5 Coisas que todo professor da escola dominical deve orar

O professor da Escola Dominical deve estudar e examinar a Palavra de Deus para estar apto ao ensino da mesma, mas será que isto é tudo?

Antes de tudo você precisa saber que o professor da Escola Dominical deve estar preparado em oração para ensinar a Palavra ao entrar na classe.

Se você está até mesmo procurando por um curso para professores da Escola Dominical, saiba que este de nada vai adiantar, se não viver em oração pelos itens que vai ler neste estudo.

Preparar-se em oração e santificação lhe dará unção ao ensinar e poderá te livrar de muitas situações inesperadas em classe, sabendo que o próprio Deus estará ao seu lado.

Mas a sua intercessão não deve ser somente pela classe superficialmente, e nem apenas aquela oração que você faz antes de começar preparar a lição.

Abaixo você descobrirá as 5 coisas pelas quais todo professor da Escola Dominical deve orar, portanto leia atentamente a fim de aplicar tudo à sua vida o quanto antes.

5 orações que todo professor da escola dominical deve fazer

#1 Ore a Deus pedindo para que você aprenda com o que ler e estudar

Antes dos alunos, você deve aprender e praticar o conteúdo da lição em sua vida, para isso é necessário estar receptivo ao aprendizado da Palavra.

Peça a Deus que você tenha facilidade para comunicar e transmitir tudo aquilo que você aprendeu, sabendo que toda Palavra que foi aprendida é vivida antes por você.

Permita que o Espírito Santo te ensine a Palavra. Todos os professores da escola dominical necessitam disso, leia atentamente o versículo abaixo:

Pois quem conhece os pensamentos do homem, a não ser o espírito do homem que nele está? Da mesma forma, ninguém conhece os pensamentos de Deus, a não ser o Espírito de Deus. (1 Coríntios 2: 11 NVI)

Durante o preparo da lição, não deixe de pedir direção do Espírito Santo.

Tenha humildade suficiente para reconhecer que você precisa aprender primeiro e ore como no Salmo 119: 18…

Abre os meus olhos para que eu veja as maravilhas da tua lei.

O próprio Senhor Jesus afirmou que havia aprendido com Deus primeiro para então ensinar sua doutrina às pessoas (João 7: 16, 17).

#2 Ore para que o Espírito Santo ensine através de você em classe.

Talvez, as vezes, ao entrar em classe para ensinar você pode pensar que é o único transmissor da Palavra de Deus ali, mas não é!

Lembre-se da promessa que o Mestre fez:

Mas, quando o Espírito da verdade vier, ele os guiará a toda a verdade. (João 16: 13a NVI)

E ainda nos garantiu:

“Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ensinará a vocês todas as coisas …” (João 14: 26a NVI)

Através desta promessa feita a nós, discípulos do Senhor, o próprio Espírito de Deus ensinará a Palavra por meio de você. Tenha isso em mente e ore por isto.

#3 Ore a Deus pedindo-lhe direção no preparo da aula

Todo professor da EBD deve ter seu momento particular estudando as Escrituras Sagradas e preparando sua lição.

É neste momento que você deve pedir a direção do dono das Escrituras para preparar sua aula!

Por acaso você não pede para que Deus abençoe sua refeição antes de comê-la? e isto todos os dias?! Não pede proteção quando vai fazer uma viagem?

Da mesma forma peça a Deus que lhe conduza pela Bíblia Sagrada quando for preparar sua lição.

“Confie no SENHOR de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o SENHOR em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas.” (Provérbios 3: 5-6 NVI)

#4 Conheça todos os alunos de sua classe e ore por eles

Ao ensinar a Palavra de Deus podemos provocar uma série de boas consequências espirituais na nossa vida e na dos alunos.

Até mesmo dar outro rumo de vida aos estudantes você pode estar colaborando.

Muitos perdidos poderão voltar-se a Deus, e outros desviados poderão ser levados ao arrependimento.

É importante entender que você não tem o poder de mudar o coração de seus alunos, mas Deus tem!

Dessa forma transforme-se pelo poder de Deus e ore para que haja o convencimento dos pecados pelo poder das Escrituras e verdades bíblicas.

Ore para que a virtude do Espírito Santo revista cada aluno, tornando-os comunicadores da Palavra também (Atos 1: 8).

Jamais caia na soberba de desejar o crescimento somente para si! (1 Timóteo 3: 6)

#5 Depois de você crescer para com Deus aprendendo sua Palavra, seus alunos deverão crescer também, ore por isto!

Deus responderá suas orações ao pedi-lo que torne eficaz o ministério de professor da escola dominical, mas somente orar não é tudo.

O que nos foi ordenado fazer o Senhor não fará em nosso lugar!

A grande comissão descrita em Marcos 16: 15 foi ordenada aos discípulos de nosso Senhor Jesus, eu, você, seus alunos da EBD e toda a igreja.

Para que as classes de Escola Bíblica cresçam o professor deve ocupar-se visitando, telefonando, enviando mensagens, atendendo, tirando dúvidas, estudando e orando durante toda semana por seus alunos.

Cuide de sua classe de escola dominical e pratique este ditado: Um professor visitador gera alunos frequentadores!

Continue recebendo dicas como essas em seu e-mail

Você, professor da escola dominical, terá um ensino mais eficaz se com humildade orar por todas estas coisas de joelhos!

Daí então você estará apto a realizar até mesmo um treinamento para professores de Escola Dominical.

Gostou deste estudo sobre a Escola Bíblica?

Continue recebendo dicas exclusivas para professores da EBD em seu e-mail. Clique aqui para se cadastrar.

dicas para professores de escola dominical

Compartilhe este estudo com outros professores e líderes. Abençoe alguém você também!


Este artigo é uma paráfrase de um trecho do capítulo 6 do livro O que todo professor da escola dominical deve saber de Elmer L. Towns

Quer entender a Bíblia melhor, mas não sabe como? Aprenda com 13 dicas práticas!

Gabriel Filgueiras

Cristão desde novembro de 2006 e Professor da Escola Bíblia Dominical desde julho de 2008, faço parte da Terceira Igreja Batista de Rio das Ostras, RJ. Minha missão é fazer que as pessoas cresçam passando a elas o que já aprendi e mostrar que todo cristão precisa entender bem a Bíblia Sagrada (2 Timóteo 2: 15).

Website: http://bibliaseensina.com.br

2 Comentários

  1. Quize

    Poxa Gabriel que bençao!!! Obrigada por essa dedicação e exemplo!!! Por ter certeza que não voltará vazio!!! Obrigada mesmo!! Até me emocionei nunca ouvi ninguem falar da EBD assim!!! Que Deus te Capacite ainda mais!!

    • Eu que agradeço Quize pelas suas palavras, glórias sejam dadas ao nosso Deus e ao Espírito Santo que nos ensina todos os dias a Palavra do Senhor. Deus abençoe sua vida!

Deixe seu comentário