Como buscar a Deus de todo coração igual Jesus buscava

como buscar a Deus de todo coração com Bíblia e oração

O que é buscar a Deus afinal de contas? E como buscar a Deus de todo coração? Isso é muito falado nos sermões e nos aconselhamentos bíblicos, porém como isso funciona na prática? O que devemos fazer? Neste estudo bíblico aprenderemos com exemplos do próprio Mestre como nos aproximarmos de Deus, nosso Pai, buscando-o de todo coração.

"Buscai, pois, primeiro o reino de Deus e sua justiça..." 
(Mateus 6:33)

O ser humano realmente tem dificuldades para buscar a Deus de todo o coração. Geralmente deixamos para fazer isso só na hora do desespero, não é mesmo?!

Mas nosso Senhor nos ensina que não devemos ser hipócritas ou ingratos ao ponto de buscar a Deus só quando realmente temos necessidades para Ele atender. Antes devemos buscá-lo com sinceridade entendendo que pertencemos completamente a Ele (Rom. 12:1; 1 Cor. 6:19,20).

Você já passou, ou está passando por essa situação?

O Senhor nos convida a “sair de cima do muro” hoje! (Rev. 3:15-20)

Deus certamente quer que o busquemos. Ele mesmo prometeu que seria encontrado por aqueles que o buscassem. No entanto, Ele não quer que o busquemos de qualquer maneira, com negligência ou desleixo. Mas antes quer que o busquemos de todo nosso coração!

Agora veja o versículo sobre buscar a Deus de todo coração mais conhecido e mais lido da Bíblia Sagrada, e define bem como Ele deve ser buscado por nós.

"E vós buscar-me-eis, e me encontrareis, quando vós procurardes por mim com todo o vosso coração. E eu serei encontrado de vós, diz o SENHOR."
(Jeremias 29:13,14a BKJ)

Repare que isto é uma condição, ou seja, só encontraremos o SENHOR se o buscarmos dessa forma: “Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração.”

DEUS nos mostra que mesmo quando estamos enfraquecidos por nossos pecados, se o buscarmos com sinceridade, Ele nos ajudará e nos levantará! Veja Isaías 57:15; 2 Crônicas 7:14; Salmo 103:8-14.

Voltando-nos agora para os exemplos que o Mestre nos deu, vamos ver na prática o que seria buscar a Deus verdadeiramente.

1) Buscar a Deus de todo coração exige renúncia!

"Enquanto isto, seus discípulos lhe insistiam, dizendo: 
- Mestre nosso, come. 
Mas Ele lhes disse: 
- Eu tenho para comer uma comida que vós não conheceis.
Os discípulos perguntavam entre si: 
- Alguém lhe trouxe algo para comer?
Jesus lhes disse: 
- Minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou e que conclua sua obra."
(João 4:31-34 Bíblia Peshitta)

Jesus vivia frequentemente em jejum e diariamente em oração. Isto lhe possibilitava aproximar-se mais de Deus e estar preparado para fazer a Sua obra (Mt 17:18-21).

Jejum significa renúncia. Abrimos mão de alguma satisfação temporária ao nosso corpo para buscar mais a Deus.

Jesus já havia falado a respeito da necessidade de renúncia de maneira muito clara, veja Mateus 16:24.

A renúncia também está ligada à batalha espiritual, o conflito da carne contra o Espírito descrito em Gálatas 5:16-25, pois ali Paulo ensina: “Digo, pois, andai conforme o Espírito e jamais façais os desejos da carne.”

Uma vez tendo nascido de novo, é natural que tenhamos inclinações a buscar a Deus de todo o coração e somente as coisas que são agradáveis a Ele (cf. Ef 5:8-10).

Jesus nos deixou o maior exemplo de um ser humano que renuncia a si mesmo para buscar a Deus de verdade, veja isto em Filipenses 2:5-8.

“Mas como buscar a presença de Deus de forma íntegra? Existem coisas que gosto demais e são realmente muito difíceis de largar.”

O que te impede de buscar a Deus em primeiro lugar é algo pecaminoso? Então tenho uma notícia para te dar:

"Porque os que são do Cristo crucificaram sua carne, com todas as suas aflições e paixões baixas."
(Gálatas 5:24 Bíblia Peshitta)

Aliás, se está te impedindo de buscar a Deus com todo coração, independente do que seja, já se constitui um pecado (Rom. 14: 22-23; 1 João 3: 9).

