Entenda a história da igreja com 7 perguntas

Quando as igrejas sugiram? Qual a história da igreja? A igreja católica foi realmente a primeira que existiu?

história da igreja primitiva

História da igreja

São muitas as dúvidas a respeito da história da igreja, são muitas informações e contos, cada um diz uma coisa. Aprenda com estas 7 perguntas com referências na Bíblia Sagrada qual a verdadeira história da igreja e seu surgimento.

1. Quando as igrejas surgiram?

R.: Após a ressurreição de Cristo os apóstolos e discípulos ficaram reunidos na cidade de Jerusalém conforme ele mesmo tinha mandado que ficassem para que recebessem de Deus a revestimento de poder.[AnythingPopup id=”37″].

Os apóstolos e discípulos viviam reunidos em oração e, quando eles estavam todos reunidos em um mesmo lugar no dia da festa de Pentecostes, o Espírito Santo desceu sobre eles e os revestiu de poder, como foi prometido desde o Antigo Testamento [AnythingPopup id=”38″] [AnythingPopup id=”39″].

Com a descida do Espírito Santo os discípulos também receberam capacidade e poder para apregoar a palavra de Deus e testemunhar acerca de Cristo [AnythingPopup id=”40″].

No mesmo dia em que o batismo aconteceu o apostolo Pedro pregou a palavra de Deus para todos os homens que estavam em Jerusalém assistindo aquele evento e como resultado disso quase 3000 almas converteram-se e creram em Jesus Cristo. Começou assim a primeira comunidade de cristãos da história.[AnythingPopup id=”41″].

Logo após isso os apóstolos, reunidos com toda a multidão que seguia os ensinamentos de Cristo, iniciaram suas atividades na primeira igreja que se fundou em Jerusalém.

2. Quem criou as igrejas?

R.: O principal fundador das igrejas é nosso Senhor Jesus Cristo [AnythingPopup id=”42″].
Ele mesmo deu ordens aos seus discípulos que pregassem a sua palavra e ensinassem a todas as nações [AnythingPopup id=”43″].

Porém as primeiras igrejas só começaram a existir após os apóstolos e discípulos de Jesus terem recebido o Espírito Santo e a capacidade de anunciar a palavra de Deus.

3. No princípio as igrejas tinham nome?

R.: Não há na Bíblia ou nas cartas dos apóstolos que compõem o Novo Testamento relatos de nomes de igrejas como temos hoje. Exemplo: Metodista Wesleyana, Assembleia de Deus, Igreja Batista, etc. Os apóstolos citavam as igrejas e o local onde elas estavam, por exemplo, vemos nas cartas do apóstolo Paulo que ele inicia suas saudações dizendo: Paulo, apóstolo de Jesus Cristo pela vontade de Deus, e o irmão Timóteo, à igreja de Deus que está em Corinto […] (2 Coríntios 1: 1ª).

4. Jesus ia à igreja?

R.: Apesar de Jesus ter relatado sobre sua igreja em Mateus 16: 18 ele mesmo não ia a alguma igreja porque a primeira igreja, a de Jerusalém, só foi existir após sua ressurreição e após ele ter subido aos céus e o Espírito Santo ter descido e revestido seus discípulos. Todavia Jesus frequentava no seu tempo as sinagogas, local de culto dos judeus onde eram lidas as leis de Moisés e os livros dos profetas de Israel [AnythingPopup id=”44″].

5. Para que realmente servem as igrejas?

R.: As igrejas são, primeiramente, o local onde nos reunimos e cultuamos a Deus, adorando-o [AnythingPopup id=”45″]. É a coluna e fundamento da verdade [AnythingPopup id=”46″], é o local onde a palavra de Deus é ensinada [AnythingPopup id=”47″], é um local de santidade [AnythingPopup id=”48″], e é uma instituição que ajuda aos mais pobres e necessitados [AnythingPopup id=”49″].

6. Sendo cristão ou não, eu preciso ir a igreja?

R.: Para os que são cristãos é necessário que andem em comunhão com seus irmãos[AnythingPopup id=”50″] – [AnythingPopup id=”51″].

Não há ninguém mais santo que outro, como disse Jesus, basta ao discípulo ser como seu Mestre, e somos todos discípulos dEle, não há maior ou menor [AnythingPopup id=”52″]. Todos necessitam estar juntos na congregação, pois a Bíblia nos diz que a igreja é o corpo de Cristo [AnythingPopup id=”53″].

A Bíblia ainda recomenda que os que são cristãos não deixem a igreja [AnythingPopup id=”54″].

Para os que não são cristãos diz o Senhor Jesus:

“E Jesus, tendo ouvido isto, disse-lhes: Os sãos não necessitam de médico, mas, sim, os que estão doentes; eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores ao arrependimento.” (Marcos 2: 17).

Deus abençoe sua vida caro leitor.

Deixe seu comentário embaixo a respeito do que achou do artigo e se gostou compartilhe com seus amigos.

Aprenda a desenvolver o hábito de estudar a Bíblia. Desfrute de uma verdadeira transformação em sua vida!

Gabriel Filgueiras

Ajudando novos cristãos a amadurecerem no entendimento da Bíblia Sagrada, e os obreiros de Deus a capacitarem-se melhor para o ministério cristão. Sirvo ao Reino do Senhor Jesus como professor da Escola Bíblica Dominical desde Julho de 2008 e estou me dedicando a ajudar cristãos comprometidos através deste blog compartilhando estudos bíblicos. Sou casado e membro da 3ª Igreja Batista de Rio das Ostras, RJ.

Website: http://wp.me/P7fxRD-dd

Deixe seu comentário