Sodomita na Bíblia? Significado e origem da palavra

Abuso sexual na Bíblia - sodomitas de Gênesis 19

Sendo encontrada principalmente em textos como 1 Coríntios 6:9 e 1 Timóteo 1:10 em certas traduções bíblicas, o que viria a ser um sodomita? É verdade que os homossexuais também o são? Ou são sodomitas quaisquer pessoas que praticam o sexo anal? Na verdade, com o passar do tempo, essa palavra passou a significar mais do que simplesmente um adjetivo pátrio dos extintos habitantes da cidade de Sodoma, que foi destruída por Deus devido seus gravíssimos pecados (Gn 18:20).

Achado arqueológico da cidade de Sodoma na atual Jordânia.
Achado arqueológico da cidade de Sodoma na atual Jordânia. Matéria publicada na Revista Isto é.

Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus.

(1 Coríntios 6:9,10 Almeida Revista e Atualizada)

tendo em vista que não se promulga lei para quem é justo, mas para transgressores e rebeldes, irreverentes e pecadores, ímpios e profanos, parricidas e matricidas, homicidas, impuros, sodomitas, raptores de homens, mentirosos, perjuros e para tudo quanto se opõe à sã doutrina,

(1 Timóteo 1:9,10 Almeida Revista e Atualizada)

Embora vejamos claramente o adjetivo “sodomita” nessa e entre outras traduções bíblicas, a verdade é que essa palavra não existe no idioma original das Escrituras.

A origem da palavra “sodomita”.

Temos algumas dificuldades de encontrar a exata origem dessa palavra, porém várias informações de onde ela pode ter vindo.

No site Origem da Palavra, encontramos a informação de que a palavra “sodomia” se fixou através da expressão latina PECCATUM SODOMITICUM, que era aplicada à forma de sexo anal.

No Dicionário Online de Português lemos: A palavra sodomita deriva do latim “sodomitae,arum“, por junção do nome da cidade Sodoma e do sufixo -ia.

Já no Online Etymology Dictionary verificamos que a palavra teve origem no final do século 14 EC, vinda do francês antigo “sodomita”, isto é, um habitante de Sodoma. Mas também é usado como um termo geral de abuso. A palavra ainda pode ter surgido diretamente do latim tardio…

Em outras fontes lemos que a palavra veio do latim medieval sodomia, do latim tardio peccatum Sodomiticum, isto é, “pecado de Sodoma”.

Segundo o professor emérito da Universidade de Idaho, Nick Gier a palavra em si não aparece até 395 EC. em cartas entre São Jerônimo e um padre Amandus, mas os detalhes do ato e a natureza do pecado não são explicados. A interpretação restrita conhecida hoje vem de um antigo relatório minoritário de pensadores como Filo de Alexandria e Agostinho de Hipona. O primeiro condenou os sodomitas por “formas proibidas de relações sexuais” e o segundo por “lascívia entre homens” (Filo de Alexandria, Abraão 134-135; Agostinho, A Cidade de Deus 16.30).

Fonte: The Real Meaning of Sodomy, by prof. Nick Gier.

Mas se a origem da palavra se dá no idioma latim, então não é bíblica, pois a língua original das Escrituras é o hebraico, e nele não vemos tal adjetivo.

Entretanto, tratando-se dos escritos de Paulo (original Shaul), temos dois idiomas em vista: o aramaico e o grego.

O aramaico era o idioma que o Salvador pregou sua mensagem, além do usado para comunicação da nação judaica na Palestina do 1º século EC. Ele é uma espécie de “irmão do hebraico” (como o português e o espanhol, por exemplo), por isso suas palavras tem as mesmas raízes e até significados. Já o grego era falado por certas comunidades fora da Palestina (vide At. 9:29), embora o hebraico sempre tivesse a primazia nas sinagogas para leitura da Torá e dos profetas (e permanece assim até hoje).

Então veremos agora qual palavra consta originalmente no aramaico e no grego, dois idiomas possíveis em que Shaul escreveu suas cartas originalmente, e dos quais temos manuscritos.

Sodomita no aramaico?

A palavra que aparece no texto original aramaico de 1 Coríntios 6:9, por exemplo, é sak,b’ay, e ela geralmente significa “deitar-se”. Ela pode significar tanto deitar-se para dormir, quanto para morrer, como para ter relações sexuais, entre outros. (Fonte: The Comprehensive Aramaic Lexicon).

No que diz respeito a deitar-se para ter relações sexuais, ela tem o sentido usado nos versículos de Gênesis 19:33-35, onde as filhas de Ló o embriagam e deitam-se com ele para engravidarem dele, também em Levítico 15:18 e Deuteronômio 28:30, ambos referindo-se a relacionamento sexual. Além disso, lemos no Léxico Aramaico que frequentemente essa palavra tem uma conotação negativa, ou seja, onde está acontecendo uma relação sexual, de alguma forma, não correta.

