10 Passos obrigatórios para quem quer estudar Teologia.

Se você deseja estudar Teologia precisa passar por estas 10 etapas antes!

Estes 10 passos são fundamentais, eu diria até que obrigatórios, para quem pensa em estudar Teologia.

Devemos ter em mente que o desejo de estudar teologia deve surgir primeiramente da vontade de glorificar a Deus com nossa vida, pelo conhecimento de sua Palavra.

Comece o quanto antes a praticar estes 10 passos, leia este estudo até o final para saber como começar a estudar teologia à distância ainda hoje!

10 passos para começar a estudar teologia

1 – Certifique-se de sua fé!

Depois de ter despertado o desejo de estudar teologia, eu sugiro que você tire alguns períodos de jejum e oração a fim de buscar a Deus e certificar-se de que sua fé está firme nele e em sua Palavra.

Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam. (Hebreus 11: 6 NVI)

Parece óbvio o que foi escrito em Hebreus 11: 6, pois como alguém pode querer se aproximar de Deus sem ao menos acreditar que Ele existe?

Mas se não fosse necessário dizer isto na Bíblia, este versículo não existiria, não é mesmo?!

Portanto examine seu coração e comece a buscar a Deus, certificando-se de sua fé nele!

Há muitas pessoas na igreja que se tiverem sua fé em Deus desafiada fracassarão, pois estão na igreja só para “seguir as pessoas”, ou porque se sentem bem neste ambiente.

Você nunca viu a Deus! Tem certeza que Ele existe? Como você provaria isso a alguém?

Seguem boas passagens para ler a respeito da fé em Deus, na obra do Senhor Jesus e do Espírito Santo.

Anote essas passagens e leve-as contigo, certifique-se de que acredita e pratica tudo que ler nelas:

  1. O testemunho de Jesus sobre si mesmo: João 8: 12-59;
  2. A obra do Espírito Santo: João 16: 5-15;
  3. A identidade de Deus,  o Pai: Êxodo 20: 2-6.

2 – Goste de estudar a Bíblia diariamente!

gostar de estudar a bíblia diariamente

Gostar de estudar a Bíblia é indispensável!

Se você não gosta de ler e estudar a Bíblia todos os dias (se possível), pare tudo agora mesmo!

Estudar teologia não é para você! Nem ouse entrar em um curso de teologia.

Se você ainda não começou a estudar a Bíblia, inicie pelos evangelhos, a começar pelo de João, pois ele foi escrito para convencer seus leitores de que Jesus é Deus!

Use uma Bíblia que tenha referências no rodapé, pois muitos acontecimentos do Novo Testamento são cumprimento de profecias do Antigo..

referências bíblicas antigo testamento e novo testamento

Se possível escolha uma Bíblia na Nova Versão Internacional, pois é muito mais fácil de entender.

3 – Seja organizado e desenvolva o hábito de leitura

A Bíblia Sagrada é a base de toda nossa fé e conhecimento, todavia há muitos livros que completarão seu estudo.

Leia bons livros evangélicos, procure saber mais sobre a história de seus autores e fique bem informado sobre notícias da atualidade também, pois elas vão te ajudar a encontrar conteúdos para pregar a Palavra.

Se você não tem dinheiro para comprar livros, mas tem vontade de estudar, clique aqui e tenha acesso a mais de 300 livros evangélicos gratuitos em pdf agora mesmo, além disso seja abençoado com mensagens bíblicas edificantes em seu e-mail.

livros evangélicos pdf grátis

Outra dica é inscrever-se para receber notícias do site Gospel Prime,

4 – Tenha um viver santo, se desfaça do velho homem!

Santo não quer dizer perfeito, santo quer dizer separado para Deus, inteiramente consagrado a Ele.

A santidade não é adquirida de uma hora pra outra, ela será adquirida ao longo da caminhada, à medida que você vai se apegando a Deus e purificando-se.

“mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver” (1 Pedro 1:15 ARC)

Você precisa viver em santidade e precisa ser um exemplo disso para as pessoas, pois você não será somente um bacharel em teologia falador chato, será um homem de Deus, praticante de sua Palavra!

Também deve ter boa reputação perante os de fora, para que não caia em descrédito nem na cilada do Diabo. (1 Timóteo 3: 7)

Anote as passagens abaixo para estudá-las sem pressa alguma, se precisar salve esta página nos seus favoritos para retornar aqui e continuar seu estudo.

5 – Seja membro de uma igreja local e trabalhe firme nela!

Um curso de Teologia é realizado primeiramente para glorificar a Deus, depois para edificar sua vida e a de seus irmãos.

Convém que você seja participante das atividades de uma igreja local e ajude-a, assim como a seus irmãos em Cristo.

seja um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé e na pureza. (1 Timóteo 4: 12b NVI)

Sem igreja o estudo da teologia é vão e não faz sentido algum.

Você é um membro do corpo de Cristo. Como pode sobreviver um membro fora do corpo?

Assim, há muitos membros, mas um só corpo.

