5 conselhos para conseguir ler a bíblia todos os dias com entusiasmo

Ler a Palavra de Deus todos os dias é realmente um desafio para muitas pessoas, não é mesmo?! É para você também?

Este 5 conselhos vão te ajudar a entender como ler a bíblia todos os dias e aprender com ela, basta ler tudo com atenção e colocar em prática diariamente, e tenho certeza que você será um vitorioso 🙂

como ler a bíblia todos os dias e aprender com ela?

#1 Elimine as distrações

eliminar distrações para ler a bíblia todos os diasEste é o primeiro ponto e também um dos mais difíceis, não é verdade?!

Eu tenho certeza que você também tem alguma distração que te impede de estudar mais profundamente a Palavra, estou certo?

Mas para se fazer uma leitura diária da bíblia isso é realmente muito necessário.

Você precisa examinar quais são as distrações que tomam sua atenção de ler a bíblia todos os dias e precisa construir estratégias para eliminá-las.

As vezes não conseguimos eliminar de uma hora pra outra algo que prende a nossa atenção, mas a realidade é que não precisa-se eliminar aquilo por completo de nossa vida, caso não seja algo pecaminoso.

O interessante a se fazer a princípio é estabelecer horários certos para fazer determinadas coisas.

Exercitar o domínio próprio só te trará benefícios e tornará você uma pessoa mais madura e atenciosa.

Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento. (Filipenses 4:8 ARA)

Você precisa ser perseverante em seguir esta primeira dica, pois sem perseverança você não conseguirá vencer.

Entretanto, a segunda dica à seguir vai te mostrar uma estratégia para conseguir vencer isso com mais facilidade, continue lendo.

#2 Reveja seu horário de leitura e estudo da bíblia e modifique-o se necessário

Eu já vi muitas pessoas queixando-se de que não tem tempo para ler a bíblia todos os dias, muito menos para fazer estudos bíblicos mais detalhados.

É interessante notar que nosso costume comum é deixar para ler a bíblia no final do dia, quando já passamos todo o corre-corre do dia a dia, já trabalhamos, nos enchemos de preocupações e cansamos nossa mente.

Para quem é casado e tem filhos a situação fica mais difícil ainda, pois é necessário dar atenção à família, e é bom que se faça isto!

Então que tal mudar seu horário de leitura da bíblia? Por que você entregaria só o restinho da sua disposição para o ouvir Deus falar contigo pela Palavra?

sem tempo para estudar a bíblia

Comece a ler a Bíblia no primeiro horário do dia, levante mais cedo se necessário!

Eu tenho certeza que você se esforçar e fizer isso será abençoado e em poucos dias sentirá os benefícios da leitura bíblica em tua vida.

Antecipei o alvorecer da manhã e clamei; esperei na tua palavra. (Salmo 119:147 KJF)

O nosso Mestre gostava de praticar isso com frequência, veja:

“E, levantando-se de manhã muito cedo, estando ainda escuro, saiu, e foi para um lugar deserto, e ali orava.” (Marcos 1:35 ARC)

Se você praticar com perseverança essa segunda dica, certamente terá mais facilidade de praticar a primeira também.

#3 Mude suas amizades mais íntimas se for preciso.

Ande acompanhado de pessoas que são apegadas a Deus e também gostam de estudar a Palavra, eu tenho certeza que as suas companhias também vão te ajudar nessa tarefa de ler a bíblia todos os dias do ano.

“Anda com os sábios e serás sábio, mas o companheiro dos tolos será afligido.” (Provérbios 13:20 ARC)

Então talvez você se pergunte: “como ter entusiasmo e prazer de ler e estudar a bíblia todos os dias?”

Certamente você já leu o salmo 1:2, que diz: “Antes, [o justo] tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.”

Mas como é possível uma pessoa meditar na Palavra de Deus de dia e de noite? Simples, gostando de lê-la e estudá-la, tendo prazer nela e amando-a.

Isso se consegue gradativamente, à medida que você vai desenvolvendo um relacionamento vivo com Deus através de Sua Palavra.

Mas se tem uma coisa que nem todos notam neste salmo é o contexto dele, pois para que o justo tenha prazer na lei do Senhor e chegue a meditar nela de dia e de noite ele precisa antes eliminar as más companhias; basta ler o versículo anterior, isto é, o Salmo 1:1, veja:

“Abençoado é o homem que não anda no conselho do ímpio, nem fica no caminho dos pecadores, nem assenta na cadeira dos escarnecedores.” (Salmo 1:2 KJF)

roda dos escarnecedores salmo 1:1

Logo, faça uma coisa de cada vez, e gradativamente você vai conseguir desenvolver o hábito de ler a bíblia todos os dias e aprender com ela.

#4 Invista no seu chamado e procure um ministério para você se dedicar na igreja e na sua vida diária de consagração a Deus

obreiro aprovado - pregador da palavra

Essa é uma pergunta muito importante a se fazer para si mesmo:

“com que finalidade eu quero ler a bíblia todos os dias?

Meramente para ter mais conhecimento?

Só porque quero ter mais intimidade com Deus? E o que eu vou fazer com isso?”

É importante entender que o ministério e trabalho na seara do Senhor não foi dado somente aos pastores de nossas igrejas e missionários, por exemplo; eles não são os únicos que possuem um chamado do Senhor.