Além do mais, como Shaul em sua carta está descrevendo um grupo de pessoas que não herdarão o reino dos céus, então só pode ser porque elas estão fazendo algo contrário à Lei de Deus mesmo. Neste caso, o texto só pode estar se referindo a deitar-se para ter relações sexuais ilícitas, as quais o próprio Deus define nas Escrituras Sagradas, onde veremos mais à frente.

Sodomita no texto grego?

O texto grego também é interessante, pois nele encontramos o termo αρσενοκοιτης (arsenokoites).

De acordo com o Dicionário Bíblico Strong, essa palavra é a junção de duas outras, que são αρσην (arsen) e κοιτη (koite), de onde vem “coito” em português. Arsen significa “homem” e koite significa “lugar para se deitar, descansar, dormir”; além disso, também significa “leito matrimonial, de adultério, coabitação, seja lícito ou ilícito; relação sexual”.

Portanto, arsenokoites significa “alguém que se deita com homem e com mulher [para ter relação sexual]”.

Vemos com isso que, neste caso, o texto grego não está longe do aramaico.

Portanto, o termo “sodomita” não existe nos considerados idiomas bíblicos originais, porém os termos que temos são bem específicos naquilo que descrevem.

Como ficam as traduções bíblicas então?

Logo, temos algumas traduções bíblicas que foram bem específicas e fiéis ao traduzirem os termos originais.

Na Bíblia Peshitta da Editora BV Books, que é traduzida do texto aramaico, lemos 1 Coríntios 6:9 da seguinte forma:

Ou não sabeis vós que os iníquos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganais,: nem os fornicadores, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os depravados, nem os que se deitam com varões

Já na Bíblia King James Fiel, traduzida do texto grego, vemos o mesmo versículo da seguinte forma:

Não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis; nem os fornicadores, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os abusadores de si mesmos com os do sexo masculino,

Essas duas traduções se aproximam melhor dos termos originais, dos quais posteriormente veio o adjetivo latino “sodomita”, não como um adjetivo pátrio, mas como uma classe de pessoas que usavam do sexo de forma promíscua, imoral e indecente.

A assimilação entre os que se deitam com homens e os sodomitas (cidadãos).

Hoje em dia muitas pessoas tem em mente que sodomitas são as pessoas que praticam o sexo anal, seja entre homem e homem ou com uma mulher. Porém tal termo vai muito além de uma simples relação sexual. Para compreender todo o significado por trás dessa palavra, devemos nos remeter a Gênesis capítulo 19, onde ela certamente foi “inspirada”.

Em Gênesis 19 vemos um relato não meramente de prática de sexo anal, mas de violento estupro coletivo, pois os habitantes de Sodoma eram extremamente hostis, violentos e depravados para com os forasteiros (vide vs. 4-9). Mais tarde, devido a tais atitudes sexuais entre pessoas do mesmo sexo, deve ter se associado o adjetivo pátrio “sodomita” com o ato do sexo anal e do homossexualismo.

Pensando nisso, algumas pessoas defensoras de relacionamentos homo afetivos dizem que o texto bíblico não condena este tipo de relação. Ora, falar deste assunto é delicado, portanto quero destacar que aqui estamos apenas abordando verdades bíblicas, princípios que Deus, o Criador, estabeleceu para a raça humana. Nós não somos juízes das pessoas que gostam de tais práticas e nem queremos discriminá-las, pois não somos seus inimigos. Por isso, que nossos leitores tenham em mente que estamos apenas abordando realidades do ponto de vista bíblico.

Agora, se a palavra “sodomita” não está na Bíblia, e se refere a um ato sexual violento, abusivo e desrespeitoso, o que dizem não acontecer nos relacionamentos homo afetivos, então isso significa que a Bíblia poderia, de alguma forma, apoiar tais relações?

“Mas afinal de contas, quais eram os pecados dos sodomitas? É verdade que eles praticavam sexo anal?”

Os pecados dos sodomitas eram muitos, como por exemplo falta de hospitalidade, avareza, injustiça, falta de misericórdia, prostituição, soberba dentre muitos outros, conforme descrito em Ezequiel 16:49-50 e em todo este capítulo.

Todavia, o principal pecado atribuído ao adjetivo ‘sodomita’ era a imoralidade e depravação sexual, como o sexo anal dentre homens, estupro coletivo, abuso sexual, etc.

A palavra sodomita aparece próximo à outras imoralidades sexuais na Bíblia.

Por ser “vizinha” de outras palavras que definem imoralidades sexuais nos versículos bíblicos, é demonstrado que os sodomitas não eram apenas os cidadãos de Sodoma, isto não era apenas um adjetivo pátrio, mas essa palavra identificava todos aqueles que seguiam suas práticas abomináveis a Deus.

