Entenda porque Deus permite o sofrimento do cristão

Sim, Deus permite que o sofrimento do cristão aconteça! Jesus Cristo sofreu muito por nós, não é mesmo?!

Mas se o Senhor Jesus sofreu mesmo por nós, por que Deus permite que o sofrimento do cristão aconteça então? Não deveríamos estar livres do sofrimento?

se Jesus sofreu por mim, eu também devo sofrer?

Muitos incrédulos nessa indagação até se questionam: “Deus não é Todo poderoso? Então por que Ele não acaba com todo o sofrimento que existe no mundo de uma vez?”

O fato é que Deus fez do ser humano um ser inteligente e pensante, que pode refletir antes de tomar suas escolhas, pois todas geram consequências (Gl 6:7).

E muitas escolhas e atitudes dos homens geram sofrimento não somente para si, mas para sua família, para seus conhecidos, para sua cidade, país, etc.

Quando não encaramos certos sofrimentos por causa de nossas atitudes e escolhas erradas (exemplo do rei Saul), Deus tem um propósito fiel por trás do que sofremos; e mesmo quando é sofrimento por consequência de nosso pecado, Ele pode nos restaurar! (1 Jo 1:9)

Deus nos ajuda de diversas formas, mas será que temos nos permitido sermos ajudados também?

Uma coisa que tem me incomodado muito hoje em dia são as músicas evangélicas que colocam o ser humano numa posição de pobre coitado e sofredor.

Além disso, o comportamento de muitos cristãos que vivem problemas e aflições, como todos, e ficam se fazendo de coitados ou de vítimas, choramingando pelos cantos, se lamentando o tempo todo, pedindo oração a todo irmão que vê (não que pedir oração seja errado).

Sem contar do isolamento em que muitos as vezes se colocam, julgando que são as pessoas que mais sofrem no mundo.

deprimido, isolado, sofrendo

É claro que devemos compreender a dor do outro mediante suas aflições e respeitar os momentos de choro e de tristeza, a própria Bíblia recomenda isso.

Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram; (Romanos 12:15 ACF)

O mesmo fez Neemias, por exemplo, quando recebeu notícias da situação de miséria e desgraça que seus irmãos israelitas estavam vivendo (Ne 1:1-4).

E sucedeu que, ouvindo eu estas palavras, assentei-me e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus. (Neemias 1:4 ACF)

Mas se você ler o primeiro capítulo de Neemias verá que, embora Neemias tenha se lamentado e chorado, verá também que após os jejuns e a oração de conserto com Deus que ele fez, procurou animar-se e mobilizar-se no capítulo 2, e foi o que fez.

Da mesma forma, não podemos nos entregar completamente ao abatimento que nos causa o sofrimento, mas antes nos permitir receber consolo, além de consolar quando pudermos também.

Algumas teologias tem ensinado que não podemos sofrer neste mundo, pois o sofrimento do cristão só acontece quando este está em pecado. Mas será isto verdade?

Vamos examinar o que Jesus disse.

Lembrai-vos da palavra que eu vos disse: O servo não é maior do que o seu senhor.
Se perseguiram a mim, também perseguirão a vós; se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa.

Estas coisas eu vos tenho dito para que em mim tenhais paz. No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. (João 15:20 e 16:33 KJF)

O cristão, em vez de reclamar e se queixar de seu sofrimento, deve se fortalecer no Senhor!

E finalmente, irmãos meus, sede fortes no Senhor e na força do Seu poder. (Efésios 6:10 KJF)

Irmãos, precisamos nos revestir do poder de Deus e da autoridade de seu nome e fortalecermos uns aos outros!

Considere que outros irmãos em Cristo também passam por sofrimentos, problemas e aflições como você, e fortaleça-se em Deus nosso Salvador junto com os mesmos.

Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele os exalte no tempo devido.

Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês.

Estejam alertas e vigiem. O Diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar.

Resistam-lhe, permanecendo firmes na fé, sabendo que os irmãos que vocês têm em todo o mundo estão passando pelos mesmos sofrimentos. (1 Pedro 5: 6‭-‬9 NVI)

A música do vídeo abaixo traz um homem que estava queixando-se com Deus por estar passando sofrimentos e provações, mas Deus dá uma resposta de autoridade e soberania divina a ele, ouçam prestando atenção na letra.

Achei muito interessante essa música e sinceramente não há tantas como essa hoje em dia.

O ser humano tem buscado mais a autolatria: o homem no centro de tudo e Deus a serviço dele. O ser humano é o mais “preciosinho” de Deus e Deus dá-lhe tudo de bandeja.

“Porquanto, chegará o tempo em que não suportarão o santo ensino; ao contrário, sentindo coceira nos ouvidos, reunirão mestres para si mesmos, de acordo com suas próprias vontades.” (2 Timóteo 4:3 KJA)

Precisamos tomar cuidado com os modismos da atualidade, que iludem a muitos e escondem o verdadeiro sentido da mensagem do evangelho (Mc 1:14-15; Jo 3:16; At 17:30Rm 3:23-24; 2 Co 5:18-19), gerando crentes fracos que acham que toda nossa glória está nessa vida; enganam-se!

