Curso de Teologia: 5 motivos para você NÃO fazer um!

estudo bíblico explica 5 motivos para não fazer curso de teologia

Hoje em dia a procura por cursos evangélicos é realmente grande, principalmente por um curso de teologia, ou seminário; e podemos até considerar isso uma coisa boa, porque notamos que o povo de Deus está querendo estudar Sua palavra com mais afinco. Todavia, eu quero destacar neste breve estudo bíblico 5 motivos para você definitivamente não fazer curso teológico. Depois de ler este texto você vai concluir se isto é mesmo para você ou não.

1) Se não for para glorificar a Deus, fique longe de um curso de teologia!

Nisto é glorificado o meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos. (João 15: 8 KJF)

Se você está pensando em entrar para um curso de teologia para exibir aos outros “sabedoria” na Palavra de Deus, caia fora antes que seja tarde!

Se você quer ser bacharel em teologia por meramente exibir tal título aos outros, achando-se maior do que muitos, não o tenha!

Lembra dos dois tipos de sabedoria que o apóstolo Tiago descreveu em sua carta?

Leia em Tiago 3:13-18 e avalie sua própria conduta e intenção em inscrever-se para um curso de teologia. Qual das duas sabedorias você está desenvolvendo? Se for a primeira, não hesite em estudar mais, porém se for a segunda, é o momento de reavaliar-se!

Através do estudo teológico conhece-se mais de Deus através da Bíblia Sagrada, fazendo uso de ferramentas de auxílio ao estudo e pesquisa também, mas se nossa intenção com isso não é primeiramente glorificar a Deus, esqueçamos tudo!

Portanto, quer comais, quer bebais ou façais qualquer coisa, fazei tudo para a glória de Deus. (1 Coríntios 10:31 KJF)

2) Se não for para servir aos seus irmãos em Cristo, nem pense em fazer um curso de teologia!

lendo e estudando a bíblia juntos

Mas Jesus, chamando-os a si, disse-lhes: Sabeis que os que são reconhecidos como governadores dos gentios, exercem senhorio sobre eles, e que sobre eles uns dos seus grandes exercem autoridade.

Mas não será assim entre vós; antes, qualquer que entre vós quiser tornar-se grande, será o vosso servidor, e qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, será servo de todos.

Porque até mesmo o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos. (Marcos 10:42-45 KJF)

Nem mesmo Jesus, nosso Mestre, o Filho do Deus Altíssimo, veio ao mundo para ser servido pelas pessoas, mas antes para servi-las e dar sua vida para salvá-las.

Logo, quem somos nós para nos colocarmos em alta posição e considerarmo-nos superiores aos nossos irmãos ou a qualquer outra pessoa, dizendo: “eu tenho mais estudo, mais condição, sou sábio, sou um bacharel em teologia”, etc.

Lembra-se da parábola do fariseu e do publicano que Cristo contou?

Leia em Lucas 18:9-13, e se por acaso você estiver no lugar do fariseu, reavalie-se muito bem antes de entrar para um curso de teologia.

A intenção do estudo teológico é crescer no conhecimento de Deus, justamente para servir aos irmãos em Cristo com este conhecimento, fazendo-os crescer e amadurecer também. O dom do ensino (dentre os outros também), tem mais a ver com o outro do que com nós mesmos, veja:

Como cada um recebeu o dom, que ministre o mesmo dom aos outros, como bons mordomos da multiforme graça de Deus. (1 Pedro 4:10 KJF)

3) Se não for para levar vidas para Cristo, ajudando o pecador a reconhecer seus pecados e reconciliar-se com DEUS (como aconteceu conosco), não faça um curso de teologia!

[…] aquele que converte um pecador do erro do seu caminho, salvará da morte uma alma, e cobrirá uma multidão de pecados. (Tiago 5: 20 KJF)

orando na igreja de joelhos arrependido por seus pecados

Sua intenção em fazer um curso de teologia é levar os pecadores para Cristo através do arrependimento de seus pecados, pelo conhecimento da Palavra de Deus, apresentando-lhes a razão da nossa esperança e explicando a nossa fé no Salvador? (1 Pe 3:15)

Você tem um ardente desejo de pregar a salvação de Cristo aos pecadores? Você quer levá-los ao arrependimento de seus pecados, como apóstolo Paulo fazia? (At 17:30)

Se sua resposta for sim, então você deve fazer um curso de teologia o quanto antes, para que se capacite mais com a palavra do Senhor!

(Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas poderosas em Deus para a destruição das fortalezas); destruindo imaginações, e toda a altivez que se exalta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o pensamento à obediência de Cristo; (2 Coríntios 10: 4-5 KJF)

4) Se não for para que Deus cresça e você diminua, que nem se passe na tua mente que o estudo da teologia é para você!

orando de joelhos ao pôr do sol

Esqueça o sonho de tornar-se bacharel em teologia um dia, se por acaso você não tiver a intenção de que o pecador em você diminua cada vez mais, para que seja cheio do Espírito Santo.

E foram ter com João e disseram-lhe: Rabi, aquele que estava contigo além do Jordão, do qual tens dado testemunho, eis que está batizando, e todos os homens vão até ele.

João respondeu e disse: O homem não pode receber coisa alguma, se lhe não for dada do céu.
Ele deve crescer, mas eu devo diminuir.

Aquele que vem de cima é sobre todos, aquele que está na terra é da terra, e fala da terra; aquele que vem do céu é sobre todos. (João 3: 26-27, 30-31 KJF)

Jesus disse que nascidos de mulher não houve nenhum homem que se igualasse a João Batista (Mt 11:11), porque tão nobre era sua missão, assim como seu testemunho e ensinamentos.

