hábito de estudar a Bíblia Sagrada com entusiasmo, com mais facilidade e de maneira eficaz!

Aprenda como desenvolver o hábito de estudar a Bíblia Sagrada

4. A preguiça é um vilão que certamente vai lançar para longe de você o hábito de estudar a Bíblia 🙁

preguiça de ler e estudar a bíblia sagrada

Examine a si mesmo e veja o que tem roubado sua atenção e seu interesse pelo estudo da Bíblia.

Provavelmente há alguma coisa que você goste mais ou prefira mais do que o estudo da Palavra de Deus.

Quando você quer estudar a Bíblia isto vem à sua mente e tira sua concentração, por isso você tem preguiça de ler e vai fazer outra coisa mais interessante para si.

Separe um horário e local certos para ler a Palavra com frequência exata e desligue-se de tudo mais que possa te distrair (to falando do wifi mesmo 😛 )

Tente escolher um horário em que não há distrações, mesmo se tiver que levantar da cama mais cedo para isso.

“Antes do amanhecer me levanto e suplico o teu socorro; na tua palavra depositei a minha esperança.” (Salmos 119:147 NVI)

5. Não consegue memorizar a Bíblia? Talvez seja o vilão do desânimo.

Procure anotar num papel o que você entendeu da passagem que está lendo, assim você desenvolve sua memorização da Bíblia.

Procure nas Escrituras Sagradas respostas para situações que estão acontecendo na sua vida atualmente, ou que já aconteceram.

Procure por versículos que descrevam acontecimentos em tua vida.

Daí então escreva aquele versículo ou passagem que você encontrar e carregue contigo e leia-o sempre que precisar.

Já que a situação está acontecendo contigo e a Bíblia te trouxe a resposta, acredito que você vai memorizar isso para colocar em prática sempre que precisar e também ensinar/testemunhar aos outros irmãos.

Além do mais, a descoberta e a prática deste versículo, que foi exatamente de encontro à sua situação, marcarão a tua vida, por isso jamais se esquecerá dele!

Nunca me esquecerei dos teus preceitos; pois com eles tu me vivificaste. (Salmo 119:93 KJF)

Procure também compartilhar estes acontecimentos e respostas encontradas com aqueles irmãos em Cristo que vão te ouvir e compartilhar mais conhecimentos bíblicos contigo.

Uma coisa que percebi é que quando me dou conta do contexto, consigo gravar melhor a passagem bíblica na mente.

Não leia só versículos isolados, tente saber o contexto dele, o que vem escrito antes e depois, assim como os acontecimentos à volta dele, veja como exemplo a imagem abaixo, criada pelo Brother Bíblia.

Como estudar a sua Bíblia fazendo-se perguntas
Como estudar a sua Bíblia – imagem do Brother Bíblia Arte

Além disso, procure pesquisar o contexto histórico da época também, isso vai te ajudar a compreender melhor toda situação em volta daquela cena e vai exercitar sua mente.

Você vai conseguir fazer tudo isso mais facilmente se seguir a dica que já dei de ter um horário e local certo para dedicar-se exclusivamente ao estudo da Bíblia Sagrada.

Se você é um obreiro(a) e gosta de estudar à fundo a Palavra de Deus, pois a ensina também, veja os materiais listados na imagem acima na Loja da Amazon, e faça bom uso deles nas suas pesquisas e estudos bíblicos, caso esteja precisando de algum.

Suas companhias também vão te ajudar a derrotar os vilões que estão roubando seu hábito de estudar a Bíblia.

Aquele que anda com homens sábios será sábio, mas um companheiro de tolos será destruído. (Provérbios 13:20 KJF)

Tenha a companhia de pessoas apegadas à Palavra de Deus sempre por perto, e converse dela com estas pessoas; tire dúvidas, procure versículos para ensinar a alguém, e assim por diante.

Se você é um obreiro(a) de Deus e precisa memorizar versículos para evangelizar, dar aula na EBD, pregar nas igrejas, usar em aconselhamentos, etc., entre para nossa lista de contatos que estão recebendo mensagens com pequenos exercícios de memorização da Bíblia.

Conheça o curso de memorização da Bíblia Memo Bible 3000 da Universidade da Bíblia

Agora chegou a sua vez! Este estudo foi útil para você?

Deixe aqui abaixo seu comentário e compartilhe o mesmo com seus irmãos em Cristo. Deus abençoe sua vida!

 

Compartilhe isso:

Autor: Gabriel Filgueiras

Um caco de barro que com trabalho duro está sendo moldado pelo Criador.

36 comentários em “5 Vilões que estão roubando seu hábito de estudar a Bíblia”

  1. Parabéns surpresa com oq lih muinto bom agora sim sou nova convertida quase quatro meses oq tira minha tenção e o tik tok o sono so chega tarde. E e difícil de intender as palavras mais vou mim dedicar viu apredir bastante so com poucas coisas que lih aqui Mais creio que vou chegar lá Deus abençoe sua vida hoje amanhã e sempre continue assim ensinando as pessoas comp apreder a ler

  2. Dicas muito importante já sigo algumas delas e me ajudou bastante para aplicar nos meus estudos 🙏

Digite seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.