Não ler e entender a Bíblia traz sérias consequências à igreja de Cristo!

Como entender a Bíblia mais facilmente? Como vencer a preguiça de ler a Bíblia? Como ter prazer em estudar a Palavra de Deus?

Talvez você também esteja se fazendo uma dessas perguntas, não é mesmo? Como entender a Bíblia com tanta facilidade como outras pessoas conseguem?

os perigos de não entender a bíblia e como fazer

Se a Bíblia é a Palavra de Deus por que é tão difícil entender o que está escrito nela? Por que eu sinto sono quando a leio ou sinto preguiça só de pensar em lê-la? Por que não tenho prazer em ler a Bíblia, não acho nada de interessante nisso ou outras coisas me atraem mais do que ela?

Eu gostaria de alguns minutos da sua atenção para compartilhar contigo certos problemas que infelizmente são frequentes na vida cristã de muitas pessoas e talvez estejam acontecendo contigo também.

Você por acaso passa por problemas ou dificuldades de entender o que lê na Bíblia Sagrada? Sente preguiça de estudar a Palavra de Deus? Muitas vezes deixa o estudo da Bíblia para depois e no final das contas acaba não estudando nada? Sente dificuldades para aplicar o que você lê na Bíblia à sua vida? Está sem prazer ou entusiasmo de estudar a Palavra de Deus? Ainda não viu tanta importância nisso?

Todas essas perguntas geram uma outra pergunta: o que acontece se eu for cristão e não entender a Bíblia?

Muitas pessoas passam por estes problemas, entenda as gravidades disso

Hoje em dia, infelizmente, muitas pessoas se convertem ao nosso Senhor e não adquirem o hábito de ler e estudar a Bíblia Sagrada. Muitas delas entram pra  igreja e ficam muitos anos sem conhecer até mesmo preceitos básicos da fé cristã.

Isto gera uma série de problemas ao corpo de Cristo, a igreja, e muitos costumes errados se espalham dentre os irmãos pela falta de análise da Palavra de Deus. Veja por exemplo o que o apóstolo Paulo escreveu à igreja de Corinto sobre este assunto:

Irmãos, não pude falar a vocês como a espirituais, mas como a carnais, como a crianças em Cristo. Dei a vocês leite, e não alimento sólido, pois vocês não estavam em condições de recebê-lo. De fato, vocês ainda não estão em condições, porque ainda são carnais. Porque, visto que há inveja e divisão entre vocês, não estão sendo carnais e agindo como mundanos? (1 Coríntios 3: 1-3)

Eu fico imaginando com quanta tristeza o apóstolo Paulo estava escrevendo isto àqueles irmãos que ele mesmo evangelizou e ganhou pra Jesus

O apóstolo queria entrar em mais detalhes da Palavra de Deus com eles, mas não podia, pois aqueles crentes não estavam preparados para receber e aprenderem mais de Deus porque não sabiam nem o básico, que neste caso seria viver em paz e comunhão.

E eu tenho certeza que muitos destes problemas permeiam várias igrejas de Cristo hoje em dia

Tudo isto vem por consequência de uma vida que não se interessa tanto por ler e nem estudar a Palavra de Deus.

Por causa disso muitas pessoas que estão há anos na igreja infelizmente ainda não tem uma experiência pessoal com Cristo.

Semelhante repreensão receberam os hebreus que eram crentes há muito tempo, veja:

Embora a esta altura já devessem ser mestres, precisam de alguém que ensine a vocês novamente os princípios elementares da palavra de Deus. Estão precisando de leite, e não de alimento sólido! (Hebreus 5: 12)

Veja claramente que o escritor dirige estas palavras a pessoas que tinham anos de crente, pois eles já deveriam ser mestres, mas provavelmente não passaram por experiências verdadeiras com Deus, se não apenas por experiências religiosas.

Estas palavras servem de repreensão para aqueles que são crentes há muito tempo, mas também serve de aviso e orientação aos mais novos, pois eu ainda era novo convertido quando li estes versículos pela primeira vez e já pude ficar atento quanto a este assunto, e infelizmente conheci muitas pessoas que passavam por este problema. Pessoas que não entendiam passagens da Bíblia e acabavam misturando uma coisa com outra que não tem nada a ver e sem perceber concordavam com coisas erradas e até com heresias na igreja e com respeito à fé cristã, e isto é muito grave!

Vou citar algo que ocorreu comigo como exemplo, uma pequena conversa sobre corinhos de adoração a anjos

Você já deve ter ouvido corinhos que falam de anjos, e não de Deus. Muitos deles citam os nomes dos anjos e dão a eles todo o crédito da canção, e a Bíblia condena isto!