Desde a descida do Espírito Santo em Atos 2 todos os servos de Deus receberam capacitação por meio do próprio Espírito para desempenharem um trabalho na obra de Deus, afinal era essa a promessa, veja:

Mas isto é o que foi falado pelo profeta Joel:

E acontecerá nos últimos dias, diz Deus, eu derramarei do meu Espírito sobre toda a carne; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos homens jovens terão visões, e os vossos homens velhos sonharão sonhos;

e sobre os meus servos e sobre as minhas servas, eu derramarei do meu Espírito naqueles dias, e eles profetizarão;

Porque a promessa é para vós, e para vossos filhos, e para todos os que estão longe, todos quantos o Senhor nosso Deus chamar. (Atos 2:16-18, 39 KJF)

Por isto é importante entender que por meio do Espírito Santo você recebeu um chamado de Deus, e pelo Seu poder você poderá trabalhar também na obra do Senhor.

Exercer seu chamado deve ser o seu foco e seu objetivo em ler a bíblia todos os dias.

“Mas recebereis o poder quando vier sobre vós o Espírito Santo; e sereis minhas testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria, e até a última parte da terra.” (Atos 1:8 KJF)

E vou ainda mais além: quando mantemos nosso foco em nos capacitar e trabalhar com cada vez mais capricho e fervor em nossa vocação e chamado, evitaremos cada vez mais nos afastar da presença de Deus.

“Portanto, irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis.” (2 Pedro 1:10 ARC)

#5 Utilize ferramentas de estudo bíblico para amadurecer na capacitação de seu ministério e no entendimento da Palavra

Revistas da escola dominical são ótimas ferramentas de estudo bíblico.

Eu as utilizo muito para estudar a Bíblia, e usei bastante principalmente nos primeiros anos da minha caminhada cristã quando ainda era novo convertido.

Eu também tirava muitas dúvidas com meus pastores e líderes e essas conversas me traziam mais conhecimento, maturidade e entusiasmo para continuar estudando e lendo a bíblia diariamente.

Estudos na internet também podem ser ótimas fontes de conhecimento, seguir pessoas nas redes sociais que tem maturidade e integridade no ensino da Palavra, assim como um bom testemunho e sinceridade na caminhada com Deus.

Mas você precisa filtrar cada informação que adquire, pois ao mesmo tempo que há pessoas com boas intenções, há outras com más intenções também.

Organize todo material de estudo bíblico que você conhecer na internet num local só (pode usar o Pocket no navegador do computador ou baixar o app no celular).

Tire dias e horários específicos para estudar todo conteúdo que reunir e compartilhe isto com seu pastor ou líderes, essa experiẽncia trará muito conhecimento e maturidade no entendimento e interpretação da Palavra.

Dica extra: faça cursos de caráter cristão ou invista em materiais de estudo bíblico

Se você já tem certeza de seu chamado e quer capacitar-se ainda mais poderá investir nos seguintes cursos e materiais de caráter cristão abaixo, tenho certeza que te farão crescer muito para com Deus se te dedicares ao teu ministério.

cursos cristãos online

  • Bacharel em música cristã“sou músico e quero exercer este chamado com excelencia diante de Deus.” Conheça mais sobre o curso aqui.
  • Como ler a Bíblia e entendê-la mais facilmente“estou começando agora e quero vencer diversas dificuldades que tem surgido dia após dia, além de saber por onde começar a ler a bíblia”. Conheça aqui o e-book que vai te guiar passo a passo como estudar a Bíblia.
  • Como estudar a Bíblia de Gênesis a Apocalipse com entendimento?“preciso ler a bíblia toda e entender seu contexto, pois sou obreiro e ensino a Palavra também.” Veja como aqui.
  • Seja Bacharel em Teologia estudando online“Quero me formar em Teologia para ensinar a Palavra com maturidade e me aperfeiçoar no meu chamado.” Saiba como clicando aqui.
  • Ministério infantil“eu trabalho no ministério infantil e quero investir mais em meu chamado e aprender como trabalhar com mais criatividade.” Aprenda muito mais aqui.
  • Como preparar sermões e pregar a Bíblia?Tenho chamado para pregar a Palavra e quero fazer isto com entendimento e sabedoria.” Saiba como aqui.
  • Existem muitos outras ferramentas de estudo bíblico e cursos de caráter cristão esperando por você. Acesse aqui nossa loja virtual e comece o quanto antes.

Até que eu vá, dedique-se à leitura, exortação e à doutrina.

Não desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério. (1 Timóteo 4:13-14 KJF)

Se este estudo abençoou a sua vida compartilhe-o com seus irmãos em Cristo através de um dos botões abaixo.

Aprenda a desenvolver o hábito de estudar a Bíblia. Desfrute de uma verdadeira transformação em sua vida!

Gabriel Filgueiras

Meu objetivo é ajudar novos cristãos a amadurecerem no entendimento da Bíblia Sagrada, e os obreiros de Deus a capacitarem-se melhor para o ministério cristão. Sou casado com a Lidiane Filgueiras e somos membros da 3ª Igreja Batista de Rio das Ostras, RJ, pr. Jorge Cônsoli Lima e Débora. Sirvo ao Reino do Senhor Jesus como professor da Escola Bíblica Dominical desde Julho de 2008 e estou me dedicando a ajudar cristãos comprometidos através deste blog compartilhando estudos bíblicos, materiais e cursos cristãos para capacitação do ministério e edificação do corpo de Cristo.

Website: http://wp.me/P7fxRD-dd

Deixe seu comentário