O olho não pode dizer à mão: “Não preciso de você!”

Nem a cabeça pode dizer aos pés: “Não preciso de vocês!” (1 Coríntios 12:20,21 NVI)

Você precisa ser membro de uma igreja genuinamente evangélica, ficar firme nela, amá-la e servi-la.

6 – Ouça mensagens de pregação da Palavra e ensine-a com frequência!

estudar teologia para ensinar a bíblia

Ao estudar a Bíblia continuamente você sentirá o desejo de compartilhar o que está aprendendo, não faça isso com abundância (Colossenses 3:16)

Preste bem atenção quando outros irmãos em Cristo estiverem pregando, faça anotações e estude!

Tire dúvidas com seu pastor, peça orientação de como pregar a Palavra e faça ensaios em frente ao espelho (isto irá te ajudar bastante 😛 ), não perca um evangelismo se quer..

Mas não force um jeito que você não tem, uma pessoa que você não é, e nem imite outras pessoas ou personagens da mídia evangélica. Haja naturalmente, seja você mesmo.

Seja frequente nos cultos de oração e adoração ao Senhor, você precisa se envolver com estes para desenvolver-se.

apegue-se firmemente à fiel Palavra, da forma como foi ministrada, a fim de que seja capaz tanto de encorajar os crentes na sã doutrina quanto de convencer os que se opõem a ela. (Tito 1:9 KJA)

7 – Busque sempre aconselhamento pastoral

aconselhamento pastoralPintou uma dúvida? Busque aconselhamento de seu pastor.

Viu algo de errado e não sabe como agir? Busque conselhos de seu pastor!

Ouça os mais experientes, conviva com eles, goste de aprender.

Não se deixe encher pelo orgulho, pensando que está sabendo mais do que os outros, apegue-se à humildade e seja amigo de bons conselheiros.

8 – Seja comprometido com suas responsabilidades sociais

Não se deixe enganar! Você estudará para ser bacharel em teologia, mas ainda fará parte deste mundo…

Comprometa-se com seus estudos seculares também, estude uma profissão e qualifique-se, seja dedicado e comprometido.

Além de exemplo de cristão, seja também um exemplo de cidadão. Ajude sua família e ame-a muito!

9 – Adquira o hábito de orar todos os dias, examinar a si mesmo, arrepender-se e confessar seus pecados.

Então Jesus contou aos seus discípulos uma parábola, para mostrar-lhes que eles deviam orar sempre e nunca desanimar. (Lucas 18: 1)

Você precisa estar conectado com Deus 24 horas por dia! (Salmo 1:2)

É muito importante reconhecer e confessar seus pecados a Deus, com toda humildade.

Peça sempre ao Espírito Santo direção e orientação em tudo.

Não que possamos reivindicar qualquer coisa com base em nossos próprios méritos, mas a nossa capacidade vem de Deus. (2 Coríntios 5: 3)

 

10 – Seja perseverante em seguir todos estes passos

Tome muito cuidado com os impulsos, pois eles duram só um momento e depois se vão e tudo volta a estaca zero.

Você precisa ser perseverante em praticar todos estes passos, e depois que os estiver praticando por pelo menos alguns meses, ou até anos, aí sim deve pensar em estudar teologia e fazer um curso para tornar-se Bacharel.

Já esteja imaginando que dificuldades virão, e será nestes momento que você terá que perseverar, do contrário, esqueça a vitória 🙁

“Me ajude, preciso começar a estudar a Teologia bíblica, mas não sei como”

Sente-se preparado, ou quer preparar-se para começar a estudar Teologia a fim de se tornar um bacharel e servir a Deus com excelência?

Clique aqui e inscreva-se agora mesmo no Programa Teologia para todos.

Através do programa Teologia para todos você receberá mensagens bíblicas que edificarão sua fé e te ensinarão muito, além de conhecer o curso de teologia online que está revolucionando a vida de muitos obreiros de Deus.

curso-de-teologia-online

Conhece um irmão em Cristo que também tem vontade de estudar teologia? Compartilhe este estudo com ele agora mesmo!

Aprenda a desenvolver o hábito de estudar a Bíblia. Desfrute de uma verdadeira transformação em sua vida!

Gabriel Filgueiras

Meu objetivo é ajudar novos cristãos a amadurecerem no entendimento da Bíblia Sagrada, e os obreiros de Deus a capacitarem-se melhor para o ministério cristão.
Sou casado com a Lidiane Filgueiras e somos membros da 3ª Igreja Batista de Rio das Ostras, RJ, pr. Jorge Cônsoli Lima e Débora.
Sirvo ao Reino do Senhor Jesus como professor da Escola Bíblica Dominical desde Julho de 2008 e estou me dedicando a ajudar cristãos comprometidos através deste blog compartilhando estudos bíblicos, materiais e cursos cristãos para capacitação do ministério e edificação do corpo de Cristo.

Website: http://wp.me/P7fxRD-dd

Deixe seu comentário