10 Passos obrigatórios para quem deseja estudar Teologia!

Se você deseja estudar Teologia precisa passar por estas 10 etapas antes!

Estes 10 passos são fundamentais, eu diria até que obrigatórios, para quem pensa em estudar Teologia.

Devemos ter em mente que o desejo de estudar teologia deve surgir primeiramente da vontade de glorificar a Deus com nossa vida, pelo conhecimento de sua Palavra.

Se você tem o sincero desejo no coração de glorificar a Deus com sua vida e servir ao seu Reino, agora comece já a cumprir estes 10 passos para só então começar a estudar Teologia.

10 passos para começar a estudar teologia

1 – Certifique-se de sua fé!

Depois de ter despertado o desejo de estudar teologia, eu sugiro que você tire alguns períodos de jejum e oração a fim de buscar a Deus e certificar-se de que sua fé está firme nele, na obra do Senhor Jesus e no Espírito Santo.

Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam. (Hebreus 11: 6 NVI)

Parece óbvio o que foi escrito em Hebreus 11: 6, pois como alguém pode querer se aproximar de Deus sem ao menos acreditar que Ele exista?

Mas se não fosse necessário dizer isto na Bíblia este versículo não estaria lá, não é mesmo?! Portanto examine seu coração e comece a buscar a Deus, certificando sua fé nele!

Há muitas pessoas na igreja que se tiverem sua fé em Deus desafiada fracassarão, pois estão na igreja só para “seguir as pessoas”, ou porque se sentem bem neste ambiente. Mas nossa fé deve estar firmada em Jesus Cristo, o Filho de Deus!

Seguem boas passagens para ler a respeito da fé em Deus, na obra do Senhor Jesus e do Espírito Santo, certifique-se de que acredita e pratica tudo que ler aqui:

  1. O testemunho de Jesus sobre si mesmo: João 8: 12-59;
  2. A obra do Espírito Santo: João 16: 5-15;
  3. A identidade de Deus,  o Pai: Êxodo 20: 2-6.

2 – Estude a Bíblia diariamente!

Este é um passo básico para quem deseja estudar teologia. Gostar de estudar a Bíblia é primordial!

Se você não gosta de ler e estudar a Bíblia todos os dias (se possível), pare tudo agora mesmo! Estudar ou fazer um curso de teologia não é para você!

Se você ainda não começou a estudar a Bíblia, inicie pelos evangelhos, a começar pelo de João, pois você terá que ter bom entendimento a respeito da vida do Senhor Jesus, pois toda a Bíblia fala sobre Ele.

Aproveite para usar uma Bíblia que tenha referências no rodapé de suas páginas, pois muitos
acontecimentos do Novo Testamento são cumprimento do que foi escrito pelos profetas no Antigo. Veja um exemplo nesta imagem.referências bíblicas antigo testamento e novo testamento

Se possível escolha uma Bíblia na Nova Versão Internacional, pois é muito mais fácil de entender.

3 – Adquira o hábito de orar todos os dias, examinar a si mesmo, arrepender-se e confessar seus pecados

Então Jesus contou aos seus discípulos uma parábola, para mostrar-lhes que eles deviam orar sempre e nunca desanimar. (Lucas 18: 1)

Você precisa estar conectado com Deus 24 horas por dia! (Salmo 1: 2)

Não seremos melhores do que ninguém, seremos apenas servos do Deus Altíssimo, trabalhando para seu Reino! Por isso é importante reconhecer e confessar seus pecados a Deus, com toda humildade.

Peça sempre a Deus direção e orientação para sua vida.

Não que possamos reivindicar qualquer coisa com base em nossos próprios méritos, mas a nossa capacidade vem de Deus. (2 Coríntios 5: 3)

4 – Tenha um viver santo, se desfaça do velho homem!

Há muito que dizer a respeito disso. A santidade não é adquirida de uma hora pra outra, ela será adquirida ao longo da caminhada, à medida que você vai se apegando a Deus e purificando-se.

Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem, pois está escrito: “Sejam santos, porque eu sou santo” (1 Pedro 1: 15-16 NVI)

Devemos lembrar que sem santidade ninguém verá a Deus (Hebreus 12: 14).

Você precisa viver em santidade e precisa ser um exemplo disso para as pessoas, pois você não será somente um teólogo falador chato, será um homem de Deus, praticante de sua Palavra!

Também deve ter boa reputação perante os de fora, para que não caia em descrédito nem na cilada do Diabo. (1 Timóteo 3: 7)

Anote essas passagens para que você possa estudá-las sem pressa alguma, se precisar salve esta página nos seus favoritos para retornar aqui e continuar seu estudo.

  1. A santidade cristã é oposta aos costumes dos gentios: Efésios 4: 17-325: 1-21;
  2. As obras da carne e o fruto do Espírito: Gálatas 5: 16-26;
  3. Mortos para o pecado, vivos em Cristo: Romanos 6: 1-14;
  4. O viver no Espírito Santo: Romanos 8: 5-17;
  5. Instruções para um viver santo: Colossenses 3: 1-17.

