Paulo proibiu o casamento heterossexual na Bíblia em 1 Coríntios 7?

“O casamento heterossexual na Bíblia também é pecado e foi proibido?”

“É verdade que o casamento heterossexual na Bíblia foi proibido pelo apóstolo Paulo? O que de fato ele quis dizer com o que escreveu em 1 Coríntios 7?”o casamento heterossexual na bíblia foi proibido pelo apóstolo Paulo conforme 1 coríntios 7?

Você já ouviu falar de proibição do casamento heterossexual na Bíblia? Eu nunca tinha ouvido falar, mas recentemente vi essa questão ser trazida à tona.

Os argumentos que você verá mais adiante neste estudo são mais alguns textos isolados que são interpretados de forma louca na tentativa de provar que há contradições na Bíblia Sagrada.

Quando pensamos que já vimos de tudo no que diz respeito à deturpação da interpretação da Bíblia, aparece algo ainda pior.

Estive lendo uma notícia no protal Gospel Prime esses dias e me surpreendi com o comentário de um dos leitores.

A notícia dizia que uma certa igreja do exterior estava mudando sua liturgia de culto para aceitar a celebração do casamento gay.

Ora, todos sabemos que o relacionamento homossexual, assim como o casamento gay, não estão de acordo com os padrões de Deus para o casamento, como eu explico brevemente no estudo sobre os sodomitas aqui no blog, e como está claramente registrado em Levítico 18, Romanos 1:26-28, 1 Coríntios 6:9-10 e 1 Timóteo 1:10.

Todas as citações contra tais relações sexuais ilícitas apresentadas nos versículos acima são princípios divinos e não podem ser anuladas sob nenhuma hipótese nos dias atuais.

Todavia eu não sei o que está acontecendo com a mente de algumas pessoas que estão “dando nó em pingo d’água” na interpretação da Bíblia Sagrada, e assim cometendo vários erros teológicos bizarros.

“Afinal de contas, o apóstolo Paulo realmente proibou o casamento heterossexual na bíblia, de acordo com algumas coisas que disse em 1 Coríntios 7?”

Veja abaixo o que estão interpretando da Bíblia sobre o casamento heterossexual.

Não terás relação sexual com mulher:

“O correto é que o homem não faça sexo com mulher”1 Cor 7,1.

Obrigação do celibatarismo (basicamente abster-se do casamento para servir a Deus).

“Sejam celibatários como eu” Paulo: 1 Cor 7,7.

Proibição do casamento héterossexual na bíblia:

Lucas 20: 34-35 “…mas aqueles que forem julgados dignos da vida eterna e da ressureição dos mortos NÃO SE CASAM OU E NEM SÃO DADAS EM CASAMENTO”, (NT de Frederico Lourenço)

Qualquer tipo de relaçao sexual proibida:

“Caminhemos na vida com decoro, como que em pleno dia… nem com RELAÇÕES SEXUAIS ou libertinagens” – Romanos 13,13

E o pior é que todas essas passagens são do Novo Testamento. Não há o que discutir aqui. Quem não guardar tudo isso irá queimar no lago de fogo que arde eternamente. Boa sorte a todos.

Ao ler essas palavras você acha que verdadeiramente o casamento heterossexual na Bíblia foi proibido?

Nunca vi tanta tolice e adulteração da bíblia quanto estas deste comentário. Não tem a ver o dedo com a unha do que foi escrito, que confusão mais maluca!

Quando eu penso que já vi de tudo que é doidera na interpretação das Escrituras me aparece algo ainda pior…

Comecemos por ler o contexto de 1 Coríntios 7:1…

“Ora, acerca das coisas que me escrevestes, bom seria que o homem não tocasse em mulher.

Ainda assim, para evitar fornicação, CADA HOMEM TENHA SUA PRÓPRIA ESPOSA, E CADA MULHER TENHA O SEU PRÓPRIO MARIDO.” (1 Coríntios 7:1-2 KJF)

Está claro no texto acima que Paulo está defendendo o casamento heterossexual na Bíblia!