Por isso os cristãos da realidade em que vivemos atualmente suportam pouco as coisas que sofrem, pois tudo em nosso mundo gira em torno da facilidade e da instantaneidade/imediatismo, e quando as coisas não acontecem assim, temos a tendência de ficar nos queixando e considerar que estamos sofrendo.

Quero dizer com isto que quando Deus nos entrega às provações estamos falhando muito pela falta de fé, perseverança, foco e por não nos lembrarmos da Palavra de Deus (Os 4:6).

O sofrimento do cristão é permitido porque Deus também prova o justo, fazendo-o passar por situações difíceis, pois quer purificá-lo!

Quer ler mais sobre a provação de Deus? Clique para ler o estudo sobre o Salmo 11:5, saber que Deus prova o justo e escolher para onde o seu coração vai se voltar.

Mas a Palavra de Deus nos recomenda termos paciência e sermos perseverantes em meio às aflições, pois o sofrimento do cristão, no final das contas, irá cooperar para o seu bem.

Tomai, meus irmãos, os profetas que falaram em nome do Senhor por exemplo de aflição e paciência.

Eis que temos por felizes os que sofrem.

Ouvistes sobre a paciência de Jó, e vistes o fim que o Senhor lhe deu; porque o Senhor é muito compassivo, e de terna misericórdia. (Tiago 5:10-11 KJF)

Todo esforço tem sua recompensa, assim como o sofrimento tem seu consolo:

abençoados são os que choram, porque eles serão consolados;

Porque eu considero que os sofrimentos deste tempo presente não são dignos de serem comparados com a glória que há de ser revelada em nós. (Mateus 5:8 e Romanos 8:18 KJF)

Note nos versículos acima que o sofrimento do cristão realmente existe e é até  necessário que aconteça, mas em nada pode se comparar com a glória que será revelada em nós no dia da vinda do Senhor Jesus.

Esta é uma palavra fiel: Que, se morrermos com ele, também viveremos com ele; se sofrermos, também reinaremos com ele; […] (2 Timóteo 2: 11, 12a KJF)

Os filhos de Deus sofrem, mas são herdeiros de Seu Reino juntamente com Cristo.

E se filhos, então herdeiros, herdeiros de Deus e coerdeiros com Cristo; se sofremos juntos, também seremos glorificados juntos. (Romanos 8:17 KJF)

Repare neste versículo de Romanos que somos filhos de Deus, mas mesmo assim sofremos, pois Cristo nesta vida terrena também sofreu, mas Ele recebeu de Deus a recompensa por seu sofrimento e foi glorificado, assim como acontecerá conosco também.

Repare também que nós somos co-herdeiros de Cristo, ou seja, herdaremos todas as coisas junto dele, isto é, glória ao lado de Deus e vida eterna!

Portanto, visto que nós também estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos de lado todo o peso, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a corrida que está proposta diante de nós.

Olhando para Jesus, o autor e consumador da nossa fé, o qual, pelo gozo que lhe foi proposto, suportou a cruz, desprezando a desonra, e está assentado à destra do trono de Deus.

Considerai, pois, aquele que suportou tais contradições dos pecadores contra si mesmo, a fim de que não fiqueis exaustos e desencorajados em vossos espíritos. (Hebreus 12:1-3 KJF)

Espero que de alguma forma este estudo sobre o sofrimento do cristão tenha te confortado em Deus, considerando que Cristo sofreu por nós para olharmos para Ele e nos consolar.

Por isso, em todas as coisas, convinha-lhe que fosse feito semelhante aos irmãos, para que fosse um sumo sacerdote misericordioso e fiel em todas as coisas que pertencessem a Deus, para operar a reconciliação por causa dos pecados do povo.

Sabendo que temos um grande sumo sacerdote, que adentrou os céus, Jesus, o Filho de Deus, retenhamos firmemente a nossa fé.

Porque não temos um sumo sacerdote que não possa se importar com as dores de nossas enfermidades, porém um que em todos os pontos foi tentado, assim como nós, porém sem pecado. (Hebreus 2:17; 4:14-15 KJF)

Compartilhe desta mensagem de fortalecimento com seus irmãos em Cristo também. Amém!

Compartilhe isso:

Autor: Gabriel Filgueiras

Um caco de barro que com trabalho duro está sendo moldado pelo Criador.

26 comentários em “Entenda porque Deus permite o sofrimento do cristão”

  1. desculpa Gabriel eu coloquei seu nome Rafael me perdoa bjos 💕💕💕💕💕💕💕💕💕💕💕💕💕💕💕💕💕💕💕💕💕💕

  2. Boa tarde a paz do Senhor Rafael amei esse estudo na minha igreja teve um estudo da escola dominical falando sobre esse assunto e todos discordaram comigo por falei que todo cristão tem que passar pelo sofrimento para ser salvo eles disseram pra mim que eu mostra-se onde estava escrito que isso não existe porque Jesus já passou isso por nós agora sou grata a vc por ter dado todas as informações que eu procurava obrigada Deus abençoe cada dia mais

  3. eu estou a viver um sofrimento grande de momento, tudo fruto dos meus pecados, agradeço a Deus por me permitir ler este texto, pois consolou o meu coração

Digite seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.