Como superar a perda de um ente querido e continuar com fé

Precisamos entender a morte do ponto de vista de Deus, pois só assim saberemos como superar a morte de um ente querido através da fé, e assim sermos consolados.

A Bíblia nos ensina como superar a perda de um ente querido com fé em Deus, que é nosso Pai, e, se você está passando por isso, espero que este estudo possa ajudar-lhe a lidar com este momento realmente difícil.

como superar a perda de um ente querido com fé

Acredite no Senhor Jesus diante da morte de um ente querido! Ele não está indiferente ao nosso sofrimento, mas nele nós encontraremos paz e consolo para aliviar as tribulações que passamos nessa vida.

Estas coisas eu vos tenho dito para que em mim tenhais paz.

No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. (João 16:33 KJF)

As vezes pessoas muito queridas a nós adoecem e depois de certa luta vem a falecer.

Ou até mesmo morrem devido um acidente ou outro motivo, daí então superar a dor da perda e morte acaba se tornando uma fase realmente muito triste e difícil de se lidar.

Neste momento percebemos o quanto a vida de cada pessoa individualmente é muito importante para nós.

Portanto, valorize cada momento ao lado das pessoas que você ama, e ame-as sem medir esforços!

ame ao proximo como a si mesmo

Certo dia enquanto eu lia a Palavra me deparei com certa situação de morte e achei interessante a forma como Deus tratou preciosa a morte de uma certa pessoa na Bíblia.

As vezes pessoas boas morrem e ficamos nos perguntando porque isso aconteceu. Você também já se perguntou isso?

Pois eu digo que, se não tivermos fé nas palavras do Senhor Jesus e de fato colocar essa fé em pratica no momento em que deve ser colocada, nós acabaremos vivendo sem esperança e desanimando da vida neste mundo.

O filho de Jeroboão, Abias, em 1 Reis 14, adoeceu e veio a óbito. Mas é interessante vermos os detalhes dessa situação.

Naquela ocasião a família inteira de Jeroboão estava cometendo grandes pecados de idolatria e apostaria contra o SENHOR.

A sentença divina sobre a família dele então foi certa: todos da casa de Jeroboão seriam assassinados, pois não só desviaram-se da aliança divina como também fizeram pecar todo o Israel com suas idolatrias.

Entretanto, disse Deus, o único que teria uma morte honrosa e seria sepultado era o filho mais novo de Jeroboão, Abias, que estava doente.

Ora, a mãe do rapaz foi até um profeta de Deus rogar pela vida do menino para saber o que iria acontecer com ele.

Veja a resposta do profeta abaixo:

“Aquele que morrer de Jeroboão, na cidade, os cães comerão; e aquele que morrer no campo, as aves do céu comerão; porquanto o Senhor o falou.

Levanta tu, portanto, vai-te à tua própria casa; e quando o teu pé entrar na cidade, a criança há de morrer.

E todo Israel pranteará por ele, e o sepultará; pois de Jeroboão, somente ele virá ao sepulcro, porque nele encontrou-se algo bom para com o Senhor Deus de Israel da casa de Jeroboão.” (1 Reis 14:11-13 KJF)

Analisando essa situação eu comecei a imaginar: Em certos casos na bíblia há ressurreição de mortos ou livramento da morte, mas neste caso, mesmo sendo o menino uma pessoa boa, Deus permitiu que ele morresse.

Imaginando isso comecei a pensar também no salmo que diz:

“Preciosa é a vista do Senhor a morte de seus santos.” (Salmo 116:15 KJF)

Isto é, Deus recebe com muito valor a morte de seus escolhidos e daqueles que o temem e tem fé nele, pois a vida neste mundo não é o fim!

E como eu disse no inicio deste estudo, se não colocarmos a fé na salvação de nosso Senhor Jesus em prática, sendo fortes, será difícil demais, ou quase impossível, superar a dor da perda de um ente querido.

Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé.

Quem é o que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus? (1 João 5:4-5 KJF)

“Então o que acontecerá com meus ente queridos que morreram?”

Saber como superar a perda de um ente querido realmente não é fácil, por isso o Espirito Santo, através do apóstolo Paulo, preocupou-se em nos esclarecer na Bíblia o que acontecerá após partirmos dessa vida.

Não quero que sejais ignorantes, irmãos, acerca dos que dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança.

Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem Deus os tornará a trazer com ele.