Dê continuidade ao que Paulo quer dizer com o CONTEXTO de 1 Coríntios 7 e vai entender sem muitos esforços.

“Porque eu quereria que todos os homens fossem como eu mesmo;

mas cada homem tem o seu próprio dom de Deus, um de uma maneira, e outro de outra.” (1 Coríntios 7:7 KJF)

O apóstolo Paulo era viúvo ou solteiro (1 Coríntios 7:8)

Ele não se deu em casamento justamente para dedicar-se mais à obra de Deus, à evangelização, à fundação de novas igrejas e ao treinamento de novos obreiros.

Ele gostaria que todas as pessoas se dedicassem com tal fervor à obra de Deus, sem que nada os impedisse, pois sabia que, de certa forma, o casamento poderia ser uma ocupação a mais que levaria o homem/mulher de Deus a não fazer a obra Dele com toda dedicação que poderia.

Mas quero que estejais livres de preocupações.

Aquele que é solteiro cuida das coisas que pertencem ao Senhor, e como ele pode agradar ao Senhor;

mas o que é casado cuida das coisas que são do mundo, em como ele pode agradar a sua esposa.

Há diferença também entre a esposa e a virgem;

a mulher solteira cuida das coisas do Senhor, para ela poder ser santa, tanto no corpo como no espírito;

mas a que é casada cuida das coisas do mundo, em como ela pode agradar o seu marido. (1 Coríntios 7:32-34 KJF)

Mas o apóstolo reconheceu que nem todos tem o mesmo chamado que ele (v. 7b), por isso deu a recomendação do versículo 2 que você leu acima.

“Ainda assim, para evitar fornicação, cada homem tenha a sua própria esposa, e cada mulher tenha o seu próprio marido.”

Comprove no versículo abaixo que o objetivo geral do apóstolo Paulo em 1 Coríntios 7 era incentivar os cristãos a ligarem-se a Deus e realizar sua obra sem impedimentos, sejam casados ou não.

Mas isto eu vos digo, irmãos: O tempo é curto; o que importa é os que têm esposas sejam como se não tivessem nenhuma;

e os que choram, como se não chorassem; e os que se alegram, como se não se alegrassem; e os que compram, como se não possuíssem;

e os que usam deste mundo, como não abusassem dele, porque a moda deste mundo passa.

E eu digo isso para o vosso proveito; não que eu lance um laço sobre vós, mas para o que é gracioso, para vos unirdes ao Senhor sem distração.” (1 Coríntios 7:29-31,35 KJF)

“De acordo com Lucas 20:34-35 o casamento heterossexual foi realmente proibido na Bíblia? Por que não teremos a mesma esposa/marido na eternidade?”

Em Lucas 20:34-35 não existe nenhuma proibição do casamento, falar isso é uma loucura e confusão teológica tola e imbecil.

Não costumo usar essas palavras para argumentar, mas diante de um absurdo tolo desses não encontro outras.

Jesus está falando como será nossa existência no futuro, na vida eterna, não tem nada a ver com proibir o casamento heterossexual nos dias atuais…

“nem podem mais morrer; porque são iguais aos anjos, e são filhos de Deus, sendo filhos da ressurreição.”(Lucas 20:36 KJF)

Romanos 13:13 não tem nada a ver com proibição de relação sexual dentro dos padrões de Deus (casamento heterossexual – marido e mulher), tem a ver com proibir as relações sexuais ilícitas, as IMORALIDADES SEXUAIS como prostituição, promiscuidade, sodomia, fornicação, etc.

“Andemos honestamente, como de dia, não em festanças, nem em bebedeiras, nem em vadiagens, nem em despreocupação, nem em contendas e inveja.” (Romanos 13:13 KJF)

Se resta ainda alguma dúvida, veja em outra versão, cujo sentido do texto é o mesmo.

