Professor da Escola Bíblica Dominical – Gabriel Filgueiras

Confira nesta página um pouco sobre mim,  da minha história e algumas obras bíblicas.

professor da escola bíblica dominical Gabriel FilgueirasGraça e paz do Senhor Jesus! Como você já sabe me chamo Gabriel Filgueiras e sou Professor da Escola Bíblica Dominical.

Eu amo estudar a Bíblia Sagrada, aprender mais e mais coisas novas e compartilhar com as pessoas tudo que aprendo, afim de fazer que todos cresçam na graça do Senhor Jesus e no conhecimento das Sagradas Escrituras.

Sou membro da Terceira Igreja Batista de Rio das Ostras, RJ.

Eu gosto de explicar a Palavra de Deus não somente com fé, mas também de uma forma racional, sem fugir de nossa realidade.

Examino bem todo estudo que faço, seu contexto, e gosto de trazer lições da Bíblia para nossa atualidade, pois mesmo sendo ela escrita a milhares de anos, sua mensagem ainda é muito atual e necessária para nossa vida hoje em dia.

Algumas obras bíblicas criadas

Um pouco da minha história

Eu ouvi e acreditei na mensagem do evangelho e recebi ao Senhor Jesus na minha vida em Novembro de 2006 na igreja Metodista Wesleyana na minha cidade natal no RJ. Eu tinha 17 anos.

Passei neste período por uma época muito marcante em minha vida.

Em 2006 e 2007 eu não trabalhava ainda. Estava concluindo meu ensino médio e tinha minhas tardes livres, então as aproveitava estudando a Bíblia Sagrada todos os dias, fazendo proveito de todas as revistas da Escola Bíblica Dominical que eu tinha e que eu ganhava da igreja e de meu pastor.

Em Janeiro de 2008 me mudei para a atual cidade onde moro e me tornei membro de uma pequena igreja pentecostal que hoje não existe mais.

Esta foi outra ocasião muito marcante em minha vida, aprendi diversas coisas novas sobre Deus e sua obra. Ali naquela igreja eu passei várias experiências pessoais com Deus e diversas provações.

Eu e meu irmão estávamos buscando a Deus fervorosamente juntos, pregando a Palavra nos cultos. Até que eu fui chamado para ser Professor da Escola Bíblica Dominical ali.

Minha primeira aula foi em 1 de julho de 2008, e as lições tinham como tema os frutos do Espírito. Usei uma antiga revista de Professor da Escola Dominical da CPAD.

Pouco tempo depois meu irmão foi chamado para liderar o grupo jovem e estivemos trabalhando juntos nisso pelo menos por 1 ano e meio.

Todos nós fomos muito abençoados naquele tempo. Os cultos jovens voltaram a acontecer, íamos a diversas igrejas e louvávamos ao Senhor com nosso pequeno grupo, evangelizávamos nas ruas, criamos uma gincana bíblica para os jovens, dentre outras coisas.

Já com as primeiras experiências de Professor da Escola Bíblica Dominical eu percebi que, quando ensinamos a Bíblia, aprendemos muito mais do que quando somos alunos.

Aprendi muito mais quando me tornei professor da Escola Dominical do que quando era aluno, e Deus foi me fazendo perceber para qual vocação eu nasci.

Ao dar aula na EBD aprendi uma coisa que, na minha opinião, é de grande valor:

Em nada temos motivos para nos gloriarmos de trabalhar em tal ministério na igreja.

Muito pelo contrário, antes do professor da escola bíblica dominical ensinar, deve praticar a Palavra.

Somos provados pela Palavra antes de ensiná-la à igreja.

Depois dessas experiências, devido a mudanças de endereço, fiz parte de outras 2 Assembleias de Deus.

Em uma eu fiquei aproximadamente 1 ano e meio, e em 2011, ao voltar para a cidade de Rio das Ostras, permaneci em outra Assembleia de Deus por 5 anos, onde também era Professor da Escola Bíblica Dominical e no ano de 2012 passei a servir como diácono.

Em fevereiro de 2016, quando me casei, migrei para a Terceira Igreja Batista da qual hoje faço parte.

Nesta eu não pude continuar exercendo as funções de diácono, pois pelas doutrinas da igreja batista o serviço do diaconato é exercido somente na igreja a qual fui consagrado, no caso a Assembleia.

Respeitei os dogmas da igreja e em nada me pus contrário a isso, antes aceitei de bom grado.

Todavia pedi aos pastores que eu pudesse continuar exercendo o ministério de Professor da Escola Bíblica Dominical, o que estou fazendo até hoje pela misericórdia e graça de Deus.

Quero sempre trabalhar neste ministério, pois é prazeroso pra mim compartilhar com os irmãos as coisas que eu aprendo e ajudar todos a entenderem melhor a Bíblia Sagrada no que estiver ao meu alcance.

Aqui no blog você pode conferir alguns estudos sobre a Escola Bíblica Dominical que já criei e também alguns auxílios para o Professor da EBD.

Além disso há alguns conteúdos sobre como entender a bíblia mais facilmente. Comece a estudar 🙂

Por enquanto é tudo.

“O Senhor conduza o coração de vocês ao amor de Deus e à perseverança de Cristo.” (2 Tessalonicenses 3:5 NVI)

Siga Bíblia se Ensina nas redes sociais

icone facebookbiblia se ensina youtubebiblia se ensina twitterbiblia se ensina google plus

Quer entender a Bíblia melhor, mas não sabe como? Aprenda com 13 dicas práticas!