Entenda os motivos da falta de coragem em aceitar Jesus

Aceitar Jesus em suas vidas (ou receber Jesus), é hoje uma das tarefas mais difíceis encontradas pelo ser humano, e neste artigo você entenderá algumas causas disso.

aceitar jesus na vida

Ao examinar alguns motivos da falta de coragem das pessoas em aceitar Jesus eu lembrei de certa cena que eu presenciei e vou compartilhá-la neste momento. Provavelmente você já tenha visto alguma situação semelhante que poderá compartilhar conosco nos comentários.

Uma certa vez estávamos eu e mais dois irmãos em Cristo na casa de uma pessoa fazendo uma oração e falando de Jesus.

Lembro-me que na época essa pessoa estava passando alguns problemas na família e também por alguns apertos financeiros. Ela estava com o coração quebrantado e triste.

Após orarmos um dos irmãos que estavam comigo começou a dizer uma confortante mensagem de consolo em nome do Senhor e com isto a pessoa que nos recebeu em casa começou a chorar, como quem sentisse que aquelas palavras estavam falando o que estava dentro do seu coração.

Eu fiquei admirado com aquilo, pois eu conheço muito bem a pessoa que recebeu a palavra, e quando finalmente o irmão em Cristo perguntou aquela pessoa se ela queria aceitar o Senhor Jesus, então, me surpreendi mais ainda; mas dessa vez foi com a dureza do coração.

Mesmo a pessoa recebendo aquela mensagem consoladora e vendo diante de si a solução para todas as suas aflições, isto é, deixar que Jesus assumisse o controle de sua vida, ela ficou chorando durante alguns minutos, mas sem dizer uma palavra.

No final das contas, quando já íamos embora, ela disse que ainda não era a hora dela, mas que esse momento ainda ia chegar.

Cerca de 5 anos depois essa pessoa recebeu a mesma oportunidade, quebrantou-se diante da mensagem divina em outra fase delicada que passava em sua vida, e certa vez foi à frente do altar na igreja receber oração, mas por fim não houve recebeu entregou sua vida ao Senhor.

Aceitar Jesus deve ser uma decisão voluntária do ser humano, sem força ou insistência, sem no entanto, deixar de fazer o apelo e ajudar

‘Não por força nem por violência, mas pelo meu Espírito’, diz o Senhor dos Exércitos. (Zacarias 4: 6b)

Eu não gosto de forçar ou insistir para que a pessoa receba Jesus em sua vida, esta deve ser uma decisão voluntária, mas fico impressionado com a dureza do coração do ser humano em situações como essa.

Diante disso, após estes anos que tenho estudado a Palavra de Deus e vivenciado várias experiências, eu reuni aqui neste artigo algumas respostas para essa questão que talvez você também já tenha se perguntado…

Por que as pessoas não tem coragem de aceitar a Jesus em sua vida?

Todos os dias muitas pessoas não crentes entram nas igrejas e ouvem a Palavra de Deus, reconhecem que precisam de Jesus em sua vida, que Ele é Deus, mas se veem sem coragem de levantar suas mãos do banco onde estão assentadas para dizerem sim ao chamado do Senhor.

Examinando uma das causas que geram essa falta de coragem pude perceber que as pessoas são muito apegadas a coisas que gostam e por isso elas não tem coragem de fazer uma mudança.

Essa falta de coragem em tomar a iniciativa pra mudar seus costumes de vida a princípio não é uma coisa ruim. Pois é um sinal de que essa pessoa teme a Deus e de que não poderia viver na igreja de qualquer maneira ou do modo que julga ser correto.

Se ela decidir entregar sua vida ao Criador, haverá de mudá-la e abandonar o pecado para moldar sua vida nos padrões de Deus.

Podemos confirmar isso nos versículos abaixo

a mentalidade da carne é inimiga de Deus porque não se submete à Lei de Deus, nem pode fazê-lo. 8Quem é dominado pela carne não pode agradar a Deus. (Romanos 8: 7, 8)

a palavra “carne” aqui quer dizer natureza pecaminosa do homem, ou seja, a inclinação natural do ser humano ao pecado, ao que não diz respeito a Palavra de Deus.

É impossível aceitar Jesus e continuar com a mesma vida!

aceitar jesus mudar de vida

Em 2 Coríntios 5: 17 podemos ler que se alguma pessoa está em Cristo, ou seja, se ela aceitou a Jesus e o recebeu em sua vida entregando -se a Ele, nova criatura esta se torna, as coisas velhas de sua vida pecaminosa onde ela vive para si, se passam e tudo se faz novo.

Foi assim que aconteceu comigo. Eu até tentei manter práticas de minha vida do passado, coisas que não eram de fato ruins, mas Deus não queria.

O Senhor começou a trabalhar coisas novas em mim, e revelou-me as coisas que de fato eu teria que valorizar dali pra frente.

Eu considero este um dos versículos mais importantes do Novo Testamento, pois revela que o homem ao aceitar Jesus deve tomar posse de sua nova vida e deixar para trás e nem procurar mais qualquer prática pecaminosa do seu velho homem.

Pessoas não tem coragem de aceitar a Jesus pois há coisas valiosas que elas tem medo de deixar para trás

receber jesus é a maior riqueza

De fato quando as pessoas são apegadas demais a bens materiais nesta vida (algo que é comum hoje em dia) ou são apegadas a status, seu coração torna-se mais duro ainda para deixar tudo pra trás e mergulhar na nova vida oferecida por Jesus.