“Comportemo-nos com decência, como quem age à luz do dia, não em orgias e bebedeiras, não em imoralidade sexual e depravação, não em desavença e inveja.” (Romanos 13:13 NVI)

Como crescer no entendimento da Bíblia e em sua interpretação de forma madura?

Em primeiro lugar é importante aprender com verdadeiros obreiros de Deus homens idôneos, de caráter íntegro e que realmente tem experiência e sinceridade para com Deus, que nasceram de novo e não adulteram sua Palavra.

A versão da Bíblia que você usa também é muito importante para não gerar confusão no momento da interpretação.

Por isso, prefira as versões que usam textos íntegros extraídos do Texto Recebido e do Texto Messorético, como as versões Almeida Revista e Corrigida, Almeida Corrigida Fiel e principalmente a King James Fiel.

Utilize versões mais modernas, cujo português é mais fácil de entender, como a NVI, NTLH, NAA, somente para comparações e entendimento fácil, desde que os textos estejam em concordância com os das versões citadas acima.

E se você tem um chamado de Deus, um ministério, e trabalha com a pregação e/ou ensino da Palavra, capacite-se mais nela e estude-a mais à fundo a fim de amadurecer ainda mais.

“Eu gostaria de fazer um curso cristão para entender e interpretar a Bíblia com mais entendimento, mas não sei por onde começar.”

Abaixo você vai conferir alguns cursos de caráter cristão e ferramentas de estudo bíblico que poderão te ajudar a consolidar seu chamado e ministério.

“Portanto, irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis.” (2 Pedro 1:10 ARC)

Escolha aquele que corresponde ao chamado do Espírito Santo para você e clique para saber mais.

  • “Eu quero aprender a interpretar diversos assuntos da Bíblia com entendimento e maturidade, pois eu também ensino a mesma.” A Escola da Bíblia Shubert é indispensável para você, clique e conheça!
  • “Sou professor da Escola Bíblica Dominical e preciso interpretar a Palavra corretamente a fim de ensinar de forma correta a meus irmãos em Cristo.” Que tal receber dicas exclusivas para professores da EBD em seu e-mail e alguns materiais cristãos de estudo da Palavra?
  • “Quero ser (ou já sou) pregador da Palavra e quero ganhar almas para Jesus pregando a Bíblia com sabedoria e unção.” Conheça o Kit curso para pregadores da Palavra completo.
  • “Eu trabalho com o ministério infantil e gostaria de ensinar as crianças de forma madura a genuína Palavra de Deus sem cometer erros teológicos.” Comece aqui a descobrir como trabalhar com o ministério infantil de forma madura.
  • “Quero conhecer outros materiais cristãos e cursos relacionados ao meu chamado.” Clique aqui para saber mais.

“E as coisas que ouviste de mim entre muitas testemunhas, as mesmas confia a homens fiéis, que sejam capazes de também ensinarem os outros.” (2 Timóteo 2:2 KJF)

Aprenda a desenvolver o hábito de estudar a Bíblia. Desfrute de uma verdadeira transformação em sua vida!

Gabriel Filgueiras

Meu objetivo é ajudar novos cristãos a amadurecerem no entendimento da Bíblia Sagrada, e os obreiros de Deus a capacitarem-se melhor para o ministério cristão. Sou casado com a Lidiane Filgueiras e somos membros da 3ª Igreja Batista de Rio das Ostras, RJ, pr. Jorge Cônsoli Lima e Débora. Sirvo ao Reino do Senhor Jesus como professor da Escola Bíblica Dominical desde Julho de 2008 e estou me dedicando a ajudar cristãos comprometidos através deste blog compartilhando estudos bíblicos, materiais e cursos cristãos para capacitação do ministério e edificação do corpo de Cristo.

Website: http://wp.me/P7fxRD-dd

Deixe seu comentário