Veja um exemplo abaixo:

Não haverá prostituta entre as filhas de Israel, nem um sodomita entre os filhos de Israel. (Deuteronômio 23:17 KJF)

Veja o paralelo entre a prostituição da mulher e a depravação sexual dos homens (sexo anal e bacanal, por exemplo), pois os homens de Sodoma tinham relações sexuais entre si, além de outros abusos sexuais (Gn 19:4-5).

Na ocasião em que esta ordenança foi escrita, a cidade de Sodoma já havia sido destruída, junto de seus habitantes, a mais de 400 anos, mas a fama deles ainda era atual, e até nos tempos de Cristo esse adjetivo teve sua fama.

As palavras ‘prostituta’ e ‘sodomita’ aparecem no mesmo versículo, condenando assim a imoralidade sexual dentre os israelitas como um todo.

A palavra original hebraica em Deuteronômio 23:17, qadesh, significa “uma prostituta do templo”. Por isso outras versões bíblicas traduziram mais precisamente assim:

“Nenhum israelita, homem ou mulher, poderá tornar-se prostituto cultual. (NVI)

— Nenhum israelita, mulher ou homem, praticará a prostituição nos templos pagãos. (NTLH)

No Novo Testamento não é diferente, a palavra sodomita também está ligada à depravações sexuais e relações antinaturais, que não estão em conformidade com o padrão de sexualidade criado por DEUS desde o princípio.

Judas 1:7, por exemplo, também identifica os pecados de Sodoma e Gomorra como imoralidade sexual, veja:

“Assim como Sodoma e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que da mesma maneira deram-se à fornicação e seguiram após carne estranha, foram postas como exemplo, sofrendo a vingança do fogo eterno.”

Fornicação é uma tradução da palavra grega porneia [ou outras derivadas], que é traduzida também por imoralidade sexual; daí surge a palavra em português “pornô”, que como todos devem saber, não é nada moral.

Na Bíblia significa qualquer prática sexual errada, isto é, fora dos padrões divinos, conforme estabelecido em Gênesis 2:23-24, Marcos 10:6-8, e Efésios 5:28-30.

Fornicação inclui adultério, lascívia, prostituição, homossexualismo, bestialidade, incesto e qualquer outra perversão sexual. (Fonte: Respostas bíblicas)

Hoje em dia usamos muito a palavra fornicação para descrever pessoas que tem relação sexual fora da aliança do casamento, que praticam sexo casual (sexo sem compromisso e por puro prazer), ou ainda pessoas que vivem juntas como marido e mulher, mas não são casadas legalmente.

A expressão “carne estranha”, em Judas 1:7, significa relações sexuais fora dos padrões naturais, veja como foi traduzido na Nova Versão Internacional, por exemplo:

De modo semelhante a esses, Sodoma e Gomorra e as cidades em redor se entregaram à imoralidade e a relações sexuais antinaturais. Estando sob o castigo do fogo eterno, elas servem de exemplo.

Relações sexuais antinaturais são: sexo anal, sexo com animais, relação sexual com pessoas do mesmo sexo, etc.

O homossexualismo está ligado à sodomia? Praticar o sexo anal é sodomia e portanto pecado?

De certa forma sim, pois o adjetivo sodomita está diretamente ligado à prática do sexo anal dentre homens e dentre homens e mulheres também, assim como o estupro coletivo e o abuso sexual, ou seja, todo tipo de relação sexual antinatural.

Obs.: Algumas pessoas alimentam a ideia de que o adjetivo ‘sodomita’ não estaria ligado ao homossexualismo, porque os sodomitas na realidade cometiam abuso sexual e estupro, do contrário dos homossexuais que, em muitos casos, tem um relacionamento de dois parceiros apenas.

Todavia, continuaremos vendo mais adiante neste estudo que o relacionamento homossexual (assim como lesbianismo e outras práticas sexuais que fogem dos padrões divinos da aliança do casamento heterossexual) também é abominável a Deus, continue lendo.

Vamos analisar a passagem de Gênesis 19:4-8 em busca de mais informações sobre as imoralidades sexuais e abusos cometidos pelos cidadãos de Sodoma.

Ainda não tinham ido deitar-se, quando todos os homens de toda parte da cidade de Sodoma, dos mais jovens aos mais velhos, cercaram a casa.
Chamaram Ló e lhe disseram: “Onde estão os homens que vieram à sua casa esta noite? Traga-os para nós aqui fora para que tenhamos relações com eles”.
Ló saiu da casa, fechou a porta atrás de si
e lhes disse: “Não, meus amigos! Não façam essa perversidade!
Olhem, tenho duas filhas que ainda são virgens. Vou trazê-las para que vocês façam com elas o que bem entenderem. Mas não façam nada a estes homens, porque se acham debaixo da proteção do meu teto”. (NVI)

A depravação e violência sexual dos sodomitas era tão grande que eles quiseram abusar sexualmente dos homens que estavam na casa de Ló (estes eram anjos enviados por Deus, mas está claro que tomaram forma de homem).

