5 Táticas para vencer o sono na hora de ler a Bíblia

Sinto muito sono na hora de ler a Bíblia e não sei como resolver isso :-/

Não são poucas as pessoas que sentem muito sono na hora de ler a Bíblia. Muitos tem vontade de estudar a Palavra de Deus com mais frequência, mas são impedidas por essa sonolência quase inexplicável.

sinto muito sono na hora de ler a bíblia

Você aprenderá neste estudo algumas coisas que geram sono excessivo ao ler a Bíblia e vai saber também algumas dicas para vencer este problema tão comum nos dias de hoje.

Antes de tudo preciso te dizer uma coisa:

você precisa ser perseverante em seguir cada passo.listado aqui e entender que também está dentro de uma batalha da carne contra o Espirito, mas você certamente vai vencer!

Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês! (Tiago 4:8a NVI)

Vamos aos 5 passos para vencer o sono na hora de ler a Bíblia

1. Mude seu horário de leitura e estudo da Bíblia

A maioria de nós, evangélicos, temos o costume de ler a Bíblia apenas no final do dia. Muitos leem até antes de dormir, isto é, a última coisa que fazem no dia é ler a Palavra.

Isto é excelente! Pois é muito importante que o último pensamento do seu dia seja em Deus e nas Escrituras Sagradas.

Mas isto pode ser um problema se você já está super cansado das atividades do dia. Por que você entregaria só “o resto da sua disposição” para Deus?

Se este for o seu problema, procure mudar seu horário de leitura da Bíblia Sagrada. Levante-se mais cedo! Enquanto todos ainda estão dormindo levante-se e comece a estudar a Palavra de Deus.

“Antes do amanhecer me levanto e suplico o teu socorro; na tua palavra depositei a minha esperança.” (Salmos 119:147 NVI)

Ao amanhecer sua mente está descansada e ainda não se ocupou com as tarefas do dia a dia, por isso ela está ‘fresquinha’ para aprender e receber conteúdo novo, aproveite 🙂

2. Procure por assuntos que te despertem a curiosidade na Bíblia

Se você sente muito sono na hora de ler a Bíblia provavelmente ainda não tem o hábito de lê-la e pouco lhe é interessante, ou ainda não entende bem o que está lendo.

Eu considero uma tática bacana ler a Bíblia procurando respostas para certas coisas que te deixa curioso ou para acontecimentos de seu dia a dia.

A curiosidade geralmente traz consigo a empolgação. Quando você fica empolgado com alguma coisa não descansa até encontrar a resposta para aquilo, não é verdade?!

Eu tenho certeza que se você parar pra pensar no seu dia a dia ou em situações que vê e ouve falar em algum lugar, vai encontrar assuntos curiosos e que despertam seu interesse de buscar alguma resposta na Bíblia.

Mas você também deve ter um certo cuidado com isso, Pois pode achar a resposta para uma curiosidade sua agora na Bíblia e depois não ler mais.

Lembre-se sempre que o poder do hábito é maior que o da força de vontade, que vem num momento, mas depois passa.

Com a curiosidade e a empolgação você ficará tão interessado por um assunto que estou certo não vai sentir sono na hora de ler a Bíblia.

Mas você não deve só satisfazer aquele momento de curiosidade sem ter no seu coração um sincero compromisso de praticar a Palavra de Deus a fim de agradá-lo e aproximar-se dele, aperfeiçoando-se e limpando-se de seus pecados.

Portanto você deve orar a Deus pedindo que o Espirito Santo te direcione nas suas leituras e estudos, pois Ele, mais do que ninguém, quer que você cresça na graça do Senhor Jesus e no conhecimento de sua Palavra.

“O Espírito sonda todas as coisas, até mesmo as coisas mais profundas de Deus.

Pois quem conhece os pensamentos do homem, a não ser o espírito do homem que nele está?

Da mesma forma, ninguém conhece os pensamentos de Deus, a não ser o Espírito de Deus.” (1 Coríntios 2:10b-11 NVI)

Procure anotar algo curioso assim que pensar nele para examinar na Bíblia depois caso não possa examinar no exato momento em que pensar.

Você pode usar o app Google Keep para fazer anotações.

É interessante você ter um local com ambiente adequado onde você possa manter-se concentrado na leitura da Palavra quando for pesquisar os assuntos de suas anotações na Bíblia.

Se possível procure também ler sempre no mesmo horário e no mesmo local, isso vai te ajudar a comprometer-se em ler a bíblia diariamente.

Clique aqui para aprender a desenvolver o hábito de leitura da Bíblia.

3. Você sente muito sono na hora de ler a Bíblia porque talvez não tenha tanto prazer de ler, e por isso só a lê como se estivesse cumprindo uma obrigação, isto é, não tem tanta vontade de ler

Podem ser vários os motivos que estão te deixando sem prazer de ler a Bíblia.

Cabe a você examinar a si mesmo a fim de descobrir se há algo que está dominando seu coração e seus pensamentos acima de Deus e de sua Palavra.

Ore ao Espirito Santo pedindo-lhe que sonde o seu coração e te diga se você precisa se purificar em algo.

“Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me e conhece as minhas inquietações.

Vê se em minha conduta algo te ofende e dirige-me pelo caminho eterno.” (Salmos 139:23-24 NVI)

“Examinem-se para ver se vocês estão na fé; provem a vocês mesmos. (2 Coríntios 13:5a NVI)

4. Procure pensar nas coisas de Deus e em sua Palavra, mesmo quando não estiver lendo a Bíblia

“Portanto, já que vocês ressuscitaram com Cristo, procurem as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus.

Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas.” (Colossenses 3:1-2 NVI)

Para você manter seus pensamentos apenas nas coisas de Deus vai ter que limpá-lo antes das coisas que não agradam a Ele.

Para isso faça a oração que acabou de aprender no Salmo 139, que você leu mais acima, e permita que o Espirito Santo trabalhe em seu interior para limpar o seu coração e seus pensamentos.

“O que isso tem a ver com o sono na hora de ler a Bíblia?”

Continue lendo e você vai ver logo…

Uma vez que limpar seus pensamentos das coisas que não agradam a Deus você precisará alimentá-lo com a leitura diária da Bíblia, não fique com a mente vazia!

Cante louvores a Deus durante seu dia, ore várias vezes, entre em comunhão com seus irmãos, ouça mensagens bíblicas em vídeo, conviva com pessoas espiritualmente maduras, e etc, para que vãos pensamentos não venham a ocupar sua mente de novo.

“Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.” (Filipenses 4:8 ARA)

Agora responda a si mesmo: se você passar o dia todo meditando na Palavra de Deus, o que vai ficar ansioso para fazer depois? 😉

Uma ótima maneira de manter sua mente ocupada com a Palavra e entendê-la é assinar o “Netflix da Bíblia Sagrada” 🙂

Participe do portal bíblico Conheça sua Bíblia de capa a capa e adquira o hábito de estudar a Palavra e ocupar sua mente com ela durante toda semana através de vídeo aulas.

Assista as aulas no computador, tablet ou celular, de onde estiver e com um professor explicando a Palavra para você.

O portal será excelente se você for um obreiro, um professor da EBD, um servo comprometido com a prática e o ensino da Palavra.

No portal você também pode compartilhar seus comentários com centenas de irmãos em Cristo que já estão sendo abençoados. Clique para ver um vídeo com todas as informações agora mesmo!

como estudar a bíblia toda de gênesis a apocalipse

Uma vez que estiver pensando em Deus e em sua Palavra o dia inteiro conforme o Salmo 1:2, ao se sentar para ler a Bíblia certamente não sentirá sono, pois você estará até empolgado para este momento.

Agora preste muita atenção na próxima dica, é praticamente a mais importante.

5. Você precisa ter uma vida cristã de objetivos! Qual é o ministério para o qual Deus te chamou?

Não importa qual é o seu chamado: louvor, oração, pregação, ensino, evangelismo, caridade, infantil, em fim, para qualquer um deles você precisa de conhecimento da Palavra de Deus, pode estar certo disso!

Se você não sabe qual é o seu chamado e não tem um propósito definido para estudar a Palavra, é bem provável que a leitura dela torne-se chata para você, e daí o que acontece?

Vai sentir sono na hora de ler a Bíblia :-/

Mas, uma vez que você souber o chamado de Deus para sua vida, poderá manter seu foco em alimentá-lo e crescer nele estudando a Palavra.

Dessa forma você vai ler a Bíblia com objetivos definidos, tendo experiências reais com o Espirito Santo.

“Portanto, irmãos, empenhem-se ainda mais para consolidar o chamado e a eleição de vocês, pois, se agirem dessa forma, jamais tropeçarão” (2 Pedro 1:10 NVI)

Olhando pelo ponto de vista do versículo acima podemos notar que sentir sono na hora de ler a Bíblia parece ser um problema de foco, não é mesmo?!

Qual tem sido o maior foco da sua vida? Qual seu maior objetivo na vida passageira deste mundo?

Responda essa pergunta para si mesmo e examine se a Bíblia pode te ajudar a cumpri-lo com mais excelência.

Com objetivos claros e definidos, você vai vencer o sono ao ler a Bíblia, pois estará fazendo isso para crescer na graça e no conhecimento do Senhor Jesus a fim de realizar sua obra.

Visitar pessoas em casa, ensinar a Palavra em cultos domésticos, na EBD, evangelizar em locais que você frequenta, etc, são alguns dos exemplos de ministério e dons que o Espirito Santo pode trabalhar através de você, tudo isso com um hábito de leitura da Palavra, com objetivo, foco, empolgação, determinação e sem sentir sono algum 🙂

entenda como vencer o sono quando lê a bíblia

Se este estudo te ajudou a compreender e vencer o sono na hora de ler a Bíblia compartilhe com seus irmãos em Cristo.

Abençoe alguém você também 😀

Aprenda a desenvolver o hábito de estudar a Bíblia. Desfrute de uma verdadeira transformação em sua vida!

Gabriel Filgueiras

Meu objetivo é ajudar novos cristãos a amadurecerem no entendimento da Bíblia Sagrada, e os obreiros de Deus a capacitarem-se melhor para o ministério cristão.
Sou casado com a Lidiane Filgueiras e somos membros da 3ª Igreja Batista de Rio das Ostras, RJ, pr. Jorge Cônsoli Lima e Débora.
Sirvo ao Reino do Senhor Jesus como professor da Escola Bíblica Dominical desde Julho de 2008 e estou me dedicando a ajudar cristãos comprometidos através deste blog compartilhando estudos bíblicos, materiais e cursos cristãos para capacitação do ministério e edificação do corpo de Cristo.

Website: http://wp.me/P7fxRD-dd

2 Comentários

  1. Pingback: 5 Vilões que estão roubando seu hábito de estudar a Bíblia

  2. Pingback: Com ter vontade de ler a Bíblia? É fácil se seguir essa dica

Deixe seu comentário