Curso de Teologia: 5 motivos para você não fazer um!

Você quer fazer um curso de teologia online ou presencial? Por que quer fazer? Não dizem que “a letra mata”?

Você tem certeza que quer fazer um curso de teologia? Então saiba que se não for sob essas 5 condições listadas abaixo, você absolutamente não deve fazer um!

curso de teologia - 5 motivos para não fazer

#1 Se não for para glorificar a Deus, fique longe de um curso de teologia!

Meu Pai é glorificado pelo fato de vocês darem muito fruto; e assim serão meus discípulos. (João 15:8 NVI)

Se você está pensando em entrar para um curso de teologia para mostrar aos outros sua sabedoria na Palavra, caia fora antes que seja tarde!

Se você quer ser bacharel em teologia porque está aspirando muito este título, não o tenha!

O curso de teologia bíblica é o estudo de Deus através da Bíblia Sagrada.

Você conhecerá mais de Deus, através da Bíblia, utilizando-se de diversas ferramentas de estudo, pesquisa, e exercícios práticos; mas se não for com o intuito de glorificar a Deus, esqueça tudo!

Assim, quer vocês comam, quer bebam, quer façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus. (1 Coríntios 10:31 NVI)

#2 Se não for para servir aos seus irmãos em Cristo, não faça nenhum curso de bacharel em teologia!

Jesus, por sua vez, os convocou e orientou:

“Sabeis que aqueles que são considerados governantes das nações as dominam e as pessoas importantes exercem poder sobre elas.

Contudo, não é assim que ocorre entre vós.

Ao contrário, quem desejar tornar-se importante entre vós deverá ser servo;

e quem ambicionar ser o primeiro entre vós que se disponha a ser o escravo de todos.

Porquanto, nem mesmo o Filho do homem veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos” (Marcos 10:42-45 KJA)

jesus cura liberta batiza com o Espírito SantoNem mesmo Jesus, nosso Mestre, o Filho do Deus Altíssimo, veio ao mundo para ser servido pelas pessoas, mas antes para servi-las e dar sua vida pelos pecadores.

Logo, quem somos nós para nos colocarmos em alta posição e nos considerar superiores aos nossos irmãos ou a qualquer outra pessoa dizendo: “eu tenho mais estudo, mais condição, sou sábio, sou um bacharel em teologia”, etc.

A intenção do estudo teológico, do meu ponto de vista, é crescer no conhecimento de Deus, justamente para servir aos irmãos em Cristo com este conhecimento, fazendo-os crescer também.

#3 Se não for para ganhar almas para Jesus, levando o pecador ao conhecimento do Filho de Deus, não faça um curso de teologia.

lembrai-vos disto: quem ajudar um pecador a se arrepender do seu mau caminho salvará da morte essa alma e contribuirá para o perdão de uma grande multidão de pecados. (Tiago 5:20 KJA)

pecador arrependido

Sua intenção em fazer um curso de teologia é levar os pecadores para Cristo, apresentando-lhes a razão da nossa esperança e explicando a nossa fé em um Salvador (1Pedro 3:15)?

Você tem um ardente desejo de compartilhar da salvação com os pecadores? Você quer levá-los ao arrependimento de seus pecados, como apóstolo Paulo fazia?

Se sua resposta for sim, então você deve fazer um curso de teologia o quanto antes!

Destruímos vãs filosofias e a arrogância que tentam levar as pessoas para longe do conhecimento de Deus, e dominamos todo o pensamento carnal, para torná-lo obediente a Cristo. (1 Coríntios 10:5 KJA)

#4 Se não for para que Deus cresça e você diminua, nem imagine entrar em um curso de teologia.

Esqueça o sonho de tornar-se bacharel em teologia um dia, se por acaso você não tiver a intenção de que o pecador em você diminua cada vez mais, para dar lugar ao Espírito Santo.