Homens abusando sexualmente de outros homens não poderia ser nada mais do que sexo anal e sexo oral. Era assim que os sodomitas tratavam os peregrinos e viajantes que passavam por lá.

O verbo ‘conhecer’ em Gênesis 19:5, em algumas traduções da Bíblia, significa ter relações sexuais. Exemplo disso é que no versículo 9 Ló diz que tinha duas filhas que não conheceram homem, ou seja, eram virgens.

Podemos ver a aplicação do verbo ‘conhecer’ como relação sexual em Gênesis 4:1, por exemplo. Veja:

E Adão conheceu Eva, sua mulher; e ela concebeu e teve Caim […]

As versões Almeida Revista Atualizada e Nova Almeida Atualizada traduziram Gênesis 19:5 assim: “Traga-os aqui fora para que abusemos deles.”

Logo, em qualquer versão da Bíblia, notamos que o que os sodomitas queriam fazer com os hóspedes de Ló era exatamente abusar sexualmente deles.

Tratava-se de um estupro coletivo, ou uma orgia, pois como vemos todos os sodomitas ali presentes queriam abusar sexualmente dos dois homens.

O fato de Ló querer entregar suas duas filhas virgens para serem abusadas sexualmente em lugar dos dois homens, aconteceu por causa do costume dos antigos de protegerem seus hóspedes à todo custo; enquanto eles tivessem hóspedes em sua casa, eram responsáveis pelo bem estar deles e até por protegerem suas vidas.

No Novo Testamento o adjetivo sodomita era usado para identificar pessoas que cometiam depravações sexuais e relações sexuais ilícitas ou antinaturais.

Assim como você viu em Judas 1:7 mais acima, os sodomitas foram classificados dentre os que praticam relações sexuais ilícitas ou contrárias à natureza que DEUS criou: “que da mesma maneira deram-se à fornicação e seguiram após carne estranha.” (versão King James Fiel)

O termo “carne estranha” ou “outra carne” (usado na Almeida Revista e Corrigida), faz referência exatamente à imoralidade sexual e práticas sexuais que fogem dos padrões de Deus.

Tais práticas imorais e abomináveis a Deus, que também estão narradas em Romanos 1:26-27, incluem sexo anal, relacionamento sexual de homem com homem (homossexualismo), também podemos classificar o lesbianismo, o sexo de ser humano com animais (bestialidade), relações sexuais com parentes próximos (incesto), prostituição, fornicação, promiscuidade (relação sexual com vários parceiros simultâneos), adultério, pornografia e masturbação, dentre outras.

Tais práticas foram condenadas por Deus em Levítico 18. sendo consideradas abominações, coisas detestáveis, as quais os sodomitas e outras nações cometiam (basta ler em Levítico).

E estas coisas permaneceram (e permanecem) como imundas no Novo Testamento também, isto é, ainda são práticas fora dos padrões de Deus em nossos dias (Leia Atos 15:19-20).

Portanto, embora os pecados dos sodomitas não fossem apenas os de depravações sexuais, este adjetivo passou a ser usado para referir-se a tais práticas sexuais imorais.

Veja que o apóstolo Paulo coloca a palavra ‘sodomita’ ao lado de outras palavras que dizem respeito à depravação e imoralidade sexual.

‘Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o Reino de Deus. ‘ (1Coríntios 6:10 ARC)

A palavra grega usada para traduzir “sodomita” neste versículo é arsenokoitēs (ἀρσενοκοίτης), que significa “um homem que se deita com outro como se fosse mulher”.

Essa palavra grega dá possibilidade para outras traduções, por isso na Bíblia King James Fiel, lemos:

Não vos enganeis; nem os fornicadores, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os que abusam de si mesmo com os do sexo masculino … (1 Coríntios 6:9 KJF)

Os idólatras estão inseridos no conjunto de pessoas que cometem imoralidades sexuais porque os cultos a deuses pagãos tinham diversas orgias, prostituição, promiscuidades, sexo anal, etc., quem se dedica à idolatria geralmente comete algum tipo de imoralidade sexual.

Veja ainda que o apóstolo Paulo classifica os sodomitas como pessoas para quem a Lei se direcionava a fim de corrigi-los de seus erros e pecados.

Sabendo isto, que a lei não é feita para o justo, mas para os injustos e obstinados, para os ímpios e pecadores, […] Para os devassos, para os sodomitas, […] e para o que for contrário à sã doutrina, (1 Timóteo 1:9,10 ACF)

Mais uma vez, na King James Fiel, em vez de “sodomitas”, lemos: “para aqueles que se contaminam com o sexo masculino”.