A Palavra de Deus ensina que anjos não devem ser adorados e nem louvados, veja neste versículo:

Eu, João, sou aquele que ouviu e viu estas coisas. Tendo-as ouvido e visto, caí aos pés do anjo que me mostrou tudo aquilo, para adorá-lo. Mas ele me disse: “Não faça isso! Sou servo como você e seus irmãos, os profetas, e como os que guardam as palavras deste livro. Adore a Deus!” (Apocalipse 22: 8)

Eu tentei explicar tal situação a uma irmã da igreja, mas ela começou a se alterar e dizer: “mas a Bíblia não diz que ninguém pode amaldiçoar o que Deus abençoou? Quem sou eu pra amaldiçoar aquilo que Ele abençoou?

É claro, para quem conhece um pouco da Bíblia, que ela confundiu, de maneira muito irracional, infelizmente, a passagem em que Balaão é contratado por Balaque para amaldiçoar Israel, mas não consegue, pois Israel é um povo abençoado e ninguém pode amaldiçoar o povo de Deus!

Mas Deus disse a Balaão: “Não vá com eles. Você não poderá amaldiçoar este povo, porque é povo abençoado”. (Números 22: 12)

Através deste exemplo nota-se uma pessoa dizer algo que não tem nada a ver e infelizmente acaba concordando e proclamando uma heresia dentro das igrejas de Cristo.

Entende agora como a falta de entendimento do que está escrito na Bíblia é uma falta grave na vida de nós cristãos?

Ao ver estas situações eu me apeguei mais ainda à Palavra de Deus para que este problema não viesse a acontecer comigo e para que pudesse tentar instruir aos outros dando respostas a essas questões.

Então como posso obter ajuda para entender com mais facilidade a Bíblia Sagrada?

Se você estiver interessado em aprender mais da Palavra de Deus, entendê-la com mais facilidade, vencer a preguiça de lê-la e ter prazer em estudá-la, tenho certeza que vai gostar muito de receber as dicas que preparei para te ajudar nesta missão!

Nestas dicas vou te mostrar várias técnicas simples para entender a Bíblia que eu também uso, e muitas delas desde novo convertido, que me possibilitaram entender com mais facilidade a Palavra de Deus e ter ótimas experiências com Ele e com meus irmãos em Cristo, assim como me ajudou a me preparar para responder às pessoas que ainda não tem o conhecimento de Deus.

Você cristão, precisa ter resposta para dar às pessoas que perguntarem sobre sua fé e esperança!

Antes, santifiquem Cristo como Senhor em seu coração. Estejam sempre preparados para responder a qualquer pessoa que pedir a razão da esperança que há em vocês. (1 Pedro 3: 15)

Como estar preparado para responder a alguém sobre a fé e a esperança que há em mim se eu não as conhecer antes? Eu acredito que o dever mínimo de todo cristão é saber dar esta resposta aos que não tem o conhecimento de Deus.

Você concorda?

A única maneira de ter resposta às dúvidas a nós apresentadas pelos que não conhecem a Deus é conhecendo a Bíblia Sagrada! Isto não é uma missão somente de nossos pastores, mas é nossa também, é de todo cristão que faz parte da igreja, o corpo de Cristo, pois todos somos cooperadores do evangelho de nosso Senhor Jesus!

Mas infelizmente nem todos estão preparados 🙁

Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão, se não houver quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: “Como são belos os pés dos que anunciam boas-novas!” (Romanos 8: 14, 15)

Se você entende que precisa melhorar sua vida de estudo da Palavra de Deus então NÃO PERCA MAIS TEMPO.

Receba  em seu e-mail minhas 13 dicas para entender melhor a Bíblia. Inscreva-se nessa página aqui.

Você já vivenciou alguma situação de imaturidade da interpretação da Palavra de Deus? Compartilhe conosco nos comentários para edificar a vida de outros irmãos em Cristo também. Que a paz do Senhor Jesus seja contigo, amém!

Quer entender a Bíblia melhor, mas não sabe como? Aprenda com 13 dicas práticas!

Gabriel Filgueiras

Cristão desde novembro de 2006 e Professor da Escola Bíblia Dominical desde julho de 2008, faço parte da Terceira Igreja Batista de Rio das Ostras, RJ. Minha missão é fazer que as pessoas cresçam passando a elas o que já aprendi e mostrar que todo cristão precisa entender bem a Bíblia Sagrada (2 Timóteo 2: 15).

Website: http://bibliaseensina.com.br

Deixe seu comentário