Dizemos, pois, isto a vós, pela palavra do Senhor: Que nós, os que estamos vivos e permanecemos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem.

Porque o mesmo Senhor descerá do céu com brado, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro;

depois, nós, os que estamos vivos e permanecemos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor.

Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras. (1 Tessalonicenses 4:13-18 KJF)

Jesus nos deu a verdadeira receita de como superar a perda de um ente querido, por isso, quero lembrar-vos mais ainda de suas fiéis promessas:

Na verdade, na verdade eu vos digo: Quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas já passou da morte para a vida. (João 5:24 KJF)

Reparou nestes dois textos o quanto é importante acreditarmos no Senhor Jesus e em seu poder?

A morte é um dos momentos mais difíceis de se lidar na vida, eu entendo e já tive grandes perdas na família também, como a maioria das pessoas.

Mas Deus não está alheio ao nosso sofrimento, por falta de conhecimento é que pensamos as vezes que Ele está distante de nós.

Ou porque queremos sentir uma forte emoção sobrenatural confirmando sua presença as vezes.

Não se sinta sem esperança da qual o mundo está ausente, creia no Senhor Jesus, deixe ser consolado pelos outros e console alguém você também, pois é este o valor que Cristo nos transmitiu.

“Alegrai-vos com os que se alegram e chorai com os que choram.” (Romanos 12:15 ARC)

A vida pode ser dura demais se nós simplesmente não acreditarmos em nada!

Se formos incrédulos e não confiarmos nas palavras do Senhor Jesus e em seu poder numa vida eterna que está nos aguardando ao lado de Deus, nunca saberemos como superar a perda de um ente querido.

E eu ouvi uma grande voz do céu, dizendo:

“Eis que o tabernáculo de Deus está com os homens, e ele habitará com eles, e eles serão o seu povo, e o próprio Deus estará com eles, e será o seu Deus.

E Deus enxugará todas as lágrimas de seus olhos; e não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem haverá mais dor; porque as coisas antigas são passadas.” (Apocalipse 21:3-4 KJF)

Portanto, saiba que não é pecado se entristecer e chorar pela morte de um ente querido, na verdade é bom que você chore para colocar a tristeza para fora.

Homens de Deus na Bíblia também se lamentaram diante de situações difíceis e também diante da morte (Neemias 1:4).

Todavia, precisamos ter esperança em Deus, nosso Pai, de que Ele nos ajudará e ensinará como superar a perda de um ente querido com fé, além de não nos isolarmos e nos entregarmos ao “nosso fim do mundo”.

alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração;” (Romanos 12:12 ARC)

Como eu disse antes, deixe-se ser consolado pelas pessoas, não fique sozinho neste momento, e se você pode diga palavras de conforto para quem perdeu um ente querido também.

Afinal de contas, como superar a perda de um ente querido se estiver sozinho?

Se você leu com atenção a passagem de 1 Tessalonicenses 4 vai entender que para superar a dor da perda de um pai, uma mãe, um filho, marido, esposa ou qualquer outra pessoa, precisamos nos deixar ser consolados pelos outros e não nos destruir na tristeza.

“Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.” (1 Ts 4:18)

Uma mensagem bíblica para quem perdeu um ente querido baseia-se na fé em Jesus, na ressurreição dos mortos e na vida eterna que o Pai nos preparou.

Se você também tem palavras de consolo para quem perdeu um ente querido role essa página um pouco mais para baixo e compartilhe com outros leitores nos comentários.

Estes são conselhos práticos para saber como superar a perda de um ente querido. Continue lendo outros estudos como este:

Aprenda a desenvolver o hábito de estudar a Bíblia. Desfrute de uma verdadeira transformação em sua vida!

Gabriel Filgueiras

Meu objetivo é ajudar novos cristãos a amadurecerem no entendimento da Bíblia Sagrada, e os obreiros de Deus a capacitarem-se melhor para o ministério cristão. Sou casado com a Lidiane Filgueiras e somos membros da 3ª Igreja Batista de Rio das Ostras, RJ, pr. Jorge Cônsoli Lima e Débora. Sirvo ao Reino do Senhor Jesus como professor da Escola Bíblica Dominical desde Julho de 2008 e estou me dedicando a ajudar cristãos comprometidos através deste blog compartilhando estudos bíblicos, materiais e cursos cristãos para capacitação do ministério e edificação do corpo de Cristo.

Website: http://wp.me/P7fxRD-dd

Deixe seu comentário