A morte de Jesus: entenda por que ele não morreria por você de novo

Jesus nunca mais vai morrer por você de novo, sabia disso?!

Será que Jesus morreria novamente na cruz por você e por mim? Esteja certo que não! Pois a morte de Jesus aconteceu uma única vez e não será mais necessária.

Eu tenho certeza que você já ouviu alguma música evangélica de nossa atualidade, por exemplo, cuja letra traz o Senhor Jesus se declarando ao ser humano, dizendo que se for necessário ele desceria do céu novamente e morreria de novo na cruz do Calvário para salvá-lo, tudo isto por muito amá-lo.

O fato é, a Bíblia concorda com isto? Os acontecimentos na vida do Messias tornam essa “segunda morte de Cristo” algo necessário?

Talvez você tenha até cantado alguma dessas músicas que falam isso. Algumas tem até uma melodia bonita, mas será verdade o conteúdo de sua letra?

Você acha que seria realmente necessária a morte de Jesus e todo seu sacrifício acontecer novamente como foi, só pra Deus provar o seu amor por alguém? Você já se perguntou o que a Bíblia diz sobre isso?

De fato, temos muito valor pra Deus, Ele nos ama muito, conhece nosso estado de pecadores e sabe da ira futura que será derramada sobre aqueles que não o temem.

Se Deus não nos amasse tanto, Ele não teria encarnado para sofrer nossos sofrimentos, e até piores, por causa de tudo que aconteceu na sua morte de cruz (Jo 1-3,14).

E, sem controvérsia, grande é o mistério da piedade: Deus foi manifesto na carne, justificado no Espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo e recebido acima, na glória. (1 Timóteo 3:16 KJF)

Mas será que Cristo voltaria a fazer tudo o que fez de novo só por nos amar? Eu digo que definitivamente não!

Para entender por que a morte de Jesus não é mais necessária, e porque de fato Ele não faria este sacrifício de novo por ninguém, precisamos entender uma pequena passagem do Antigo Testamento, leia abaixo.

Os sacrifícios do Antigo Testamento eram um sinal do sacrifício vicário e da morte de Jesus Cristo, o Messias.

Para entender um pouco por que foi necessária a morte de Jesus Cristo, precisamos voltar um pouco na história e entender como eram remidos os pecados dos Israelitas na Antiga Aliança.

Leia esta passagem de Levítico.

O sacerdote que for ungido e ordenado para suceder seu pai como sumo sacerdote fará a propiciação.

Porá as vestes sagradas de linho e fará propiciação pelo Lugar Santíssimo, pela Tenda do Encontro, pelo altar, por todos os sacerdotes e por todo o povo da assembleia.

“Este é um decreto perpétuo para vocês: A propiciação será feita uma vez por ano, por todos os pecados dos israelitas”. (Levítico 16: 32-33 NVI)

Como vemos acima, havia um sacrifício específico para purificação dos pecados dos israelitas, que era feito uma vez por ano (além de outros sacrifícios para perdão de pecados).

Animais eram oferecidos em sacrifício a Deus para perdoar os pecados dos israelitas e também para firmar sua aliança com Ele, pois a aliança e o perdão dos pecados só eram firmados através do derramamento de sangue (Êx 24:8Hb 9:18-22).

Este sacrifício era realizado no Lugar Santíssimo (ou Santo dos Santos) onde o sumo sacerdote entrava uma vez por ano justamente para oferecê-lo a Deus.

Mas todos estes sacrifícios para remissão dos pecados eram uma representação do sacrifício e da morte de Jesus, que se ofereceu a Deus de uma vez por todas, para remir nossos pecados, veremos isto mais à frente.

Entenda por que a morte de Jesus aconteceu uma única vez para nunca mais.

Em vez de Cristo entrar no Lugar Santíssimo, dentro de um templo feito por homens, Ele entrou nos céus a fim de interceder a nosso favor, assim como o sacerdote entrava no Lugar Santíssimo para oferecer sacrifícios e interceder pelos seus pecados e de todo o povo.