Se você praticar tudo o que está escrito nestes textos ao longo de sua vida cristã, estará apto para fazer um curso de teologia.


Recomendado: Conheça o Programa Teologia Para Todos de nosso parceiro Universidade da Bíblia e junte-se a mais de 20 mil irmãos em Cristo que estão impactando suas vidas com Deus e seus ministérios. Clique aqui para conhecer.

5 – Seja membro de uma igreja local e fique firme nela!

Um curso de Teologia é realizado primeiramente para glorificar a Deus, depois para edificar sua vida e a de seus irmãos.

Convém que você seja participante das atividades de uma igreja local e ajude-a, assim como a seus irmãos em Cristo desta mesma igreja.

seja um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé e na pureza. (1 Timóteo 4: 12b NVI)

Sem igreja o estudo da teologia é vão e não faz sentido algum.

É o mesmo que fazer uma festa de aniversário e estar sozinho nela, não vai ter graça alguma, pois ela só é boa quando tem muitas pessoas.

Cada um de nós é um membro do corpo de Cristo. Como pode sobreviver um membro fora do corpo?

Assim, há muitos membros, mas um só corpo.

O olho não pode dizer à mão: “Não preciso de você!” Nem a cabeça pode dizer aos pés: “Não preciso de vocês!” (1 Coríntios 12: 20, 21 NVI)

Você precisa ser membro de uma igreja genuinamente evangélica, ficar firme nela, amá-la e servi-la.

6 – Ouça mensagens de pregação da Palavra e pregue a Palavra com frequência!

Ao estudar a Bíblia continuamente certamente você sentirá o desejo de compartilhar o que está aprendendo.

Seja, pois, apegado à pregação da Palavra de Deus. Preste bem atenção quando outros irmãos em Cristo estiverem pregando, faça anotações e estude cada coisa.

Tire dúvidas com seu pastor, peça orientação de como pregar a Palavra e faça ensaios em frente ao espelho (isto irá te ajudar bastante 😛 ).

Mas não force um jeito que você não tem, uma pessoa que você não é, e nem imite outras pessoas ou personagens da mídia evangélica. Haja naturalmente, seja você mesmo.

Participe dos cultos de oração e adoração ao Senhor Jesus, você precisa se envolver com estes para desenvolver-se.

7 – Busque sempre aconselhamento pastoral

Pintou uma dúvida? Busque aconselhamento de seu pastor. Viu algo de errado e não sabe como agir? Busque conselhos de seu pastor!

Passe a gostar de aprender. É muito importante estar perto das pessoas que já tem mais experiência do que nós e podem nos instruir.

Não se deixe enganar e nem se encher pelo orgulho, achando que está sabendo mais do que os outros, apegue-se à humildade e seja amigo de bons conselhos.

8 – Seja comprometido com suas responsabilidades sociais

Não se deixe enganar! Você estudará teologia, mas ainda fará parte deste mundo…

Comprometa-se com seus estudos seculares também, estude uma profissão e seja o melhor no que faz, com muita dedicação e compromisso.

Além de exemplo de cristão, seja também um exemplo de cidadão. Ajude sua família e ame-a muito!

9 – Seja organizado e desenvolva o hábito de leitura

A Bíblia Sagrada é a base de toda nossa fé e conhecimento, todavia há muitos outros livros que completarão este conhecimento.

Leia bons livros evangélicos, procure saber mais sobre a história da igreja, a história da humanidade e fique bem informado sobre os fatos da atualidade.

Um bom conselho é inscrever-se para receber notícias do site Gospel Prime,

10 – Seja perseverante em seguir todos estes passos

Tome muito cuidado com os impulsos, pois eles duram só um momento e depois se vão e tudo volta a estaca 0.

Você precisa ser perseverante em fazer todos estes passos que leu e depois que você os estiver praticando por pelo menos alguns meses, ou até anos, aí sim deve pensar em estudar e fazer um curso de teologia.

Se você não se comprometer com tudo isto, o curso será vão para você, pois a transformação na sua vida deve começar dentro de você.

“Me ajude, preciso começar a estudar a Bíblia, mas não sei como”

Se você ama a Palavra de Deus e quer começar a aprendê-la com mais facilidade e estudá-la continuamente e com prazer clique aqui para saber como!

Você já é um servo de Deus dedicado, já tem um certo conhecimento bíblico e quer se aprofundar ainda mais na Palavra de Deus como um verdadeiro obreiro aprovado?

O primeiro passo é ter a unção de Deus, o segundo é preparar-se e qualificar-se para a obra, clique aqui para saber como.

Deus abençoe sua vida abundantemente, amém.

Quer entender a Bíblia melhor, mas não sabe como? Aprenda com 13 dicas práticas!

Gabriel Filgueiras

Cristão desde novembro de 2006 e Professor da Escola Bíblia Dominical desde julho de 2008, faço parte da Terceira Igreja Batista de Rio das Ostras, RJ. Minha missão é fazer que as pessoas cresçam passando a elas o que já aprendi e mostrar que todo cristão precisa entender bem a Bíblia Sagrada (2 Timóteo 2: 15).

Website: http://bibliaseensina.com.br

Deixe seu comentário