Explicação de Mateus 10.34 – “Não vim trazer paz, mas espada!”

Imagem ilustrativa de Mateus 10.34-36 e Lucas 12.51-53: Não vim trazer paz, mas espada...z, mas espada

Que tamanha controvérsia seria essa? Por que, em Mateus 10.34-36, “Jesus” disse: Não penseis que eu vim à terra a trazer paz; não vim trazer paz, mas espada. Pois vim para pôr o homem contra seu pai, a filha contra sua mãe, e a nora contra sua sogra. E os adversários do homem serão os de sua própria família. (Bíblia Peshitta BV Books) Como entender tamanho paradoxo? Por que o Salvador disse que colocaria famílias em guerra? Pode ser que não consigamos explicar de modo perfeito as palavras do Mestre aqui, mas tentaremos elucidar de modo simples e objetivo.

Baixe este conteúdo em PDF para impressão.

Explicando Mateus 10.34 a partir de seu contexto imediato.

Como não se trata de uma passagem fácil de entender, vamos começar de modo simples, verificando o que está dito antes e depois dos versículos 34-36 de Mateus 10.

Primeiro, o capítulo começa com o Senhor enviando seus doze emissários (apóstolos) para pregar a mensagem de arrependimento do reino de Deus (vs. 5-8). Porém, ao enviá-los, o Mestre os adverte de que, em um lugar ou outro, algumas pessoas não receberiam sua mensagem, e por isso seriam perseguidos (vs. 14-15).

Depois, o Mestre continua dizendo que seus discípulos sofreriam perseguição de alguns da própria elite religiosa judaica; aqueles que não dariam crédito à mensagem do Messias (v. 17). Mas até alguns dos povos de outras nações também não receberiam sua palavra (v. 18).

E agora, ainda antes dos versículos 34-36 de Mateus 10, o Mestre diz aos seus discípulos que dissensões aconteceriam dentro das próprias famílias (v. 21). Agora, porém, já sabemos que essa perseguição contra os discípulos, que poderiam acontecer até mesmo dentro de suas próprias famílias, seria causada pela rejeição que alguns teriam à mensagem do Salvador.

Nos versículos 24-25, através de uma parábola, ele mostra que, assim como ele mesmo foi perseguido por pregar a mensagem de Deus contra os pecados, seus discípulos também seriam. Mas mesmo assim, ele os encoraja a pregar! (vs. 26-31)

homem pregando a palavra de Deus diante da congregação

O motivo das brigas familiares e as decisões.

À partir do versículo 32 entramos em outra cena do mesmo discurso do Senhor. Agora ele ensinará que segui-lo implica em tomar decisões. E justamente porque algumas pessoas tem rejeição pela mensagem do Salvador, quando um integrante de sua família recebe as palavras dele, então podem começar as brigas.

Em Lucas 12:51-53, onde lemos as mesmas palavras de Mateus 10.34-36, vemos um comentário interessante na Bíblia King James Fiel de estudo (onde, infelizmente, nem tudo se pode aproveitar):

A todos que escolherem segui-lo como discípulos, Jesus tornou possível a paz com Deus (Rm 5.1). Os incrédulos, porém, continuam em desacordo com o Senhor e com Sua exigência de santidade. A divisão por causa do evangelho de Cristo [isto é, do Ungido] será tão grande que algumas famílias serão divididas…

Bíblia King James Fiel com estudo Holman, pág 1689; trecho do comentário de Lucas 12.51-53. Os [colchetes] são nossos.

Logo, o que vemos acontecendo por trás dessas palavras de Yeshua (isto é, “não vim trazer paz, mas espada, pois vim causar divisão…”) é um cenário de brigas devido à oposição que pessoas más causam à mensagem dele por meio de seus discípulos; já que o Mestre aqui também está citando Miquéias 7.6, onde seu contexto mostra claramente uma sociedade ímpia e contrária aos princípios de Deus (vide vs. 1-6).

Comente aqui abaixo se você entende estes versículos de outra forma ou se tem uma situação na prática que sirva de exemplo.

Compartilhe isso:

Autor: Gabriel Filgueiras

Um caco de barro que com trabalho duro está sendo moldado pelo Criador.

43 comentários em “Explicação de Mateus 10.34 – “Não vim trazer paz, mas espada!””

  1. Tive uma criação muito rígida. Hoje porém entendo que devo seguir com a nossa fé, respeitando o meu coração a minha opinião. E isso não significa que deixei de amar qualquer um dos meus familiares mas sim, a respeitar a sombra de cada um.

    Deus é amor e Luz, e ELE nos nos faz evoluir sempre. Mesmo na pior das depressões ou na maior facilidade, estaremos sempre evoluindo para o amor e para a Luz

  2. Estou no meu processo de leitura da bíblica e quando cheguei em Mateus fiquei intrigada nessa parte! Então achei sua explicação e achei perfeita suas colocações, obrigada e continue postando.

  3. Quando aceitei a Jesus minha família ficou totalmente contra mim por anos seguidos enfrentei e superei terríveis conflitos pois o Cristianismo em minha vida foi grande oposição contra o mundo a carne e as trevas principalmente entre a minha família ,mas perceberem em minha fé em Cristo Jesus e hoje tenho quase todos da minha família convertidos a Cristo Glória a Deus

  4. malabarismo bíblico para tentar esconder que Deus é mau, vode todos os versiculos de apedrejamentos, escravidão, matança, destruição do mundo por seus próprios poderes, ETC.

    1. Não é mau, é apenas um Deus justo que justifica suas ações relatando pela palavra da verdade, isso é muito real dentro de casas e também países que tem outros deuses como o seu deus, por exemplo o islamismo, aceite Jesus e diga que Ele é o Senhor da sua vida para ver, você será até morto pelo seu próprio pai ou mãe dependendo do nível de fé dos seus familiares! Entende!?

      1. Eu entendi essa parte da bíblia através da sua explicação

Digite seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.