Mas como Cristo ofereceu a si mesmo, e sem pecados, não era necessário se oferecer muitas vezes, como era de ano em ano feito o sacrifício no Lugar Santíssimo.

Veja onde a Bíblia diz que a morte de Jesus por nossos pecados foi necessária apenas uma vez.

Pois Cristo não entrou em santuário feito por homens, uma simples representação do verdadeiro;

ele entrou nos céus, para agora se apresentar diante de Deus em nosso favor; não, porém, para se oferecer repetidas vezes, à semelhança do sumo sacerdote que entra no Lugar Santíssimo todos os anos, com sangue alheio.

Se assim fosse, Cristo precisaria sofrer muitas vezes, desde o começo do mundo.

Mas agora ele apareceu uma vez por todas no fim dos tempos, para aniquilar o pecado mediante o sacrifício de si mesmo.

Da mesma forma, como o homem está destinado a morrer uma só vez e depois disso enfrentar o juízo, assim também Cristo foi oferecido em sacrifício uma única vez, para tirar os pecados de muitos;

e aparecerá segunda vez, não para tirar o pecado, mas para trazer salvação aos que o aguardam. (Hebreus 9: 24-28 NVI)

Jesus apresentou-se a nós em corpo humano, há cerca de 2000 anos atrás, para aniquilar o pecado de uma vez, e depois subir aos céus para interceder a nosso favor ao Pai.

Então por que muitas músicas evangélicas dizem que Jesus morreria de novo por mim por tanto me amar?

Não sei se você já reparou um mal que há na grande maioria das músicas evangélicas atuais, assim como na vida de muitos crentes e pregadores, infelizmente.

Tais músicas estão exaltando mais a criatura do que o Criador! (2 Tm 4:3)

Muitas músicas estão considerando o homem como uma “joia rara” de Deus, um queridinho, como o Quico era para dona Florinda por exemplo, veja.

Sim, Deus nos ama muito, isso é verdade, conforme lemos em João 3:16; mas quem a Bíblia realmente chama de joia rara e preciosa na verdade é o Senhor Jesus Cristo!

Novamente, o reino do céu é semelhante a um homem negociante, que busca boas pérolas; e, tendo encontrado uma pérola de grande preço, foi e vendeu tudo quanto tinha, e comprou- a. (Mateus 13: 45-46 KJF)

Não há dúvidas de que somos muito importantes para Deus (Mt 10:29-31; Rm 5:8), porém o mais precioso de todos é Cristo, pelo qual devemos deixar tudo e segui-lo!

Tais cantores e canções tratam assim as pessoas a fim de atrair mais fãs para si, e a fim de agradar e satisfazer as vontades e anseios das pessoas, “massagear” seu ego.

Infelizmente o ser humano de nossa atualidade está com muitos complexos de inferioridade por causa das ansiedades dessa vida.

Tudo isto indica que eles estão mais preocupados em agradar as pessoas do que a Deus, pois se não fossem assim leriam a Bíblia primeiro para depois criarem suas letras de canções.

Se os crentes de nossa atualidade não se fizessem tanto de “coitados” e não ficassem se vitimizando, acredito que não seriam criadas músicas como tais, e o ser humano não cairia neste erro teológico.

O cristão que de fato conhece ao seu Deus e seu poder, não fica se fazendo de coitado ou de vítima, choramingando pelos cantos.

A verdadeira mensagem do Evangelho não consiste em levantar o ego do ser humano (ainda mais sem raciocinar nos erros de teologia).

A mensagem central do evangelho não é exaltar o ser humano e colocá-lo no topo de todas as coisas como um queridinho a quem Deus presta serviços para agradá-lo, mas sim convidá-lo a arrepender-se de seus pecados e ter ciência de que o Reino dos céus está próximo, consagrar-se e santificar-se! (Mt 4:17; Hb 12:14).

Eis abaixo um exemplo correto do que deve ser uma mensagem evangélica para o ser humano em uma música.

Espero que este estudo bíblico tenha abençoado sua vida e esclarecido o erro que, na minha opinião, é inadmissível, embora muitos não vão considerar isso importante.

