Como buscar a Deus de todo coração igual Jesus buscava

Entenda como buscar a Deus de todo o coração com exemplos que o Mestre nos deixou.

Existe uma diferença entre buscar a Deus de todo coração, e entre simplesmente buscá-lo. Já parou pra pensar nisso?

como buscar a Deus de todo coração?

Este é um problema que eu reparei em muitos de nós. Eu mesmo me vi nessa situação algumas vezes.

O ser humano realmente tem dificuldades de buscar a Deus com sua vida completamente entregue no seu altar. Você já passou, ou está passando por essa situação?

Deus não gosta de quem fica “em cima do muro” (Ap 3:16), e quer que aqueles que o buscam, busquem com dedicação total!

“E buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração.” (Jeremias 29:13 ARC)

Repare que isto é uma condição, só encontraremos o SENHOR se o buscarmos dessa forma: “Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração.”

Este é o versículo sobre buscar a Deus de todo coração mais conhecido e mais lido da Bíblia Sagrada, e define bem como Ele deve ser buscado por nós.

Enquanto aqui na terra, Jesus vivia integralmente para Deus Pai e dedicava toda sua vida a Ele; então que tal aprendermos um pouco com o Mestre como fazer isso?

Buscar a Deus de todo coração exige renúncia!

“Enquanto isso, os discípulos insistiam com ele: “Mestre, come alguma coisa”.

Mas ele lhes disse: “Tenho algo para comer que vocês não conhecem”.

Disse Jesus: “A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou e concluir a sua obra.” (João 4:31-32,34 NVI)

Jesus vivia frequentemente em jejum. Isso lhe possibilitava aproximar-se mais de Deus e estar preparado para fazer sua obra.

Jejum significa renúncia. Abrimos mão de alguma satisfação ao nosso corpo para buscar mais a Deus.

Jesus já havia falado de maneira muito clara sobre isso, veja:

Então, disse Jesus aos seus discípulos:

“Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz e siga-me”; (Marcos 16:24 ARC)

A renúncia também está ligada à batalha espiritual, o conflito da carne contra o Espírito descrito em Gálatas 5:16-25.

Neste conflito Paulo nos adverte:

“Por isso digo: Vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne.” (Galátas 5:16 NVI)

É o mesmo que renunciar as paixões deste mundo, a fim de focar somente em buscar a Deus de todo o coração e tudo que é aprovado por Ele.

“Portanto, já que vocês ressuscitaram com Cristo, procurem as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus.

Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas.” (Colossenses 3:1-2 NVI)

Jesus nos deixou o maior exemplo de um ser humano que renuncia a si mesmo para viver integralmente para Deus, veja isto em Filipenses 2:5-8.

“Mas como posso fazer isso? Existem coisas que gosto demais e são realmente muito difíceis de largar.”

É algo pecaminoso? Então tenho uma notícia pra te dar:

“Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos.” (Gálatas 5:24 NVI)

Você precisa reconhecer que isto é um pecado cometido contra Deus (se de fato for), e então arrepender-se, confessá-lo e abandoná-lo (Pv 28:13).

Comece a buscar a Deus de todo coração, isto é, com sinceridade, confessando-lhe suas falhas.

O jejum e a oração irão te ajudar nisso, além da confissão e arrependimento, como já disse.

No último tópico deste estudo vou falar um pouco mais disso.

Buscar a Deus de todo coração é fazer sua obra com cada vez mais capricho e amor.

“Ao ver as multidões, teve compaixão delas, porque estavam aflitas e desamparadas, como ovelhas sem pastor.” (Mateus 9:36 NVI)

Jesus via a necessidade das pessoas e queria ajudá-las. Ele não se incomodava em ajudar e não deixava as pessoas esquecidas.

Esta é a obra de Deus, cuidar do rebanho que Ele nos confiou. Jesus é o pão que alimenta as pessoas, por isso ele sabia que deveria cuidar delas.

Assim também nós sabemos que Jesus é o pão da vida, é aquele que sacia a alma do ser humano e o faz feliz, completando o vazio que só Deus pode completar.

O Mestre não está mais aqui em carne e osso para fazer a obra de Deus como fazia, mas o Espírito Santo está e quer trabalhar em nós e através de nós, se tão somente nos colocarmos à disposição dele para isso.

“Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.” (1 Coríntios 15:58 ARC)

Como aplicação, a expressão “sempre abundantes na obra do Senhor”, não quer dizer só fazer a obra de Deus com mais frequência, mas também com cada vez mais capricho, dedicação e amor!

E para fazermos a obra de Deus assim, precisamos buscá-lo com um coração inteiramente voltado para Ele; com a finalidade de conhecê-lo, amá-lo e obedecê-lo.

Por isso, durante o tempo em que você estiver trabalhando no ministério para o qual Deus lhe chamou, esteja sempre se avaliando em busca de melhorias, e não deixe passar as oportunidades de fazer com mais capricho para o Senhor Jesus.

Avalie a si mesmo e avalie também seus feitos neste ministério:

  • O que você faz hoje já beneficia os filhos de Deus o suficiente, ou dá pra melhorar?
  • O número de pessoas beneficiadas envolvidas já é o bastante, ou dá pra aumentar?
  • É possível que você capacite mais pessoas para trabalhar contigo nesta obra?
  • Sua dedicação nesta obra tem gerado resultado positivo na vida das pessoas?
  • Elas tem reproduzido e passado adiante o que você as ensinou, gerando assim mais frutos?

Precisamos buscar a Deus com todo nosso ser, fazendo sua obra com amor e boa vontade. Se for para fazer de qualquer jeito, melhor que deixemos outros fazerem!