Você precisa reconhecer que isto é um pecado cometido contra Deus (se de fato for), e então arrepender-se, confessá-lo e abandoná-lo (Pv 28:13).

Comece a buscar a Deus de todo coração, isto é, com sinceridade, confessando-lhe suas falhas, para que Ele te fortaleça e te torne uma nova criatura (cf. Romanos 6:6).

O jejum e a oração irão te ajudar nisso, além da confissão e arrependimento, como já disse.

No último tópico deste estudo vou falar um pouco mais disso.

2) Buscar a Deus de todo coração é fazer Sua obra com cada vez mais capricho, dedicação e amor.

"Ao ver Jesus as multidões, sentiu misericórdia por elas, porque estavam cansadas e dispersas como ovelhas sem pastor."
(Mateus 6:36)

Jesus via a necessidade das pessoas e queria ajudá-las.

Ele não se incomodava dizendo: “lá vem essa gente chata pra tomar meu tempo de novo; diz que não tô aqui não!”. Antes, porém, ele as ajudava a se aproximarem de Deus.

Esta é a obra de Deus, cuidar do rebanho que Ele nos confiou (vide At 20:28). Seja na sala de aula da EBD, seja das criancinhas da igreja ou escola, seja do grupo de jovens, do ministério de louvor, em nossa casa, família, parentes, etc. Cuidar do rebanho do Senhor é nossa missão!

Jesus é o pão da vida que alimenta a alma das pessoas, por isso Ele sabia que deveria cuidar delas (João 6:48-51).

Ele santificava a sua própria vida ao nosso favor, pois queria nos dar o exemplo de como buscar a Deus verdadeiramente, e para que através da vida dele fôssemos abençoados (João 17:19).

Assim também nós sabemos que Jesus é o pão da vida. Ele é aquele que sacia a alma do ser humano, completando o vazio que só Deus pode completar (Jo 10:10; Sl 63:1). Por isso ao buscá-lo nos saciamos, ao compartilhar dele com as pessoas, ajudamos elas a se saciarem também.

3) Tendo foco no seu chamado, você conseguirá buscar a Deus com mais firmeza.

Durante o tempo em que você estiver atuando no ministério para o qual Deus lhe chamou, esteja sempre se avaliando em busca de melhorias e correções. Além disso, não deixe passar as oportunidades.

Avalie a si mesmo(a) e avalie também seus feitos neste ministério. Para melhorar cada vez mais, faça-se as seguintes perguntas:

  • O que eu faço hoje já beneficia os filhos de Deus o suficiente, ou ainda posso melhorar?
  • O número de pessoas beneficiadas envolvidas já é o bastante, ou pode aumentar?
  • É possível que eu capacite outras pessoas para trabalhar comigo nesta obra e assim multiplicá-la?
  • A minha dedicação nessa obra tem gerado resultado positivo na vida de outras pessoas?
  • As pessoas tem reproduzido e passado adiante o que eu as ensinei? Se não, o que posso fazer para melhorar ou o que eu estou fazendo de errado?

Se soubermos qual é o nosso chamado, podemos buscar a Deus com foco nele e crescer muito com isso. Veja 2 Pedro 1:10.

“Como eu posso investir mais em meu chamado?”

Como vimos anteriormente, nosso Senhor se empenhava por cumprir a missão que o Pai lhe deu (Jo 4:34).

Mas talvez você também se faça essa pergunta mais acima. É importante notar que nas Escrituras bons mestres sempre tinham seus sucessores: Moisés e Josué, Paulo e Timóteo, Jesus e os doze etc. Isto quer dizer que devemos aprender com pessoas que são amigos de Deus e podem nos ajudar a crescer também.

A Escritura diz que devemos nos apresentar a Deus como obreiro(a) aprovado(a), que não tem do que se envergonhar e que maneja corretamente a palavra da verdade (2 Tim. 2:15). A orientação da palavra de Deus ainda é que nós dediquemos mais tempo e atenção às Escrituras Sagradas e ao nosso chamado (vide 1 Tim. 4:13-16). Precisamos aprender mais, buscar correção dos conhecimentos que já temos. As Escrituras dizem que devemos investir até mesmo recursos na aquisição de sabedoria e conhecimento.

