Entenda como o sofrimento do cristão é permitido por Deus!

Sim, Deus permite o sofrimento do cristão aconteça! Jesus Cristo sofreu muito, você não acha? Mas por que nós também?

o sofrimento do cristão é permitido por Deus

Por que Deus permite o sofrimento do cristão? Ele não é todo poderoso e não poderia acabar com tudo isto facilmente? Mas estes sofrimentos trarão benefícios, entenda-os aqui.

Uma coisa que tem me incomodado muito hoje em dia são músicas evangélicas e até mesmo o comportamento de muitos cristãos que vivem problemas e aflições, como todos, e vivem se fazendo de coitados ou de vítimas, choramingando pelos cantos, pedindo oração a todo irmão que vê o tempo todo (não que pedir oração seja errado).

Algumas teologias tem ensinado que o sofrimento do cristão só acontece quando este está em pecado. Mas será isto verdade? Vamos examinar o que Jesus disse.

Lembrem-se das palavras que eu disse: Nenhum escravo é maior do que o seu senhor.

Se me perseguiram, também perseguirão vocês. Se obedeceram à minha palavra, também obedecerão à de vocês. (João 15: 20 NVI)

O cristão em vez de reclamar e se queixar de seu sofrimento, deve se fortalecer no Senhor

Fico pensando no que disse o apóstolo Paulo:

Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder. Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do Diabo, (Efésios 6: 10‭-‬11 NVI)

Irmãos precisamos nos revestir do poder de Deus e da autoridade de seu nome e fortalecermos uns aos outros.

As portas do inferno não prevalecerão contra a igreja do Senhor!

Considere que outros irmãos em Cristo também passam por problemas e aflições como você e fortaleça-se em Deus junto com os mesmos, Deus é nosso Salvador!

Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele os exalte no tempo devido.

Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês.

Estejam alertas e vigiem. O Diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar.

Resistam-lhe, permanecendo firmes na fé, sabendo que os irmãos que vocês têm em todo o mundo estão passando pelos mesmos sofrimentos. (1 Pedro 5: 6‭-‬9 NVI)

A música do vídeo abaixo traz um homem que estava queixando-se com Deus por estar passando provações, mas Deus dá uma resposta de autoridade e soberania divina a ele, ouçam prestando atenção na letra.

Achei muito interessante essa música e sinceramente não há tantas como essa hoje em dia, o ser humano tem buscado mais a autolatria: o homem no centro de tudo e Deus a serviço dele. O ser humano é o mais “preciosinho” de Deus e Deus dá-lhe tudo de bandeja.

Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; ao contrário, sentindo coceira nos ouvidos, juntarão mestres para si mesmos, segundo os seus próprios desejos. (2 Timóteo 4: 3)

Precisamos tomar cuidado com os modismos da atualidade que ilude a muitos e esconde o verdadeiro sentido da mensagem do evangelho, gerando crentes fracos que acham que toda nossa glória está nessa vida, enganam-se!

A verdadeira mensagem do Evangelho consiste em convencer o homem de seus pecados e levá-lo ao arrependimento, a fim de reconciliar-se com Deus e ser salvo por meio do Senhor Jesus (2 Coríntios 5: 18).

Leia com atenção os versículos abaixo:

Considero que os nossos sofrimentos atuais não podem ser comparados com a glória que em nós será revelada. (Romanos 8:18 NVI)

Note no versículo acima que o sofrimento do cristão realmente existe e é necessário que ele aconteça, mas em nada pode se comparar com a glória que será revelada em nós no dia da vinda do Senhor Jesus.

Esta palavra é digna de confiança: Se morremos com ele, com ele também viveremos; se perseveramos, com ele também reinaremos […] (2 Timóteo 2: 11, 12a)

Repare no verso acima que embora padeçamos sofrimentos e seja necessário perseverarmos em sermos fiéis ao Senhor Jesus, assim como Ele, enquanto no mundo, sofreu e perseverou na missão que o Pai lhe deu, nós também seremos recompensados como Ele foi.

Isto é confirmado mais claramente no versículo abaixo:

Somos co-herdeiros de Cristo ao participarmos dos mesmos sofrimentos dele

Se somos filhos, então somos herdeiros; herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo, se de fato participamos dos seus sofrimentos, para que também participemos da sua glória. (Romanos 8: 17 NVI)

Repare neste versículo de Romanos que somos filhos de Deus, mas mesmo assim sofremos, pois Cristo nesta vida terrena também sofreu, mas Ele recebeu de Deus a recompensa por seu sofrimento e foi glorificado, assim como acontecerá conosco também.

Repare também que nós somos co-herdeiros de Cristo, ou seja, herdaremos todas as coisas junto dele, isto é, glória ao lado de Deus e vida eterna!

Espero que de alguma forma este estudo tenha te confortado em Deus. Compartilhe desta mensagem de fortalecimento com seus irmãos em Cristo também. Amém!

Aprenda a desenvolver o hábito de estudar a Bíblia. Desfrute de uma verdadeira transformação em sua vida!

Gabriel Filgueiras

Cristão desde novembro de 2006 e Professor da Escola Bíblia Dominical desde julho de 2008, faço parte da Terceira Igreja Batista de Rio das Ostras, RJ. Minha missão é fazer que as pessoas cresçam passando a elas o que já aprendi e mostrar que todo cristão precisa entender bem a Bíblia Sagrada (2 Timóteo 2: 15).

Website: http://wp.me/P7fxRD-dd

1 Comentário

  1. Pingback: 21 Características que todo cristão verdadeiro deve ter | Bíblia se Ensina

Deixe seu comentário