João era mestre em Israel, tinha muitos discípulos, mas em nenhum momento se gloriou disso, antes, sempre deu testemunho de que a glória pertence ao Senhor Jesus!

João Batista sabia o seu papel, entendeu perfeitamente sua missão e a cumpriu da maneira que Deus determinou.

Você quer mesmo fazer um curso de teologia? Então tenha a mesma mente de João Batista e aja da mesma forma: “que Ele cresça e eu diminua!”

5) Se não for com a intenção de ensinar a Bíblia, mas antes, para entrar em discussões, contendas e disputas, tornar-se bacharel em teologia não é para você!

E ao servo do Senhor não convém contender, mas ser manso para com todos os homens, apto para ensinar, paciente; (2 Timóteo 2:24 KJF)

abrindo página da bíblia

Infelizmente há muitas pessoas querendo fazer curso de teologia para mostrar sabedoria aos outros irmãos e disputar com eles, assim como com outros religiosos.

Tome muito cuidado se você estiver com essa intenção ao entrar para um curso de bacharel em teologia.

Lembre-se do pastor da igreja de Éfeso, em Apocalipse 2. Ele era um obreiro imbatível, incansável, perseverante, e colocava obreiros falsos à prova, até que fossem desmascarados.

Mas o Senhor Jesus o advertiu que já havia abandonado seu primeiro amor, e por isso estaria reprovado diante de Deus, e precisava arrepender-se de seus pecados e de sua religiosidade.

Jesus não disse para ir por todo o mundo disputando conhecimento bíblico, mas sim para ir por todo o mundo ensinando a todas as nações.

Traze estas coisas à memória, ordenando-lhes diante do Senhor que não contendam sobre palavras, que para nada aproveitam senão para a perversão dos ouvintes. (2 Timóteo 2:14 KJF)

Depois de ler isso tudo você acha que fazer um curso de teologia é realmente para você?

Sinceramente eu espero que sua resposta seja sim, mas com as motivações corretas apresentadas aqui neste estudo também 🙂

Como você pode ver, minha intenção não foi desmotivar-te a fazer um curso ou seminário teológico, mas sim desmotivar-te a fazê-lo com as intenções erradas no coração!

Não há mal algum em capacitar-se mais para a obra de Deus. À partir do tempo do profeta Samuel havia uma escola de profetas em Israel, os 12 apóstolos aprenderam pessoalmente com o próprio Mestre (não poderia haver seminário teológico melhor do que este), e os apóstolos do Senhor sempre motivavam seus sucessores a aplicarem-se ao estudo da palavra de Deus:

Até que eu chegue, dedique-se à leitura, à exortação e à doutrina.
Não Negligencies o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério.
Medita sobre estas coisas, entrega-te a ti mesmo inteiramente a elas, para que o teu aproveitamento apareça a todos.
Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina; persevera nelas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem. (1 Timóteo 4:13-16 KJF)

Veja algumas indicações de estudos teológicos abaixo:

Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. (2 Timóteo 2:15 ACF)

Você conhece outros irmãos em Cristo que também tem o desejo de fazer um curso de teologia? Não permita que eles o façam sem passar pelas 5 condições apresentadas aqui neste estudo bíblico, compartilhe!

Compartilhe isso:

Autor: Gabriel Filgueiras

Um caco de barro que com trabalho duro está sendo moldado pelo Criador.

33 comentários em “Curso de Teologia: 5 motivos para você NÃO fazer um!”

  1. Espero que ao fim dos próximos 3 anos eu tenha conseguido ter o curso e esteja fazendo aquilo que deveria ter iniciado em 2012.

  2. “Que papo” conhecimento nunca é demais e pro senhor está dando esses conselhos e dicas é porque não quer o povo desperto.

  3. Eu acredito que “curso” é o “conhecimento organizado didaticamente”.

    Somos muito ignorantes de bíblia. Apesar de “teologia” significar do grego “estudo de Deus”, creio que é um “estudo de bíblia”.

    Acredito que quem queira estudar a bíblia e entender melhor os contextos, deveria estudar teologia.

    Além disso, é um tempo muito mais proveito. Muito melhor fazer um curso de teologia do que ficar vendo série no final de semana.

    Não quero estudar teologia para brigar com ninguém… só quero ser menos ignorante e não ser lubridiada por aí.

    Eu agradeço esse artigo =)

  4. Acho muito importante esses cincos pontos, já vi muitas pessoas se desviarem após o curso de Teologia, talvez o motivo seja isso. Fazer um curso Teológico é muito sério, não é o mesmo que fazer cursos secular! Exige muito mais que conhecimento, existe uma vida santificada na eterna vontade de Deus, exige renúncia as coisas hodiernas. Deus abençoe à todos!

  5. Se dar o dízimo na interpretação de vocês e errada então Cobrar o curso de teologia está errando?

    1. porque DEUs nao se deixa conhecer para que o homem nao se glorie…ou se revela ……oa homem que faz teologia doutorado mestrado …….nao o evangelho e oculto aos sabios deste mundo mais revelado ao humilde eis o caminho do conhecimento de DEUS nao e teologia mais a humildade o coracao quebrantado …..importa que ele cresca e eu diminua..1 corintios 2;10 mas DEUS no las revelou pelo seu espirito porque o espirito penetra todas as coisas ainda as profundezas de DEUS [ o espirito santo e o unico capacitado para revelar a DEUS porque ele e DEUS e ele e o membro da deidade que trata diretamente com o homem] o resto e coisa de homem querendo ter lucro$$$$$$$

Digite seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.