"A sabedoria é a principal coisa; portanto, adquire a sabedoria, e com toda a tua aquisição, adquire entendimento. Exalta-a, e ela te promoverá; ela te trará honra quando tu a abraçares."
(Provérbios 4:7-8 BKJ)

Existem hoje vários programas de capacitação e estudo bíblico. São verdadeiras ferramentas que nos dão orientação para estudar as Escrituras com foco em nosso chamado, buscando assim a Deus em Sua santa palavra. Caso queira, visite uma das páginas indicadas abaixo para saber mais.

4) Entenda como buscar a Deus de todo coração praticando a Palavra com fé/confiança!

Jesus pregou em Mateus 6:33 para não ficarmos ansiosos pelo dia de amanhã, mas que buscássemos em primeiro lugar o Reino de Deus e sua justiça, e todas as demais coisas necessárias à nossa sobrevivência nos seriam acrescentadas.

Ele praticou isso quando disse que as aves dos céus tem seus ninhos e as raposas suas tocas, mas Ele não tinha onde repousar a cabeça, pois ia de um lugar a outro pregando o evangelho e dormia onde Deus lhe providenciasse.

Mesmo assim nunca lhe faltou nada!

Ele foi um verdadeiro exemplo contra as ansiedades e preocupações deste mundo, contra um apego excessivo e desnecessário aos bens materiais, que são um forte impedimento para que possamos buscar a Deus de todo coração.

Não são poucas as vezes que ficamos muito preocupados com nossos bens materiais e preocupados com nosso futuro, não é mesmo?!

Jesus sabia que sua vida era direcionada pelo Pai, por isso nada lhe faltaria. Assim ele buscava a Deus em primeiro lugar.

Devemos viver da mesma forma! Pois nossas preocupações com o futuro roubam o nosso foco de buscar a Deus com todo nosso coração (Mat. 6:34).

Quando nos deixamos abater pela ansiedade, mal conseguimos enxergar que Ele cuida de nós. Nem nos lembramos de suas palavras e também não damos lugar à fé, através da oração, pois nosso foco volta-se para os problemas e distancia-se de Deus.

Se quiser saber mais leia o estudo Como vencer a ansiedade com a ajuda de Deus.

É importante não nos esquecermos da Palavra nestes momentos para conseguirmos suportá-los.

"Se a tua lei não tivesse sido os meus deleites, eu teria perecido em minhas aflições."
(Salmo 119:92 BKJ)

5) Busque a Deus de todo coração memorizando sua Palavra e praticando-a!

"Tua palavra eu tenho escondida no meu coração, para eu não pecar contra ti."
(Salmo 119:11 BKJ)

Memorize a Bíblia para pregá-la, para resistir às astutas ciladas do adversário, responder perguntas bíblicas com rapidez, ensinar quem precisa, lecionar na EBD, evangelizar com agilidade, em fim, para toda sua vida!

"Antes santificai ao Senhor, o Cristo, em vossos corações, e estejais preparados para apresentar defesa com mansidão e reverência a todo que vos perguntar a razão a respeito da esperança de vossa fé."
(1 Pedro 3:15 Bíblia Peshitta)

A memorização bíblica é necessária para tudo! É uma ferramenta que facilita nossa vida e nos orienta no momento certo. Além de nos proporcionar orientar a outros também sempre que tivermos oportunidade.

Leia aqui no blog o estudo o que Jesus pode te ensinar sobre memorizar a Bíblia para saber mais.

Pois buscar a Deus de todo coração também consiste em guardar sua Palavra a fim de agradá-lo de todas as formas. Veja isso em João 14:21-23.

6) Como começar corretamente a nossa vida de busca a Deus?

Talvez você já tenha entendido como buscar a Deus de todo coração até aqui. Porém quem sabe ainda tenha alguma dificuldade com isso por não conseguir colocar em prática. Isso certamente acontece por causa que nossos pecados domesticados estão nos separando de Deus (veja Isaías 59:1-3). Mas nem tudo está perdido, não devemos ficar nos culpando para sempre e desanimando de buscar a Deus porque não conseguimos nos libertar de certos hábitos pecaminosos. Muito pelo contrário, em vez disso podemos usar isso para nos impulsionar a buscá-lo mais intensamente.