Maldito aquele que é relaxado no serviço de Deus! (Jeremias 48:10a NTLH)

Você tem sentido a necessidade de investir mais em si mesmo e em seu ministério?

Preocupa-se em apresentar-se a Deus como obreiro aprovado, que maneja bem a Palavra da verdade?

Eu vou deixar aqui abaixo excelentes materiais cristãos de capacitação para você escolher o que corresponde ao seu ministério, clique nele, e dedique-se inteiramente a isso!

“Portanto, irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis.” (2 Pedro 1:10 ARC)

Clicando em um dos itens acima você terá a oportunidade de dedicar-se com mais qualidade para seu ministério através de materiais cristãos de capacitação.

Buscar a Deus de todo coração praticando a Palavra com fé!

Jesus pregou em Mateus 6:33 para não ficarmos ansiosos pelo dia de amanhã, mas que buscássemos em primeiro lugar o Reino de Deus e sua justiça, e todas as demais coisas necessárias à nossa sobrevivência nos seriam acrescentadas.

Ele praticou isso quando disse que as aves dos céus tem seus ninhos e as raposas suas tocas, mas Ele não tinha onde repousar a cabeça, pois ia de um lugar a outro pregando e dormia onde o Espírito Santo lhe providenciasse.

E nunca lhe faltou nada!

Ele foi um verdadeiro exemplo contra as ansiedades e preocupações deste mundo, que são um forte impedimento para buscarmos a Deus de todo nosso coração.

Não são poucas as vezes que ficamos muito preocupados com nossos bens materiais e preocupados com nosso futuro.

Jesus sabia que a direção de sua vida estava nas mãos do Espírito Santo e que este não lhe deixaria nada faltar.

Da mesma forma devemos nós viver, pois nossas preocupações com o futuro roubam o nosso foco de buscar a Deus com todo nosso coração.

Quando agimos com ansiedades, mal conseguimos enxergar que Ele cuida de nós, não nos lembramos de suas palavras e também não damos lugar a fé, através da oração.

É importante não nos esquecermos da Palavra nestes momentos para conseguirmos suportá-los, como Jesus tinha a Palavra memorizada na tentação do deserto e pôde suportar tudo.

Busque a Deus de todo coração memorizando sua Palavra e praticando-a nos momentos certos!

Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti. (Salmo 119:11 ARC)

Memorize a Palavra para pregá-la, para resistir às astutas ciladas do diabo, para responder perguntas, para ensinar quem precisa, para lecionar na EBD, para evangelizar com sabedoria, em fim, para toda sua vida!

Clique aqui e descubra o que Jesus pode te ensinar sobre memorizar a Bíblia!

Pois buscar a Deus de todo coração também consiste em guardar sua Palavra  a fim de agradá-lo de todas as formas.

Jesus respondeu e disse-lhe:

“Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada.” (João 14:23 ARC)

A principal forma de buscar a Deus de todo coração é reconhecendo seus pecados, arrependendo-se, confessá-los a Deus e abandoná-los

Se prestar atenção na oração de que Salomão fez em 1 Reis 8, após ter construído o templo, você vai notar que ele já predisse que se o povo pecasse contra Deus, seus inimigos os levariam cativos de sua terra.

Mas se eles se arrependessem, e com sinceridade clamassem a Deus, reconhecendo seus pecados, confessando-os e os abandonando, Deus os livraria de suas aflições.

“se eles caírem em si, na terra para a qual tiverem sido deportados, e se arrependerem e lá orarem:

‘Pecamos, praticamos o mal e fomos rebeldes’;

e se lá eles se voltarem para ti de todo o seu coração e de toda a sua alma, na terra dos inimigos que os tiverem levado como prisioneiros,

e orarem voltados para a terra que deste aos seus antepassados, para a cidade que escolheste e para o templo que construí em honra ao teu nome,” (1 Reis 8:47-48 NVI)

Conclusão: Quer buscar a Deus de todo seu coração? O primeiro de todos os passos é arrepender-se de seus pecados, confessá-los e abandoná-los, mudando suas atitudes para com Deus e as pessoas.

Em resposta à oração de Salomão acima leia 2 Crônicas 7:14.

“se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra.” (2 Crônicas 7:14 NVI)

Isto é o mesmo que foi escrito no Novo Testamento por Tiago, leia abaixo:

“Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês!

Pecadores, limpem as mãos, e vocês, que têm a mente dividida, purifiquem o coração.

Humilhem-se diante do Senhor, e ele os exaltará.” (Tiago 4:8,10 NVI)

Se este estudo te ajudou a compreender melhor como buscar a Deus de todo coração, compartilhe com seus irmãos em Cristo.

Jesus nos deixou muitos outros exemplos de como devemos buscar a Deus que se fossem colocados neste estudo ficariam muito longos, mas você conhece algum? Que tal nos dizer nos comentários aqui no final da página?

 

Aprenda a desenvolver o hábito de estudar a Bíblia. Desfrute de uma verdadeira transformação em sua vida!

Gabriel Filgueiras

Ajudando novos cristãos a amadurecerem no entendimento da Bíblia Sagrada, e os obreiros de Deus a capacitarem-se melhor para o ministério cristão. Sirvo ao Reino do Senhor Jesus como professor da Escola Bíblica Dominical desde Julho de 2008 e estou me dedicando a ajudar cristãos comprometidos através deste blog compartilhando estudos bíblicos. Sou casado e membro da 3ª Igreja Batista de Rio das Ostras, RJ.

Website: http://wp.me/P7fxRD-dd

Deixe seu comentário