Entenda porque discutir a Palavra de Deus pode te destruir

Já viu aquelas discussões inúteis que parecem nunca ter fim? Já se perguntou se seria proveitoso você entrar nelas?

Há muitos crentes que querem crescer em conhecimento bíblico para discutir a Palavra de Deus com certos tipos de pessoas, mas será isto correto? O que você acha?

Neste breve estudo bíblico você verá que ao servo do Senhor não convém contender (2 Timóteo 2:24), e vai compreender que a Palavra de Deus é um tesouro quando focamos em ensiná-la, e que devemos evitar debates bíblicos, aqueles sobre questões tolas que não trazem edificação espiritual.

Discutir a Palavra de Deus ou ensiná-la? O que devo fazer e como fazer?

não entreis em vãs discussões loucas sobre a bíblia - tito 3 9

Eu particularmente já participei de alguns debates bíblicos online, e vejo muitos assuntos polêmicos sobre a Bíblia Sagrada pela internet e no cotidiano também.

Já argumentei com pessoas duras de coração, sem fé alguma, resistentes à mensagem divina, que se vangloriam de ter razão (2 Tm 3); mas concluí no final das contas que eram apenas insensatos cheios de ideias e conclusões equivocadas.

E por mais que eu argumentasse com essas pessoas com conhecimento e raciocínio, estes não queriam dar ouvidos.

Então percebi que a grande maioria destas situações não passaram de vãs discussões sobre a Bíblia; logo, concluí que discutir a Palavra de Deus em certos debates bíblicos não dão resultado positivo algum na vida de quem os ouve ou de quem está debatendo.

Mas não entres em questões loucas, genealogias e contendas, e nos debates acerca da lei; porque são coisas inúteis e vãs. (Tito 3:9 ACF)

Mas comecei a analisar que a Bíblia Sagrada bem explicada e ensinada traz fé, edificação, paz e esperança ao próximo e o aproxima de Deus (2 Co 5:19).

Além disso, o ensino bíblico é muito proveitoso para a vida daqueles que recebem de bom grado a Palavra de Deus e a praticam (At 17:11; Mt 7:24-25).

Foi então que cheguei a conclusão que Bíblia não se discute, Bíblia Se Ensina!

Desde então, tenho procurado evitar discussões insensatas, “sem ponto final”, e que geram muitas discussões, e tenho procurado me apegar apenas ao estudo bíblico que edifica a fé em Deus e nos aproxima dele.

e apegue-se firmemente à fiel Palavra, da forma como foi ministrada, a fim de que seja capaz tanto de encorajar os crentes na sã doutrina quanto de convencer os que se opõem a ela. (Tito 1:9 KJA)

Ensinando a Biblia com mansidão.

Jesus não disse para ir pelo mundo discutir a Palavra de Deus, mas disse? ide ensinando a todas as nações

Você já tentou discutir a Palavra de Deus com alguém, e saiu dessa discussão mais confuso do que quando entrou? Ou entrou nela cheio de certezas, mas saiu com muitas dúvidas?

Você já entrou em alguma questão com a intenção premeditada de discutir a Palavra de Deus com alguém e vencê-lo, e tudo que arrumou foi mais uma pessoa para a sua lista de inimizades? Isso foi proveitoso para você?

Discutir a Palavra de Deus em nada edifica nossa fé, nem dos ouvintes da contenda, e em nada se compara a um bom estudo bíblico sobre nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

“Mas então o que a Bíblia diz sobre discussões/contendas? O que devo fazer se me deparar com uma situação dessas?”

andando com dúvida

Acredite, entrar em certos debates raramente será proveitoso, portanto fuja da contenda, não entreis em questões loucas, evite discussões inúteis e prossiga ensinando com mansidão!

Entenda melhor nos versículos abaixo por que você não deve discutir a Palavra de Deus, e porque isto pode não só destruir a sua fé, mas a de outros ouvintes também:

E rejeita as questões loucas, e sem instrução, sabendo que produzem contendas.
E ao servo do Senhor não convém contender, mas sim, ser manso para com todos, apto para ensinar, sofredor;
Instruindo com mansidão os que resistem, a ver se porventura Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade, (2 Timóteo 2:23-25 ACF)

Evite discussões inúteis, não coloque mais seu foco em discutir a Palavra de Deus em contendas vãs!

discussão, contenda, peleja, briga, dissensão

Veja abaixo versículos sobre não discutir a Palavra de Deus, mas antes, com sabedoria, viver ensinando-a com mansidão, paciência e entendimento.

A maior recomendação bíblica para o sucesso do ser humano é obedecer a Deus, e pensando nisso ordenou Jesus aos seus apóstolos, assim como os apóstolos às igrejas, que as Escrituras fossem ensinadas a todos.

Elas devem ser ensinadas com objetivo de aprender sobre a fé em Jesus Cristo, sobre a salvação e reconciliação com Deus.