Vamos, por exemplo, analisar a oração que o rei Salomão fez em 1 Reis 8, ao inaugurar o templo em Jerusalém. Na oração notamos que ele já prediz que se o povo pecasse contra Deus seus inimigos os levariam cativos de sua terra. No entanto, se eles se arrependessem, e com sinceridade clamassem a Deus, reconhecendo seus pecados, confessando-os e abandonando-os, Ele os livraria de suas aflições.

"Se eles pecarem contra ti, (pois não há homem que não peque) e tu estiveres irado com eles, e os entregares ao inimigo, de modo que esses os levem cativos para a terra do inimigo, longe ou perto; 
 se na terra para onde foram levados cativos, eles tornarem em si, e se arrependerem, e fizerem súplica a ti na terra daqueles que os levaram cativos, dizendo: Temos pecado, e temos agido perversamente, temos cometido iniquidade; 
 e assim retornarem a ti com todo o seu coração, e com toda a sua alma, na terra dos seus inimigos, o qual os levou cativos, e orarem a ti em direção à sua terra, a qual deste aos seus pais, à cidade que tu escolheste, e à casa que edifiquei para o teu nome; 
 então, ouve tu a sua oração e a sua súplica no céu, o teu lugar de habitação, e sustenta a sua causa, 
 e perdoa o teu povo que pecou contra ti, e todas as transgressões com as quais eles transgrediram contra ti, e dá-lhes compaixão diante daqueles que os levaram cativos, para que possam ter compaixão deles;"
(1 Reis 8:46-50 BKJ)

Portanto, não podemos começar uma vida de busca a Deus sem antes reconhecer nossos pecados contra Ele e contra as pessoas, e arrepender-se de tudo.

homem de joelhos orando à luz do sol

Veja o que Deus respondeu da oração que Salomão fez com todo seu coração:

"se o meu povo, que é chamado pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e voltar dos seus caminhos iníquos; então eu ouvirei do céu, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra."
(2 Crônicas 7:14 BKJ)

Isto é o mesmo que foi escrito no Novo Testamento por Jacó (que erroneamente conhecemos como “Tiago”). Ele disse:

"Aproximai-vos de Deus, e Ele se aproximará de vós. Purificai vossas mãos, pecadores, e vós de duplo ânimo, santificai vossos corações; humilhai-vos e fazei lamentação, que vossa risada se torne em aflição e vossa alegria em tristeza.
Humilhai-vos perante Yahweh, e Ele vos exaltará.
(Jacó 4:8-10 Bíblia Peshitta)

Se este estudo te ajudou a compreender melhor como buscar a Deus de todo coração, compartilhe!

O Mestre nos deixou muitos outros exemplos de como buscar a Deus de verdade, mas por serem tantos não é possível colocá-los em apenas um estudo.

Por isso. se você conhece mais exemplos de como buscar a Deus de todo coração, role essa página um pouco mais para baixo e compartilhe com outros leitores nos comentários.

Compartilhe isso:

Autor: Gabriel Filgueiras

Um caco de barro que com trabalho duro está sendo moldado pelo Criador.

47 comentários em “Como buscar a Deus de todo coração igual Jesus buscava”

  1. Estava me perguntando se Deus esqueceu-se de mim… estou passando por uma fase tão difícil e queria tanto me sentir abraçada pelo espírito santo, mas algo está me impedindo, então busco ajuda. Esse estudo me trouxe entendimentos mas ainda sigo triste e ansiosa. No entanto, ainda persistirei… voltarei aqui com meu testemunho de vitória, eu ainda tenho fé.

  2. Estava procurando um estudo que me explicasse o que é buscar a Deus de todo coração, achei vários, mas esse é o que realmente me abriu o entendimento, muito esclarecedor, me trouxe entendimento, quero agradecer aos que escreveram, Deus os abençoe grandemente.

    1. Sim, pode salvar na página dos favoritos no navegador ou usar o app Pocket (get.pocket.com). Na próxima revisão que eu fizer dele vou disponibilizar um PDF, como estou fazendo com os mais atuais.

    2. Eu realmente estava procurando compreender o que era Buscar ao Senhor de todo o coração. E depois que eu li esse estudo, me abriu o meu entendimento. Muito obrigado ESPÍRITO SANTO, por ter usado essa pessoa para escrever esse estudo. E por ter me direcionado a ele. Amém!

Digite seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.