Portanto, desde o princípio da criação, cultivar relações sexuais com pessoas do mesmo sexo não está conforme a natureza criativa de DEUS! (Leia as palavra de Jesus em Mateus 19:4-6)

Tome muito cuidado com doutrinas como a teologia inclusiva, que nega o significado de sodomita como imoralidade e depravação sexual, dentre outras coisas.

Os nossos dias estão realmente complicados, e há muitos estudiosos que estão convencidos de que Deus aceita qualquer comportamento ou hábito simplesmente porque ama a todo ser humano.

O pior de tudo é que há pessoas estudadas, que usam a própria Bíblia Sagrada para defender seus argumentos, e assim distorcem as verdades bíblicas e as transformam em mentiras descaradas para defender práticas pecaminosas, tornando-as comuns e com aparência de boas, fazendo-as passar por supostas verdades divinas.

Portanto, fiquemos muito atentos, o próprio Espírito Santo já nos advertiu de tais façanhas em diversas passagens da Bíblia.

Mas o Espírito expressamente diz que, nos últimos tempos, alguns deixarão a fé, dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios, (1 Timóteo 4:1 KJF)

É de grande importância que os servos de Deus, que estudam sua genuína Palavra, estejam preparados para combater falsos ensinos!

Pois virá tempo em que os homens não suportarão a sã doutrina, mas desejosos de ouvir coisas agradáveis, cercar-se-ão de mestres segundo os seus desejos, (2 Timóteo 4:3 TB)

Continue lendo obras de outros autores sobre sexualidade:

Para que não sejamos mais crianças, atiradas para lá e para cá, e carregadas por todo vento de doutrina, pela artimanha e astúcia dos homens que ficam à espreita para enganar. (Efésios 4:14 KJF)

Compartilhe isso:

Autor: Gabriel Filgueiras

Um caco de barro que com trabalho duro está sendo moldado pelo Criador.

78 comentários em “Sodomita na Bíblia? Significado e origem da palavra”

  1. Se sodomita é todo mundo que comete práticas sexuais anti-naturais logo isso inclui casais héteros que praticam sexo anal. O sexo anal é anti-natural não só para casais gays mas para héteros também! É assim que vejo

      1. Gabriel, mas ai temos no livro de Canticos falando sobre sexo oral e não me soa como anti natural ai. Na tradução está como anti natural, mas qual a palavra utilizada no texto original? Talvez o sentido de anti natural seja referente ainda ao homosexualismo, com animais, adulterio etc, não?

    1. Nesse caso, podemos afirmar que o sexo oral entre héteros também pode ser considerada como uma pratica anti-natural.

  2. A Biblia diz seja Santo por que eu sou Santo. sodomismo se refere tanto a homem como a mulher, sendo o sexo abençoado somente aquele que dá fruto a Deus.

  3. Não entendo de fato como se compara “sodomitas” como algo homossexual, em Ezequel 16.49 DEUS fala sobre o pecado de sodoma o qual se você for ler era não cuidar dos necessitados visto que possuíam muitas riquezas. Agora já em coríntios 6.9 a tradução de sodomitas é “afeminados” como assim ? qual é a lógica disso? no capítulo 5 de coríntios fala a respeito da imoralidade sexual e no versículo 1 fala de um homem que está fazendo imoralidade sexual com a madrasta, De fato, temos um equívoco no que queremos realmente entender, além disso, temos a palavra “malakoi” a qual tem o significator de” leve, suave”, e isso é ser gay? porque colocam isso para descriminar o homossexual? algumas traduções aceitam que a palavra “malakoi” remetia a uma ser humano que fosse devasso, e isso é ser gay?

    1. Opa meu amigo, tudo bem?
      O que tu falou sobre Ezequiel 16:49 e o fato de Sodoma ser egoísta e não ajudar ao pobre é interessante pra caramba! Mas o texto não para por aí. No versículo seguinte, 50, pra início de conversa, fala que foram arrogantes e que também fizeram abominações diante do Senhor, o que remete diretamente a Gênesis 19, por exemplo; e que por isso, Deus a removeu dali. (Sodomitas se refere diretamente a cometer abominações, inclusive nesse texto).
      Em 1 Coríntios 6, Paulo está falando de justiça e como isso deve ser tratado no meio da igreja. Com isso ele afirma que os injustos não herdarão o Reino e ele então acrescenta e faz uma lista das pessoas que também não entrarão no Reino de Deus, que inclui desde adúlteros e avarentos a efeminados e sodomitas. Perceba que esses dois últimos termos aparecem na ARA, e sodomitas é traduzido como homossexuais na NAA, NVT e outras versões; isso acontece por conta do próprio significado da palavra no original, que literalmente significa homens que praticam atos sexuais com outros homens.
      Quanto a palavra grega MALAKÓS que aparece no texto, ela tem sim o significado do ato de um homem ter relação sexual com outro homem (até de modo específico, aliás). Ela aparecendo ao lado de ARSENOKOÍTAI que também fala sobre homens com homens, que o diga.
      Aqui vai um vídeo a respeito que serviu de referência para este comentário: https://www.youtube.com/watch?v=Kb7Ru6vge_4&t=1192s

