Estudo sobre o pecado: as ações dele na mente até ser praticado

A árvore do conhecimento do bem e do mal foi realmente responsável pela entrada do pecado no mundo?

Foi realmente por causa do fruto proibido que Adão e Eva caíram em pecado? O que você acha? O pecado estava meramente inserido no fruto?

Por que Deus criou a árvore do conhecimento do bem e do mal afinal de contas, sabendo que o ser humano iria comer do fruto e assim cair em pecado?

a história de adão e eva, o fruto probi e a entrada do pecado no mundo

Nota: Este estudo não tem como objetivo fazer afirmações com relação ao momento em que o pecado entrou no mundo, mas sim levar-nos à reflexão das etapas do pecado na mente e no coração do ser humano.

Você já passou por alguma ocasião em que você costuma fazer algo rotineiramente, como uma coisa normal, mas de repente aparece alguém com um ponto de vista diferente, e te mostra outro lado daquilo que você ainda não tinha parado pra pensar?

Como você reage?

  1. Para pra refletir e estuda melhor a situação para ver qual é o lado correto?
  2. Ainda continua firme com o pensamento no que você acha correto sem dar ouvidos a outra opinião?
  3. ou logo dá ouvidos a quem te mostrou o outro lado, impressionado com o que disse, e sem refletir segue seu conselho?

Qual é a sua resposta a 1, 2 ou 3?

Você já deu ouvidos a alguém a respeito de algo e por isso mudou sua opinião?

Vamos refletir se foi realmente o fruto proibido o responsável pela entrada do pecado no mundo.

Digo isto porque no princípio o ser humano não tinha pecado dentro de si, ao ponto de homem e mulher andarem nus no jardim do Éden e não envergonharem-se disso, ou seja, não verem maldade (Gn 2:25).

Portanto eu pensei:

“se eles não tinham imaginação para o pecado, ou seja, eram inocentes com relação à malignidade, como entrou em seu coração a cobiça de ser igual a Deus, visto que eles ainda não tinham comido do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal para cometer este pecado?

Não seria o correto essa cobiça maligna entrar no seu coração depois de comerem o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, visto que à partir deste momento teriam maldade no coração?”

Por isso concluí que o pecado pode ter entrado no ser humano antes mesmo de ele ter comido do fruto proibido, através da cobiça e do que você vai ler mais abaixo…

o fruto proibido e o pecado no éden

Eva deu ouvidos à voz de satanás que falara por meio de uma serpente (Gn 3:13Ap 20:12); logo, por ter dado ouvidos às palavras do diabo, cobiçou algo que não lhe era permitido, só então depois disto ela foi e comeu do fruto proibido.

Ora, no coração de Eva entraram os três pecados descritos por João em sua primeira carta:

Pois tudo o que há no mundo — a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens — não provém do Pai, mas do mundo. (1 João 2:16 NVI)

Para Eva o fruto proibido parecia agradável ao paladar [cobiça da carne], ele parecia atraente aos olhos [cobiça dos olhos], ele era desejável para dele se obter “sabedoria” [ostentação dos benscomo se Eva desejasse comer do fruto proibido querendo se exibir e assim ser “igual a Deus”].

Podemos comparar a tentação que Eva passou com a árvore do conhecimento do bem e do mal, com a mesma que Cristo passou no deserto em Mateus 4.

Da mesma forma que Eva foi tentada, Cristo também foi, mas este, por sua vez, não permitiu que o pecado entrasse em seu coração para o praticar com seus atos.

Isto é, quando satanás falou com Cristo, este rebatia a todas as suas “propostas”, e assim o Senhor não lhe deu ouvidos e, portanto, não caiu em pecado.

Todavia, quando satanás falou com Eva, esta lhe deu ouvidos, observou sua proposta, foi tentada, esqueceu-se das palavras de Deus, e assim caiu.

Cristo, por sua vez, tomou a decisão de não dar ouvidos às propostas de satanás, decidiu obedecer as palavras de Deus, não esquecendo-se delas, pois as tinha guardadas no coração, e assim replicou a satanás usando as Escrituras.

Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti. (Salmos 119:11 ACF)

Eva, pelo contrário, deu ouvidos à voz de satanás, e não lembrou-se do mandamento que recebera do SENHOR: “mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, Deus disse: Não comereis dele, nem o tocareis, para que não morrais.” (Gênesis 3:3 KJF)

Concluo com isto que o pecado começa na mente, vai para o coração, seduzindo o ser humano, que por sua vez o consome por meio de algum ato.

Cada um, porém, é tentado pelo próprio mau desejo, sendo por este arrastado e seduzido.
Então esse desejo, tendo concebido, dá à luz o pecado, e o pecado, após ser consumado, gera a morte. (Tiago 1:14 NVI)

A questão não era o fruto proibido, e nem a própria árvore do conhecimento do bem e do mal, mas sim o coração!

tentação, fruto proibido, maçã, árvore do conhecimento do bem e do mal, enganação

A árvore do conhecimento do bem e do mal era um meio pelo qual o ser humano consumiu um pecado que havia entrado no seu coração (a cobiça de ser igual a Deus e elevar-se, a mesma que Satanás teve no princípio – Is 14:12-14).

E a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.
Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes, então vossos olhos serão abertos, e vós sereis como deuses, conhecendo o bem e o mal.

E quando a mulher viu que a árvore era boa para alimento, e que era agradável aos olhos, e uma árvore a ser desejada para fazer alguém sábio, ela tomou do seu fruto, e o comeu, e deu também a seu marido com ela; e ele o comeu. (Gênesis 3: 4-6 KJF)

Eva poderia ter renunciado comer o fruto proibido depois de ter ouvido as palavras do diabo, lembrando-se das palavras de Deus, pois o pecado estava batendo à porta de seu coração, ela então deveria detectar isso e expulsar com autoridade o pecado que estava ali. espreitando-a.

Isto é o que devemos fazer sempre na nossa caminhada cristã! Precisamos nos lembrar da Palavra de Deus sempre, a fim de combater o pecado!

Nunca me esquecerei dos teus preceitos; pois com eles tu me vivificaste. (Salmo 119: 93 KJF)
Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. (Tiago 4:7 KJF)

Da mesma forma que foi com Eva, aconteceu com Caim em relação ao seu irmão, Abel.

Em Gênesis 5 Deus adverte a Caim que o pecado da ira contra seu irmão estava batendo na porta de seu coração, mas Caim deveria domina-lo e não deixar ser dominado por ele.

Veja o que Deus disse a Caim antes do homicídio que cometeu:

O Senhor disse a Caim: “Por que você está furioso? Por que se transtornou o seu rosto?
Se você fizer o bem, não será aceito? Mas se não o fizer, saiba que o pecado o ameaça à porta; ele deseja conquistá-lo, mas você deve dominá-lo”. (Gênesis 4:6,7 NVI)

Caim, por sua vez, deveria ter se lembrado das palavras de Deus e obedecido, para que não consumisse com um ato o pecado que estava batendo na porta de seu coração.

Se você também tem dificuldades para controlar a sua raiva quando ela vem à tona, leia o estudo de Efésios 4: 26 que escrevi aqui no blog para entender como vencer o pecado da ira.

Você já deve ter percebido, através deste presente estudo bíblico, que é muito importante exercitarmos a nossa memória para sempre nos lembrarmos da Palavra de Deus, não é mesmo?!

Nós precisamos nos lembrar dos versículos bíblicos em diversas ocasiões, e é indispensável tê-los na mente e no coração para não pecarmos contra o Senhor, não é verdade?!

Se não estudarmos e nos lembrarmos da Palavra de Deus, padeceremos muito e podemos ser enganados com facilidade!

O meu povo foi destruído por falta de conhecimento; (Oseias 4:6a KJF)

Por isso, se você é um(a) servo(a) de Deus comprometido(a) com o estudo de Sua Palavra, e deseja guardá-la no coração para resistir às astutas ciladas do diabo, assim como nosso Mestre resistiu, quero estender aqui um convite para você exercitar sua memorização da Bíblia!