Veja que a ordem do Mestre não é discutir a Palavra de Deus, mas ensiná-la:

“Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado” (Mateus 28:19-20a ARC)

O foco em ensinar as Escrituras Sagradas foi ordenado pelo Mestre, e seus discípulos e apóstolos deram continuidade a esta ordem.

O que estamos fazendo hoje para continuar com este ministério também?


Recomendado para você: Seja um verdadeiro obreiro aprovado que maneja corretamente a Palavra da verdade, ensinando e não discutindo a Bíblia!

Inscreva-se no Programa Teologia para todos e leve seu ministério a um nível de maturidade diante de Deus e das pessoas.

Medita estas coisas, entrega-te a ti mesmo inteiramente a elas, para que o teu aproveitamento apareça a todos. (1 Tm 4:15 KJF)

curso-de-teologia-online

Veja as recomendações do apóstolo Paulo a Timóteo, um jovem que era responsável por pastorear a igreja em Éfeso

Paulo sempre lhe ensinou a não contender e discutir a Palavra de Deus, mas sim ensiná-la.

E as coisas que ouviste de mim entre muitas testemunhas, as mesmas confia a homens fiéis, que sejam capazes de também ensinarem os outros. (2 Tm 2:2 KJF)

O principal trabalho do apóstolo Paulo em seu ministério era ensinar sobre Jesus Cristo, e não perder tempo discutindo a Palavra de Deus em questões loucas e vãs:

o qual pregamos, advertindo a todo homem e ensinando a todo homem em toda a sabedoria; para que apresentemos todo homem perfeito em Cristo Jesus; (Cl 1:28 KJF)

Veja qual é a grande recomendação apostólica a todos os crentes em Jesus, a todos os membros da igreja, Isto é, eu e você!

Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria… (Colossenses 3: 16a – NVI)

Veja ainda em Atos 13:45-46 como Paulo abandona a contenda com aqueles que resistiam ouvir a Palavra de Deus.

Por fim, além de ensinar, a Bíblia também é apta para repreender e corrigir (a fim de corrigir o homem de seus erros e maus caminhos, para que ele se purifique e siga o que é bom e reto diante de Deus).

Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; (2 Timóteo 3:16 ACF)

Conclusão: não entreis em questões loucas, não dedique-se ao estudo da Bíblia Sagrada para discutir a Palavra de Deus em debates inúteis e sem fim!

No final das contas, embora algumas discussões em vez de destruir a minha fé, fez ela ficar mais sólida e racional, pela ajuda do conhecimento da Palavra de Deus, não recomendo que se apeguem a tais discussões; eu mesmo já as tenho evitado.

As discussões também podem gerar muitas dúvidas, questões loucas e polêmicas que geralmente não tem fim, além disso afastam muitas pessoas da fé, e de certa forma já fomos avisados deste perigo nos dias de hoje.

Mas o Espírito expressamente diz que, nos últimos tempos, alguns deixarão a fé, dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios, (1 Tm 4:1 KJF)

Ferramentas de estudos bíblicos que te darão mais capacidade de ensinar a Palavra

Se você gostou deste estudo, tem um chamado e quer amadurecer no ministério de ensino e pregação da Palavra, veja abaixo as ferramentas de estudo bíblico que separei para você conhecer.

  • Manual das questões difíceis e polêmicas da Biblia
    Aprenda como responder as questões mais complicadas da Bíblia Sagrada com uma análise completa de todo o contexto. Clique para conhecer.
    manual das questões difíceis e polêmicas da bíblia
  • Portal Conheça sua Bíblia de capa a capa
    Através de vídeo aulas você verá uma abordagem completa da Bíblia, de Gênesis a Apocalipse, capítulo por capítulo, com um professor te ensinando a examinar corretamente o contexto bíblico. Clique para conhecer mais.
  • Manual de Escatologia
    O livro mais polêmico e intrigante da Bíblia é o de Apocalipse, não é mesmo?! Mas nem todos conseguem interpretá-lo por sua linguagem figurativa.
    Com este manual você aprenderá a entender os principais temas estudados no livro de Apocalipse e outros como do profeta Daniel também. Clique para conhecer.
  • Quer conhecer outras ferramentas de estudo bíblico. Clique abaixo para conhecer todas as alternativas que selecionei para os verdadeiros obreiros(as) de Deus estudarem mais de sua Palavra!
    loja virtual de produtos evangélicos do blog bíblia se ensina

E você? Acha que realmente vale a pena ficar discutindo a Bíblia por aí? Role a página um pouco mais para baixo e compartilhe conosco nos comentários. Deus abençoe sua vida!

Compartilhe isso:

Autor: Gabriel Filgueiras

Um caco de barro que com trabalho duro está sendo moldado pelo Criador.

45 comentários em “Entenda porque discutir a Palavra de Deus pode te destruir”

  1. Tem pessoas que tem espírito de contendas,dai para se dizer cristão não briga com um pedaço de pau na mão então substitui pela Bíblia.E um pecado leva a outro,pois como deve se portar um debatedor após um debate?vai cantar um hino ou glorificar ao Senhor?Ou pelo menos se arrepender e buscar a misericórdia de Deus?Vai fazer daquilo que seu coração esta cheio.