Mas quero lembrar que o bem mais precioso que há nesta vida é Jesus:

“O Reino dos céus também é como um negociante que procura pérolas preciosas. Encontrando uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo o que tinha e a comprou. (Mateus 13: 45, 46)

Um exemplo de um homem que deixou todo seu status pra trás para amar ao Senhor Jesus foi o apóstolo Paulo, observe suas declarações

Plena confiança em Cristo

Pois nós é que somos a circuncisão, nós que adoramos pelo Espírito de Deus, que nos gloriamos em Cristo Jesus e não temos confiança alguma na carne, embora eu mesmo tivesse razões para ter tal confiança.

Se alguém pensa que tem razões para confiar na carne, eu ainda mais: circuncidado no oitavo dia de vida, pertencente ao povo de Israel, à tribo de Benjamim, verdadeiro hebreu; quanto à Lei, fariseu; quanto ao zelo, perseguidor da igreja; quanto à justiça que há na Lei, irrepreensível.

Mas o que para mim era lucro passei a considerar como perda, por causa de Cristo.

Mais do que isso, considero tudo como perda, comparado com a suprema grandeza do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, por quem perdi todas as coisas.

Eu as considero como esterco para poder ganhar Cristo e ser encontrado nele, não tendo a minha própria justiça que procede da Lei, mas a que vem mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus e se baseia na fé. (Filipenses 3: 4-9)

Pessoas vão a igreja e dizem que já aceitaram a Jesus, mas não mudam sua vida de acordo com os padrões de Deus

Se por um lado algumas pessoas não tem coragem de aceitar a Jesus porque sabem que vão ter que mudar, outras dizem que já o aceitaram mas não mudam.

No ano de 2011 eu trabalhei numa empresa onde eu atuava com uma equipe de pessoas . Dentre estas eu conheci uma mulher que eu sabia que sua maneira de viver não era segundo a vontade de Deus, pois a mesma compartilhava conosco seus feitos, e era notável seu comportamento.

Uma certa vez ela sentou ao meu lado em um treinamento que estávamos fazendo no computador e começamos a conversar.

Ela me disse que ia a igreja com certa frequência, mas não abandonava nenhuma das coisas que ela curtia fazer, que gostava ou os lugares que frequentava.

O motivo que ela me deu foi que na Bíblia está escrito certa frase, segundo ela, Jesus disse: “vinde a mim como estás”, e se Jesus disse isto então não havia necessidade de mudar nada na vida dela porque do jeito que ela é e está Deus iria aceitá-la.

Eu disse a ela que tal frase não está escrita na Bíblia, mas ela insistiu dizendo que estava sim e ainda me disse que se tivesse uma Bíblia ali disponível ela iria me mostrar.

“Vinde a mim como estás” não está escrito na Bíblia, e nem tão pouco deve ser usado como desculpa para ir à igreja da maneira que achar correto e não comprometer-se com Deus

Até onde o pouco conhecimento que tenho chega, eu só conheço a afirmação de Jesus em Mateus 11: 28, onde ele diz: “vinde a mim todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu os aliviarei”.

De fato o início dessa frase é parecida com o que me foi apresentado por aquela mulher, mas seu significado é completamente diferente.

Muitas pessoas confundem este ditado popular com este versículo. Eu já presenciei até mesmo crentes mais experientes caindo neste equívoco. A um deles eu disse que não existe este versículo na Bíblia, ao que respondeu contrário e ficou tentando procurá-lo na Bíblia na minha frente, mas não encontrou, e também não mudou de ideia.

Mas o pior disso tudo é usar tal ditado como desculpa de que Deus ama a todos e os aceita do jeito que são e estão, sem exigir mudanças.

Somos nós maiores do que Deus para ditarmos as regras em seu lugar?

Para replicar a tal argumento quero te levar a voltar uns versículos atrás da passagem que lemos em 2 Coríntios 5: 17. Veja os versículos 14 e 15:

Pois o amor de Cristo nos constrange, porque estamos convencidos de que um morreu por todos; logo, todos morreram.

E ele morreu por todos para que aqueles que vivem já não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.

Como podemos ver se alguém recebe a Cristo este recebe dele uma nova vida, não há desculpas para este continuar vivendo da mesma maneira que julga estar correta.

Portanto, se ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus.

Pensai nas coisas que são de cima e não nas que são da terra; (Colossenses 3: 1, 2 ARC)

E para encerrar este artigo quero deixar um versículo de encorajamento para que seja notório que receber ao Senhor Jesus é a coisa mais feliz que alguém pode fazer em sua vida:

O ladrão não vem senão a roubar, a matar e a destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância. (João 10: 10 ARC)

Aprenda a desenvolver o hábito de estudar a Bíblia. Desfrute de uma verdadeira transformação em sua vida!

Gabriel Filgueiras

Cristão desde novembro de 2006 e Professor da Escola Bíblia Dominical desde julho de 2008, faço parte da Terceira Igreja Batista de Rio das Ostras, RJ. Minha missão é fazer que as pessoas cresçam passando a elas o que já aprendi e mostrar que todo cristão precisa entender bem a Bíblia Sagrada (2 Timóteo 2: 15).

Website: http://wp.me/P7fxRD-dd

Deixe seu comentário