  4. A Bíblia mostra que a prática homossexual é um vício como qualquer outro. Esse pecado faz parte da lista dos pecados daqueles que não entrarão no reino de Deus! Mas os covardes, os incrédulos, os depravados, os assassinos, os que cometem imoralidade sexual, os que praticam feitiçaria, os idólatras e todos os mentirosos — o lugar deles será no lago de fogo que arde com enxofre. Esta é a segunda morte”.

    Apocalipse 21:8

    O problema da humanidade é não aceitar a Palavra de Deus como ela é. Não querem ser transformados por ela, em vez disso querem mudá-la. Dar um sentido que nunca obterão. Enganando a si mesmos. Preferindo a morte em vez da vida. Vai entender o ser humano. Amam mais o pecado que a si mesmo. E “pecado é a transgressão da Lei”. “O salário do pecado é a morte”.

  5. Olha, eu não ia comentar nada não, mas isso me incomoda de uma forma horrenda… Sou catolico porem homossexual. Desde muito novo, me falavam sobre isso, que era pecado e tudo mais. Sempre tentei tirar esse tal “pecado” e tudo mas, porem, nunca consegui. Hoje, cresci e aprendi que a homossexualidade não é algo que possamos escolher. Nunca quis escolher ser homossexual, aquele que é tratado como pecado, que sofre agressões e abusos psicologicos. Nunca quis isso mas é assim que eu sou, e ai me dizer que tenho orgulho de dizer isso. Nasci assim e sempre serei assim. Tentam entender que a homossexualidade não é uma escolha, e muito menos, uma opção.

    E não é só esse fato não… Jó disse aos homens que “conhecem” as filhas, permitindo o abuso, já que não seria concensual. Então, o homossexualismo é pecado e um abuso sexual não? Você se contradiz nessa historia. E digo mais, igrejas e religiosos, pregam que existe um Deus bom, um Deus do bem, mas ao mesmo tempo, se contradizem que Deus não aprova isso e aquilo. Então, ele não é um bom Deus. Os religiosos não sabem falar sobre Deus. Eu acredito que Deus, não ligue pra esse negocio de fornicação e homossexualismo, pelo contrario, ele tem amor e os acolhe, afinal, o ser humano não consegue amar aos seus “Irmãos”. Triste realidade. Reflitam.

    1. 1 – Deus ser bom não quer dizer que ele permite tudo, afinal um pai coloca regras para os seus filhos.

      2 – Gostar de alguém do mesmo sexo não é pecado, o ato homossexual é pecado. A atração que você sente não foi sua escolha, assim como uma pessoa que bebe compulsivamente não escolheu ser fraca para esse vício, assim como tantos outros pecados. O ato homossexual é só mais um pecado. Não vai ser indo para a igreja que o seu coração, que é inclinado para isso(nasceu assim), vai mudar. A única coisa que você pode fazer é escolher pecar ou não.

      3 – “Busque a Deus e escolha ele, por amor a ele, e tome sua cruz e siga”, é assim que funciona. Você não é obrigado a nada, e se alguém tentar te impor alguma coisa, apenas é uma pessoa que não tem tanto conhecimento e vivência bíblica.

      4 – Deus te abençoe

    2. Irmão, boa tarde! Entendo a sua posição. Só quero te esclarecer uma coisa: Deus ama o pecador e não o pecado que cometemos. Sua palavra é bem clara e se vc diz que nunca quis ser homossexual peça ajuda ao Criador de todo o seu coração e faça o que a palavra de Deus ensina, ou seja, fugir da aparência do mal. Ele com certeza,como um Deus bom, vai te ajudar a sair dessa situação que vc não deseja ser. Faça a sua escolha de verdade e vc verá a transformação que Deus fará em sua vida. Lembre-se: todos iremos morrer um dia, e a pergunta é aonde vc quer passar a eternidade? Com Deus que o transformou. Ou com Satanás que te enganou todo esse tempo, lhe dizendo que vc não tem jeito??? Pense nisso! Com todo o meu respeito a sua pessoa( mesmo n o conhecendo). A paz

    3. Jhonatan!

      Ser Católico, apenas como um rótulo, é admitir no mínimo, um engano, quando não ignorância, ou um erro de pecado mortal para o Espírito.

      Há muito que se fala que “o corpo é a morada da alma”, contudo é também onde está o Espírito de Deus que “Habita em nós”, enquanto vivemos a Sua Natureza Espiritual, pois a Natureza Humana, que sustenta a morada da alma, serve apenas para purificação e busca da santidade.

