Aprenda como vencer a ansiedade com a ajuda de Deus

Veja o que a Bíblia diz sobre ansiedade e aprenda a vencê-la com Deus

como vencer a ansiedade com a ajuda de Deus

Vencer a ansiedade pode ser um desafio se você ficar tentando fazer isto sozinho! Aprenda neste artigo como Deus pode te ajudar!

Ansiedade é uma preocupação geralmente exagerada com relação a algo que pode vir a acontecer no futuro.

A ansiedade também pode causar uma certa tensão em nossa mente ou em nosso corpo quando nos preocupamos demais com algo que ainda não aconteceu.

Na maioria dos casos a pessoa que é ansiosa tem insegurança quanto ao futuro e isto a faz ficar ainda mais tensa, aflita, sem ter a certeza do que pode vir a acontecer.

A ansiedade na Bíblia Sagrada significa falta de fé e confiança em Deus.

Um exemplo dessa falta de fé e confiança em Deus está em Êxodo capítulo 32 quando Moisés sobe ao monte Sinai para receber as leis do Senhor e demora muitos dias para voltar. Veja a reação do povo:

O povo, ao ver que Moisés demorava a descer do monte, juntou-se ao redor de Arão e lhe disse:

“Venha, faça para nós deuses que nos conduzam, pois a esse Moisés, o homem que nos tirou do Egito, não sabemos o que lhe aconteceu”. (Êxodo 32: 1 NVI)

O resultado desta ansiedade, falta de fé e paciência foi uma “catástrofe” para Israel naquele dia (Êxodo 32: 25-35).

A ansiedade, que é consequência da falta de fé em Deus, também é gerada pela falta de conhecimento de Sua Palavra.

Portanto se você sofre com ansiedades que te causam mal e te trazem incertezas leia atentamente este estudo para que a Palavra do Senhor possa te confortar e para que fortifique sua confiança em Deus.

Jesus repreende e aconselha os ansiosos e inquietos

Infelizmente a ansiedade é um mal comum de nosso século. Vemos tantas pessoas ansiosas por aí que as vezes adquirimos até o costume de ser ansiosos e não percebemos o mal que isto nos causa.

Nosso mundo atual, capitalista e ganancioso, tem exigido muito de nós, por isso temos ficado ansiosos e preocupados com muitas coisas, principalmente em adquirir bens e propriedades, e até mesmo em nos mantermos a cada dia.

Mas veja a verdadeira lição de vida que Jesus nos ensina em Mateus 6: 25-34 (clique para ler) a respeito das preocupações que temos em nossa vida e como ele nos garante total segurança se tão somente confiarmos nele e acreditarmos em Deus.

8 Principais causas da ansiedade

Muitas coisas em nossa vida atual podem nos causar ansiedade, mas destaquei aqui 8 delas que talvez até mesmo você esteja sofrendo de uma ou mais, leia abaixo:

  • Trânsito frequentemente;
  • Violência;
  • Pressões profissionais;
  • Pressões sociais;
  • Insegurança no trabalho;
  • Insegurança financeira;
  • Doença;
  • Medo do futuro;
  • etc.

A pessoa pode ficar muito abatida quando foca nestas coisas, mesmo se for cristão.

Neste caso a ansiedade acaba se tornando um problema de foco. Isso explica a pressão que sofremos em cada uma delas.

Onde está o seu foco?

Reflita um pouco nisso e veja em Mateus 6: 33 onde Jesus determinou que deve estar nosso foco.

Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas serão acrescentadas a vocês.

Depois de ler o versículo acima responda para si mesmo: quando focamos em Deus e em seu Reino, o que acontece?

Isto é comprovado na passagem de Lucas 22: 35, veja:

Então Jesus lhes perguntou: “Quando eu os enviei sem bolsa, saco de viagem ou sandálias, faltou alguma coisa?”

“Nada”, responderam eles.

Visto que temos tal garantia de nosso Senhor Jesus Cristo, de que Ele vai cuidar de nós e que nada nos faltará se colocarmos nele o nosso foco, façamos como no versículo abaixo:

Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês. (1 Pedro 5: 7 NVI)

E se em algum momento você duvidar e começar a se desviar do caminho se tornando ainda mais difícil vencer a ansiedade que te abate, lembre-se de que o Senhor NUNCA te abandonará:

Conservem-se livres do amor ao dinheiro e contentem-se com o que vocês têm, porque Deus mesmo disse:

“Nunca o deixarei, nunca o abandonarei”. (Hebreus 13: 5 NVI)

A comunicação é uma forte arma contra a ansiedade

Em muitos casos ficamos demasiadamente ansiosos porque nos isolamos e desejamos ficar sozinhos pensando em nossas preocupações.

O problema é que fazer isso não irá resolver nossos problemas, o que pensamos que vai acontecer.

Mas veja o que a Bíblia recomenda para vencer a ansiedade nestes casos:

Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. (Filipenses 4: 6 NVI)

Não permita que a ansiedade e as preocupações desta vida venham te abater e nem pense que isolar-se irá te dar solução a seus problemas.

Quando agente conversa com alguém e dividimos nossas preocupações nos sentimos melhores, e quando falamos com Deus, como sugere no versículo acima, podemos encontrar a cura para a ansiedade.

Permita que Deus conheça os seus pedidos, suas preocupações em oração e procure boas pessoas para conversar e se comunicar, não fale de seus problemas e ansiedades a quem não pode te ajudar.

Confia nos Senhor e Ele te ajudará! Fazendo isso você verá que seu problema pode não ser tão grande o quanto você pensava ser quando focava nele, e experimentará uma boa consequência agindo com fé.

Veja o que acontecerá depois de você praticar o que está escrito no verso acima:

E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus. (Filipenses 4: 7 NVI)

Como eu disse no início do artigo a ansiedade, falta de fé e confiança em Deus podem ser causados pela falta de conhecimento de sua Palavra, pois a fé nasce em nós quando ouvimos ou lemos a Bíblia Sagrada (Romanos 10: 17).

Mantenha sua fé, seu foco e sua confiança em Deus, viva confiante nele e veja como Ele cuidará de você:

O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus. (Filipenses 4: 19 NVI)

Espero que este estudo tenha te ajudado, agora só falta praticar tudo que você leu para conseguir vencer a ansiedade que tanto aperta o seu coração.

Se de alguma forma você foi confortado com esta mensagem nos diga nos comentários logo abaixo e edifique a vida de outros leitores com seu testemunho também.

Deus abençoe sua vida!

 

 

Quer entender a Bíblia melhor, mas não sabe como? Aprenda com 13 dicas práticas!

Gabriel Filgueiras

Cristão desde novembro de 2006 e Professor da Escola Bíblia Dominical desde julho de 2008, faço parte da Terceira Igreja Batista de Rio das Ostras, RJ. Minha missão é fazer que as pessoas cresçam passando a elas o que já aprendi e mostrar que todo cristão precisa entender bem a Bíblia Sagrada (2 Timóteo 2: 15).

Website: http://bibliaseensina.com.br

1 Comentário

  1. Pingback: 4 formas como vencer a pornografia e se consagrar a Deus

Deixe seu comentário