  2. Bom, também não gosto muito de discussões sobre questões irrelevantes, porém a igreja primitiva enfrentou problemas doutrinários onde se fez necessário uma discussão sobre o assunto para entrarem em um acordo,um exemplo foi a respeito dos gentios que estavam sendo pressionados pelos judeus a seguirem os costumes de Moisés. E no decorrer da história, muitas doutrinas herética foram firmadas na igreja por meio de debates e pessoas morreram por tentarem defender a sã doutrina, como por exemplo a doutrina da Trindade que foi formulada por meio de debates, posterior a morte dos apóstolos, onde várias teólogos com visões divergentes discutiram o assunto, em que um imperador romano que supostamente havia se convertido ao cristianismo bateu o martelo e decretou tal doutrina ser a verdadeira, e que hoje está profundamente inserida na maior parte das igrejas como se fosse algo bíblico, infelizmente os debates se faz necessário pois a bíblia é para os que se firmam nela para não darem ouvidos a qualquer vento de doutrinas diabólica.

    1. Giovanni, obrigado por comentar, você tem razão. Quando eu tiver um tempo de fazer uma revisão nesse presente estudo levarei seu comentário em consideração. Em resumo, minha intenção foi evitar debates, mas claro que muitas vezes são inevitáveis, eu diria até que necessários, e alguns deles nos ajudam a crescer, amadurecer nossa fé e refinar ou corrigir nossas crenças.

  3. Graça e paz a todos!
    Claro que “discutir” a Palavra de Deus não faz sentido. A verdade é que tal coisa mais confunde do que agrega conhecimento. Por outro lado, tratar com outros irmãos sobre os ensinos contidos na Palavra de Deus, muitas vezes se faz necessário quando o objetivo é dirimir dúvidas ou reagir contra os falsos ensinos. Exemplos: Explicar corretamente o que significa o revelado por Deus em Gênesis 2:17, 3:22-24 e ainda 6:18-20. Ezequiel 18.24, 33:13-19. Mateus 7:21-23, 10:22-23, 24:13 e Mateus 27:51-53. Também Romanos 13:11, João 8:31-32, 15:2, 1 Timóteo 4:1,16 bem como Apocalipse 2:5, 3:5 e principalmente Apocalipse 22:19. O irmão sabe que para explicar CORRETAMENTE essas revelações para a igreja ou para pessoas descrentes em trabalhos evangelisticos, é necessário que aquele que for executar esse trabalho seja um profundo conhecedor da Palavra de Deus.

    1. Olá Malaquias. Obrigado pela atenção no seu comentário e citação dos devidos textos para nos aprofundarmos. Eu estou de acordo contigo. Em breve farei uma revisão neste estudo e levarei o seu comentário em consideração. Abraço irmão.

      1. Graça e paz ao irmão e equipe.
        Tentei responder direto o teu email e deu “endereço não localizado”. Tens um email para futuros diálogos? O meu é [email protected]

  4. fala meu amigo, peguei minha torre hoje. Gostei do texto que me mandou. Quando estava fazendo o curso de Homem ao Máximo, estava eu na igreja Batista, e a pessoa que ministrava o curso, ( ótima pessoa ) certa ocasião, perguntou-me: Leonel, está questionando a Deus? Eu respondia para ele que não, só queria entender o porque era daquela forma e não de outra. Até que um dia ele respondeu-me, porque Deus quis que fosse deste jeito. Nunca mais perguntei do porque não poderia ser de outra forma. Mas na verdade, pode dar esta impressão , para quem não me conhece, de questionamento, mas, eu gosto de entender o que estou lendo, e de outras possibilidades. Mas o que aprendi, é que isto, só funciona no dia a dia, sua casa, seu trabalho, etc. Mas com Deus, é do jeito Dele e ponto final. Paz do Senhor.

    1. Oi Leonel. A grande maioria das coisas dá pra gente explicar sim com o estudo da palavra do SENHOR. Em 2 Pedro 3:15,16 está escrito que aqueles que não procuram se instruir na palavra de Deus acabam deturpando e torcendo ela quando ensinam. Precisamos tomar cuidado com isso, pois é o que mais acontece hoje. Eu mesmo tenho me corrigido de muitas coisas a medida que vou estudando mais.

  5. Paz e graça, amado Gabriel. Fico muito alegre e agradecido pelos emails que tem me enviado. São riquissimos de conhecimento da palavra que eu busco. Agradecia que não parasse de enviar me. E gostaria de saber se sou permitido a colocar algumas questões que não são cobertos pelos estudos que o amado tem publicado ou que busquem exclarecimento em relação à dúvidas que nasçam da leitura dos estudos do amado Gabriel.
    Interesso me muito em conhecer a bíblia, interpretar a palavra sagrada do Senhor de forma verdadeira.

    Que Deus lhe conserve, amado e continue lhe enchendo de conhecimento da Sua verdade.

Digite seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.