      Admitir ser Católico, é admitir ser Filho de Deus, tendo sido criado sob Sua Imagem e Semelhança; com relação à Imagem, diz respeito à Santidade (para os humanos, é “ser separado para Deus”) e Semelhança, diz respeito à forma como se pratica a Santidade. Mas por que Semelhança? Pelo motivo de que nunca um ser humano será como Deus, mas por Seu Imenso Amor, Ele aceitará a Imagem desde que se pareça com Ele, em prática de vida e ao encontro da Vida Eterna.

      Deus É Amoroso e cuida de Seus Filhos, tendo mostrado para a humanidade que nem Seu Próprio Filho Jesus teve Seu corpo poupado, sendo Ressuscitado em Espírito, dando mostra incontestável de que o Espírito de Deus que está conosco é o que nos salva, contudo é preciso cuidar totalmente, com nossas Boas Obras, para que não nos esquivemos e sucumbamos pecaminosos.

      Ser sodomita, ou praticante de perversidades, de quaisquer natureza, forma, admissibilidade e ou argumentos, é ser contra a Natureza Divina, pois Deus criou Homem e Mulher e o fez sob Sua Imagem e Semelhança, logo qualquer desvio é prática contrária à Criação Divina.

      Que não se pratique a ideologia de gênero, pois é da natureza humana, mas que se viva a IDEOLOGIA DE GÊNESIS, enquanto haja a NATUREZA DIVINA habitando em cada um de nós Suas Criaturas – MACHO E FÊMEA, HOMEM E MULHER.

      Admitir não ter escolhido não é divino, mas humano e deturpa a Natureza Divina perante tudo o que foi, é e será Criação de Deus.

      Sempre escolhemos por aquilo que queremos ser e viver, pois trata-se do “Livre Arbítrio” a nós relegado, logo admitir o contrário é se esconder da Verdade, do Caminho e da Vida.

      O que resta? Admitir que a Natureza Humana é fraca, entretanto se pode escolher e sempre buscar solução, procurando tratamento psicológico, psiquiátrico e religioso, para retomar a forma original e assim não mais sucumbir diante do pecado.

      Ser Católico não nos salva de nada, mas a forma como se vive sendo Católico é a diferença espiritual, portanto é preciso conhecer e praticar as diferentes formas que nos conduzem para a salvação, pois esta é a que interessa, logo convido para que conheça, estude, pratique e viva de acordo com a Natureza Divina, através de:

      Atos 15:19-20

      1Coríntios 6:9-10

      Deuteronômio 23:17

      Efésios 4:14

      Efésios 5:28-30.

      Ezequiel 16:48-50

      Gênesis 2:23-24

      Gênesis 18:20

      Gênesis 19:4-8

      Gênesis 19:5

      Gênesis 19:45

      Judas 1:7

      Levítico 18

      Marcos 10:6-8

      Mateus 19:4-6

      Romanos 1:26-27

      1 Timóteo 4:1

      1 Timóteo 1:9-10

      2 Timóteo 4:3

      Por derradeiro, refletir sobre Deus condenar o pecado e o pecador é Justiça Divina, entretanto ainda há espaço, tempo e lugar para a salvação, pois ao se arrepender e nunca mais pecar é se colocar perante Deus e ser digno da salvação.

      O nosso pecado já foi lavado com o sangue de Jesus na Cruz, porém ao insistirmos e participarmos de ideologias inclusivas, como também nos escondermos através de subterfúgios é praticar fundamentalismo incabível, inaceitável e condenável.

      Invoco um ditado popular que anuncia:

      ✓ “O que é certo é certo, ainda que todos discordem; o que é errado é errado, ainda que todos concordem!”

      Para concluir, deixo a reflexão de um padre católico que professou em sua homilia:

      ✓ “Não procure um Cristo sem Cruz, pois acabará encontrando uma Cruz sem Cristo!”

      Grato! Boa reflexão. Professor Francisco José de Arimathea Gugik.

    4. Como Deus que e justo e perfeito,pode ter criado o efeminado, o homem que tem voz e corpo diferente, ou seja ,ele mesmo criou e condenou ? Como se explica uma criança que já mostra que é homossexual, ter escolhido ser como é? Então Deus os criou já condenados ao inferno????

      1. Nina, obrigado por comentar. Uma criança não tem condições de escolher sua sexualidade, isso é uma confusão da ideologia de gênero na cabeça das pessoas e influência da mídia. Quanto a questão do homem efeminado, infelizmente isso é uma distorção comportamental gerada por vários e diferentes fatores, certamente não é uma obra do Criador. Quem sabe o homem que se comporta assim sofreu alguma coisa no seu passado que o levou por este caminho. Neste caso devemos compreender e ajudar ao retorno do caminho de Deus.