Deleitar-me-ei nos teus estatutos; não me esquecerei da tua palavra. (Salmo 119: 16 KJF)

como memorizar a bíblia e guardar a palavra de Deus no coração

A memorização da Bíblia é útil também para te ajudar a exercitar de forma mais produtiva e eficaz o ministério cristão para o qual foi chamado.

Seja para evangelizar com prontidão, sempre com uma passagem bíblica na ponta da língua, seja para ser mais eficaz enquanto prega a Palavra, para responder a perguntas na EBD sem medo de errar, em aconselhamentos, e muito mais.

Clique abaixo para juntar-se à nossa lista de leitores que estão aprendendo de verdade como memorizar e guardar a Palavra do Senhor no coração.

memorização da bíblia

Não é possível vencer o pecado sem andarmos com nosso Criador, estando em comunhão com Ele e nos lembrando de sua Palavra.

Mas se andamos na luz, assim como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado. (1 João 1:7 KJF)

Jesus Cristo não pecou em nenhum momento, mas sobre si levou os pecados da humanidade inteira (Is 53:6; 1 Jo 2:2).

Portanto, para que tenhamos poder de vencer o pecado, devemos nós confiar nossas vidas à Ele, consagrar nosso coração ao Senhor (1 Pe 3:15), tendo com Ele comunhão e não só isso, mas permanecendo nela, assim como Eva deveria ter permanecido em comunhão com Deus e ter evitado o pecado, lembrando-se de Sua Palavra.

Como, portanto, recebestes o Senhor Jesus Cristo, assim andai nele, arraigados e edificados nele e confirmados na fé. (Colossenses 2:6-7a KJF)

Não foi só comer do fruto proibido que fez o ser humano desobedecer a Deus, mas sim dar ouvidos à voz da serpente (Satanás), e permitir que o pecado entrasse em seu coração enquanto ainda lhe batia à porta, tomando controle sobre seus atos.

É certo que a Bíblia diz que depois de comerem do fruto que os olhos de Adão e Eva se abriram e reconheceram que estavam nus, e se envergonharam.

Todavia, antes mesmo de comer o fruto proibido, a decisão de comê-lo, a cobiça pelo fruto, mesmo sabendo que não era o certo a se fazer, já havia entrado no coração, e o desejo proibido de tornar-se um ser sábio e poderoso como Deus já havia dominado o coração de Eva.

Então notamos que o fruto proibido foi uma maneira de consumir o pecado que nasceu no coração, depois de ter dado ouvidos à voz do enganador, e assim praticar a desobediência.

Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. (Efésios 5:6 ACF)

Por isso nós precisamos tomar muito cuidado com o nosso coração!

Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida. (Provérbios 4:23 ACF)

O ser humano não foi capaz de vencer o pecado, mesmo estando num estado em que ele não o conhecia, por isso julgo que somente por meio de Cristo podemos alcançar tal vitória.

Mesmo tendo recebido ao Senhor Jesus, o pecado ainda vem à nossa mente, e assim como aconteceu com Eva e com Caim, este ainda bate na porta do nosso coração (1 Pe 5:8-9).

Todavia, por meio da fé em Cristo e da nova vida com Ele, não escolhemos mais consumi-lo, pois não temos mais prazer nele (1 Jo 3:9); embora as tentações só terão fim na consumação dos séculos, quando Deus fizer novas todas as coisas.

Estou crucificado com Cristo, não obstante, eu vivo, porém, não eu, mas Cristo vive em mim.
E a vida que agora vivo na carne, vivo- a pela fé no Filho de Deus, que me amou, e entregou-se a si mesmo por mim. (Gálatas 2:20 KJF)

Todavia, a fim de fortalecer ainda mais a nossa fé e firmeza na caminhada, eu descobri um segredo na Bíblia que nos fortalece contra a queda e quero compartilhar aqui contigo, veja.