Quer continuar aprendendo mais da Palavra de Deus, para não cometer erros de interpretação da Bíblia e perceber tais “modismos” ocultos no meio evangélico?

Meu sincero desejo é que todo cristão cresça na graça e no conhecimento do Senhor Jesus e de sua Palavra, amadurecendo no entendimento da mesma (2 Pe 3:18).

Irmãos, não sejais crianças no entendimento: na malícia sede crianças, mas no entendimento sede homem. (1 Coríntios 14:20 KJF)

Por isso, tenho me dedicado a estudar a Palavra de Deus e escrever estes estudos bíblicos, incentivando os filhos de Deus e seus obreiros a dedicarem-se mais para o estudo da Palavra, edificando sua vida cristã e servindo à igreja do Senhor.

Listei aqui abaixo algumas ferramentas de estudo bíblico para você continuar estudando a Palavra, se capacitando pelo Espírito, e assim abençoando a vida de outras pessoas também.

Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. (2 Timóteo 2:15 ACF)

  • Aprenda mais sobre as características dos verdadeiros cristãos e viva uma vida cristã completa!
    aprenda sobre as caracteristicas dos cristãos verdadeiros
  • Entre para o programa teologia para todos e estude a Bíblia com mais profundidade, estudando a teologia bíblica!
    curso-de-teologia-online
  • Se você é (ou quer ser) um pregador da Palavra, não pregue a mesma de forma imatura e aleatória, aprenda como manusear corretamente a espada do Espírito pregando com sabedoria.
    curso de capacitação para pregadores da Palavra de Deus
  • Se você é um professor da EBD, como eu, sabe da grande responsabilidade que tem para interpretar corretamente a Palavra de Deus e ensinar de forma íntegra e idônea. Clique aqui para receber dicas exclusivas para professores da EBD.
    dicas exclusivas para professores da escola bíblica dominical
  • Quer ver outros materiais de estudo bíblico? Clique aqui para conhecer.
    loja virtual de produtos evangélicos do blog bíblia se ensina
Compartilhe isso:

Autor: Gabriel Filgueiras

Um caco de barro que com trabalho duro está sendo moldado pelo Criador.

5 comentários em “A morte de Jesus: entenda por que ele não morreria por você de novo”

  1. Pura realidade,eu gostava de músicas evangélicas,mais desde que comecei lê a bíblia,comecei a entender que tem muitas músicas que nos deixar emocionalmente e depois que,a música,acabar vem um vazio dentro de nós,por isso escuto mais,quando eu quero,me alegra,eu canto com minha voz,ao senhor,e dou Glória a Deus,esse é meu louvor ao senhor,não vou saber,se quem cantar músicas gospel canta por a amor a Deus o por fama,melhor é minha voz que sei quê está louvado sem fama alguma,só tenho sede do espírito Santo de Deus amém.😀

  2. A paz do Senhor Jesus!

    Concordo plenamente com você, Gabriel

    No que diz respeito às músicas ditas evangélicas, que estão sendo escritas por compositores que querem simplesmente fazer sucesso, com certeza não exaltam nem glorificam ao Senhor Jesus.

    Não são das músicas o papel de evangelizar, esse trabalho é da pregação do evangelho.

    As músicas são para o louvor.

    Infelizmente, muitas delas não desempenham essa função, são simplesmente letras de auto ajuda, massageadoras de ego humano, despeito, controvérsias bíblicas e muitas outras coisas.

    Precisamos analisar bem a letra da música antes de cantar, para ver se não confronta com a bíblia.

    Canção de louvor, só aquela que glorifica e exalta o nome de Jesus.

  3. GRANDE VERDADE. JESUS REALMENTE JÁ MORREU POR NÓS. ELE REVIVEU SIM E NUNCA MAIS MORRERÁ NOVAMENTE.
    VAMOS APROVEITAR ESSE GRANDE AMOR, CONFORME O QUE ESTA ESCRITO EM JOÃO 3.16-17

    Gostaria de colocar minha foto no perfil kkkk peço sua ajuda.

Digite seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.