      2. A prática sodomita é um costume pecaminoso. Tanto ocorre com homem ou mulher, sendo um verdadeiro culto ao diabo o sexo anal. Tem que buscar pela Palavra de Deus a conversão e se arrepender desse pecado., Quem escolhe o sexo da pessoa é Deus e não o homem, porém alguns não aceitam dessa forma. Quem não obedece a Palavra de Deus e não se arrepende de seus pecados está condenado a morte eterna onde o bicho não morre e o fogo não se apaga como disse o nosso Senhor Jesus.

    5. Vamos usar ciência: Um alcoólatra tem dois filhos, um dos filhos segue mesmo caminho do pai e outro abomina a bebida.
      Por que? Sempre tem um filho que quebra o ciclo. Vamos trazer isso para o lado religioso. Um filho segue o padrão e outro quebra “maldição”. As pessoas acreditam que tudo que elas fazem vai junto para o caixão, lamento informar, não vai. A carne morre, a alma descansa e o espírito volta para o criador até o julgamento e as consequências das suas escolhas ficam abençoando ou amaldiçoando as suas gerações. “Tá, mas o que isso tem haver com homossexualismo”?
      Reparem os padrões.
      Filhos (a) de preconceituosos (a).
      Filhos (a) de promíscuos (a).
      Filhos (a) de relgiosos (a) (me refiro ao fanatismo)
      Filhos (a) de machistas
      Reparem nessas pessoas em específicos e vejam os padrões.
      É muito fácil dizer ao “homossexual” que ele vai para o inferno tirando a total responsabilidade dos pais que não quebram os ciclos de suas famílias. Antes de “julgarmos”, devemos entender mais sobre pessoas e o que é padrões comportamentais. Tá na hora de nós como cristão por os joelhos nos chãos e pedirmos mais sabedoria e nos tirarmos da posição de juízes. Deus nos ama, somos filhos por escolha, aba Pai. Mas está na hora de pedirmos discernimento, conhecimento e sabedoria para não repetirmos padrões e nosso filhos pagarem por nossa ignorância. Não sejam néscios e nem meninos na fé, porque os nossos erros custam almas para o reino. Que a paz de Jesus o Salvador seja convosco.

    6. Amigo, Deus é bom e ama iguais a todos, porém ele não ama o pecado. Você pode até ter sentimentos homossexuais, mas precisa abrir mão de si mesmo, do seu sentimento para viver uma vida em comunhão em cristo.

  6. Não gostaria de comentar mais resolvi. Sou servo de Deus e digo com clareza. Como ser humano é fácil falar, ler e explicar tudo que não pode. Mesmo orando, pedindo etc, existe fatores psicológicos e fisiológicos que controla o homem de forma sobrenatural. Muitos chegam a depressão e suicidam. É fácil falar que não pode masturbar etc etc etc. O senhor nosso Deus jogou em nós uma responsabilidade de não fazer isso e tal… Faz o homem se martirizar e chegar a pontos extremos. Eu não acredito em um Deus mal… Que faz o homem sofrer a ponto de pedir a morte. Eu creio em um Deus de misericórdia que conhece o homem e seu coração e sabe que o pecado é vivo e ele corrompe o homem. Por isso existe o batizo, para classificar aquele que é separado para a graça de Jesus Cristo. Se você irmão Gabriel, não comete ou nunca comentei nada disso… Nem mesmo uma masturbação… Desculpe, então você é um santo que precisamos ser! Se você não faz nada, se você não sente nada, se você é um ser imaculado… Nos ensina a ser assim… Porque falar e ler é fácil… E ser é? É fácil? Peço a Deus para ser diferente todo o dia … Luto e faço o que posso… Mais infelizmente minha carne é forte. No mais apenas peço para o senhor a sua santa misericórdia.

    1. Oi Vinícius. Meu amigo eu te peço perdão se dei a entender no texto o que você mencionou no seu comentário. Todos os meus estudos bíblicos estão passando por uma revisão e com este aqui não será diferente. Eu certamente vou levar suas palavras em consideração quando eu revisar este aqui.
      Quero esclarecer que eu certamente não sou perfeito e já sofri muito com pornografia e masturbação sim. Eu compreendo o quanto é difícil fazer essa paixão se desapegar de nossa carne tão fraca. Várias pessoas me pedem ajuda com este tema e eu estou até, aos poucos, desenvolvendo um programa gratuito online para ajudar essas pessoas.
      Espero que eu tenha conseguido consertar este mal entendido com essa resposta. Deus abençoe você amigo.

    2. Francamente, muitos são os fracos e os que dormem. Mas no nome de Jesus essa sua fraqueza cai por terra hoje meu querido. Toda fraqueza da carne, desejos imorais, tudo aquilo que é da carne, seja repreendido da sua vida pelo poder que há No Nome de Jesus. Alimente mais o Espírito e vc vencerá os desejos da carne.

Digite seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.