Portanto, irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis. (2 Pedro 1:10 ACF)

Eis aí o segredo!

À medida que vamos consagrando nossa vida a Deus e mantendo nosso foco no chamado que Ele tem para conosco, não teremos espaço em nosso coração e na nossa mente para ficar premeditando o pecado!

Pelo contrário, revistam-se do Senhor Jesus Cristo, e não fiquem premeditando como satisfazer os desejos da carne. (Romanos 13:14 NVI)

Portanto, precisamos manter o nosso foco no relacionamento vivo e diário com Deus, assim como nos dedicando para exercer a vocação que Ele nos deu.

Se você é um obreiro(a) do Senhor e tem procurado por isso, reconhece que precisa edificar-se mais em seu chamado, visite a página que separei com diversas ferramentas de estudo bíblico e capacitação para você estudar a Palavra focado(a) nele!

loja virtual de cursos evangélicos e ferramentas de estudo bíblico - blog Bíblia se Ensina (1)

Do contrário, se você ainda não sabe qual é o seu chamado e vocação, mas quer entender mais sobre isso, leia o estudo bíblico que o Kennedy William escreveu aqui no blog Bíblia se Ensina: Vocacionados por Deus: 3 dicas para não morrer no caminho.

O pecado nos rodeia muito de perto, e muitos estão até enlaçados nele, por isso precisamos aprender como resisti-lo!

Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta,

Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus. (Hebreus 12:1,2 ACF)

Se este estudo sobre o pecado e o fruto proibido foi edificante para você, compartilhe-o com seus irmãos em Cristo através de um dos botões abaixo. Deusa abençoe sua vida!

Compartilhe isso:

Autor: Gabriel Filgueiras

Um caco de barro que com trabalho duro está sendo moldado pelo Criador.

8 comentários em “Estudo sobre o pecado: as ações dele na mente até ser praticado”

  1. descordo do relato do irmão a respeito do pecado te nascido antes do homem te comido
    o fruto visto que DEUS criou o homem perfeito jamais o pecado nasceria num coração
    perfeito então o homem não seria perfeito na verdade o pecado nasceu a partir da desobediência pela curiosidade da mulher Eva e principalmente pela tentação. pois após essa houve de fato a manifestação do pecado quando a mulher come do fruto que tinha a essência do pecado. O pecado não nasceu antes da trágica refeição humana pelo ou menos em referência ao homem visto que satanás ja havia pecado . vemos que as consequência do pecado só se manifestaram após o ato consumado que são a vergonha. o sofrimento. a dor, a fome, o cansaço e a morte . Se o pecado se deu antes
    porque tais manifestações não se deram antes do homem ter comido o fruto o problema é que os homens não querem admiti que DEUS criou todas as coisas isso incluem o bem e o mal os nutrientes de uma das arvore plantada no meu do jardim sem duvida eram o bem e o mal essa era a essência do fruto vamos exemplificar : quando você come uma laranja
    essa é rica nos seus nutrientes que iram beneficiar o seu organismo lhe dando saúde física
    como existe frutos que por serem venenosos prejudicaram a sua saúde a laranja representa o bem e os frutos venenosos o mal. a arvore do conhecimento do bem do mal
    tinha as duas essências é por isso que o mal penetrou na menti e no coração do homem
    os frutos dessa arvore é que deu entendimento ao homem que tinha uma menti pura e o pecado foi gerado pelos nutrientes do mal mais isso se deu após a tentação como disse o irmão Jesus foi tentado e venceu, a mulher foi tentada e perdeu conduzindo seu próprio
    com panheiro e cojuguê ao pecado amém.

    1. Eu acho que o que ele quis dizer é que a tentação não é consequência do Pecado, ela sempre existiu, e que o ato de comer do fruto não era de forma literal, mas o fruto era a a proposta que o diabo fez, a tentação veio e Eva concebeu-a junto com Adão, e esse seria o comer.

Digite seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.