“Eles se dirigiram a João e lhe disseram:

“Mestre, aquele homem que estava contigo no outro lado do Jordão, do qual testemunhaste, está batizando, e todos estão se dirigindo a ele”.

A isso João respondeu: “Uma pessoa só pode receber o que lhe é dado dos céus.

É necessário que ele cresça e que eu diminua.

“Aquele que vem do alto está acima de todos; aquele que é da terra pertence à terra e fala como quem é da terra.

Aquele que vem dos céus está acima de todos.” (João 3:26-27,30-31 NVI)

Jesus disse que nascidos de mulher não houve nenhum homem que se igualasse a João Batista.

Ele era mestre em Israel, tinha muitos discípulos, mas em nenhum momento se gloriou disso, antes, sempre deu testemunho de que a glória pertence ao Senhor Jesus.

João Batista sabia o seu papel, entendeu perfeitamente sua missão e a cumpriu da maneira que Deus determinou.

Você quer mesmo fazer um curso de bacharel em teologia? Então tenha a mesma disposição de João Batista e aja da mesma forma: “que Ele cresça e eu diminua!”

#5 Se não for com a intenção de ensinar a bíblia, mas antes, para entrar em discussões, contendas e disputas, tornar-se bacharel em teologia não é para você!

“Ao servo do Senhor não convém discutir, mas sim, ser amável para com todos, capacitado para ensinar, paciente.” (2 Timóteo 2:24 KJA)

Infelizmente há muitas pessoas querendo fazer curso de teologia para mostrar sabedoria aos outros e disputar com eles.

Tome muito cuidado se você estiver com essa intenção ao entrar para um curso de bacharel em teologia.

Lembre-se do pastor da igreja de Éfeso, em Apocalipse. Ele era imbatível e colocava obreiros falsos à prova, até que fossem desmascarados.

Mas o Senhor Jesus o advertiu que já havia abandonado seu primeiro amor, e por isso estava reprovado diante de Deus e precisava concertar-se de arrepender-se de seus pecados e religiosidade.

Jesus não disse para ir por todo o mundo disputando conhecimento bíblico, mas sim para ir por todo o mundo ensinando a todas as nações.

“Traze estas coisas à memória, ordenando-lhes diante do Senhor que não tenham contendas de palavras, que para nada aproveitam e são para perversão dos ouvintes.” (2 Timóteo 2:14 ARC)

Depois de ler isso tudo você se sente preparado para ser um bacharel em teologia? Então comece logo a estudar!

Se sua reposta é sim, então inscreva-se agora mesmo no Programa Teologia para todos, e conheça o curso de teologia à distância que está formando milhares de servos de Deus em vários países.

Já são mais de 20600 obreiros de Deus inscritos no programa que recebem mensagens bíblicas diárias e estão simplesmente transformando suas vidas e ministérios.

Clique aqui para inscrever-se também no programa e conhecer o curso de bacharel em teologia ead que tem abençoado a vida de muitos servos de Deus.

Conhece outros irmãos em Cristo que também tem o desejo de fazer um curso de teologia online? Compartilhe este estudo com eles.

Não importa se é da Igreja Batista, Assembleia de Deus, Presbiteriana, Metodista, dentre muitas outras denominações, o curso de teologia à distância da Universidade da Bíblia é para você!

 

Aprenda a desenvolver o hábito de estudar a Bíblia. Desfrute de uma verdadeira transformação em sua vida!

Gabriel Filgueiras

Ajudando novos cristãos a amadurecerem no entendimento da Bíblia Sagrada, e os obreiros de Deus a capacitarem-se melhor para o ministério cristão. Sirvo ao Reino do Senhor Jesus como professor da Escola Bíblica Dominical desde Julho de 2008 e estou me dedicando a ajudar cristãos comprometidos através deste blog compartilhando estudos bíblicos. Sou casado e membro da 3ª Igreja Batista de Rio das Ostras, RJ.

Website: http://wp.me/P7fxRD-dd

Deixe seu comentário