Como evangelizar sem a Bíblia na mão [você será a Bíblia]

De que forma é possível evangelizar sem a Bíblia na mão? Você acha isso possível? De que modo então?

Há muitas dicas na internet sobre como evangelizar de forma simples e eficaz, porém a verdadeira resposta para esta pergunta só o Espírito Santo pode te dar.

Mas você pode estudar e buscar formas com as quais você mais se familiariza para evangelizar ou falar de Jesus para alguém, e junto disso orar ao Espírito Santo para que desperte os dons dele em você.

“Procurem também ter dons espirituais, especialmente o de anunciar a mensagem de Deus.” (1 Coríntios 14:1b NTLH)

Evangelizar é uma missão que todo crente recebe por natureza de tornar-se discípulo do Senhor Jesus. Há até um velho ditado que diz:

“Ovelha gera ovelha.”

Mas a verdade é que nem todos possuem este talento para evangelismo, mas deveriam, cada um da forma que o Espírito Santo lhe proporcionar.

“Todas essas coisas, porém, são realizadas pelo mesmo e único Espírito, e ele as distribui individualmente, a cada um, como quer.” (1 Coríntios 12:11 NVI)

Mas infelizmente muitos crentes não estão dando mais importância ao evangelismo como deveriam, embora seja esta a principal missão da igreja.

Nem todos se consideram capazes; muitos acham que estão falhando na matéria de evangelizar, e por isso nem sequer preocupam-se mais com o assunto.

Ficam tentando imaginar como evangelizar de forma eficiente, mas não saem do lugar, e eu vou explicar porque pensam assim, leia abaixo:

Quando se fala em evangelismo em nossa cultura atual a grande maioria dos crentes logo relaciona isso a sair nas ruas e ficar entregando panfletos dizendo:

“Jesus te ama; vai lá na minha igreja um dia que Deus falar com você.”

Mas o evangelismo na realidade é muito mais do que isso.

Eu considero importante o salvo em Cristo andar com a Palavra de Deus na mente e no coração, praticando-a e pregando-a onde quer que vá.

Não precisa ser um chato pregando a mensagem de forma irracional, sem ao menos pensar em como instruir as pessoas, mas é importante viver estudando a Bíblia e a vida de nosso Mestre continuamente, e aproveitar todas as oportunidades e situações em que o Espírito Santo nos coloca.

Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar e que maneja corretamente a palavra da verdade. (Timóteo 2:15 NVI)

Evangelizar não é só sair na rua distribuindo panfleto! Você vai entender agora uma tática de como evangelizar com prontidão e sabedoria.

Aproveite os momentos em que entra numa condução, numa conversa com um parente, numa visita a um conhecido ou ente querido, quando avista algum conhecido na rua, em fim, há diversas e diferentes situações, por isso é importante andar preparado.

Pensando em situações surpresas e não vividas cotidianamente fica a pergunta:

Como evangelizar mesmo sem ter uma Bíblia na mão?

como evangelizar mesmo sem ter uma Bíblia na mão

Eu considero importante ter uma bíblia na mão na hora de evangelizar ou pregar a Palavra porque você pode abri-la no texto que está pregando e mostrar a pessoa que isto realmente está escrito, isso vai dar mais credibilidade à sua fala.

Mas e quando você não tiver nenhuma bíblia na mão? O que vai fazer? Vai deixar de pregar?

É certo que hoje em dia temos outras ferramentas muito úteis, como um tablet ou smartphone, que você pode usar para abrir a Bíblia em um texto que tenha marcado.

Mas e se a bateria acabar? E se você não souber onde se localiza um versículo para evangelismo que vai de encontro ao que a pessoa precisa saber naquele momento? Como evangelizar então se você não sabe a Palavra?

Não seria fantástico memorizar a bíblia e entender como evangelizar de prontidão, sendo você mesmo a própria bíblia que a pessoa vai ler?

Mas que diz? A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé, que pregamos, (Romanos 10: 8 ARC)

Jesus não tinha uma “bíblia” na mão quando resistiu às tentações do diabo no deserto, mas foi capaz de combater as declarações dele com passagens bíblicas memorizadas.

Alias, o próprio satanás tinha passagens bíblicas memorizadas e usou-as para tentar fazer Jesus tropeçar e pecar!

Jesus não tinha uma bíblia na mão quando pregou a palavra para aquela mulher samaritana que havia ido tirar água do poço ao meio dia, antes Ele já estava preparado no que havia de dizer para ela.

Depois de ter pregado para a mulher, conseguiu alcançar toda a cidade com sua mensagem, pelo testemunho que a mulher deu de Jesus ao crer que Ele é o Messias.

E como Ele estava preparado para pregar para toda aquela cidade que veio ouvi-lo após a mulher tê-los chamado? Como Ele andava preparado para pregar às multidões que continuamente estavam com Ele? Como citou diversos versículos do Antigo Testamento no sermão do monte?

Pedro não tinha uma bíblia na mão quando fez aquele discurso em atos 2, no dia de pentecostes, onde se converteram cerca de 3000 almas.

Mas ele tinha diversas passagens bíblicas do antigo testamento memorizadas, vários salmos, e foi ligando todas elas a vida de Jesus, e assim pôde convencer seus ouvintes de que Ele realmente era o Messias, e assim a maioria deles creu no Senhor Jesus.

Há muitos cristãos que vivem dizendo: “mais importante do que decorar versículos é praticar a Palavra”.

E com isso desvalorizam a memorização de versículos bíblicos, que já foi provado nas passagens que citei acima, dentre muitas outras, que é realmente muito importante.

Ainda não acha memorizar a Bíblia algo tão importante?

John Piper vai te explicar essa importância no vídeo abaixo, assista com toda atenção:

Se depois desse vídeo você se convenceu de que memorizar a Bíblia é importante, clique aqui para entrar na nossa lista de contatos e saber como memorizar a Bíblia e andar preparado para realizar a obra do Senhor, pregando sua Palavra, a todo momento, tendo as Escrituras na ponta da língua e memorizada no coração.

“Meu povo foi destruído por falta de conhecimento.” (Oséias 4:6a NVI)

curso de memorização da bíblia

Este estudo foi útil para você? Compartilhe com seus irmãos em Cristo para edificar a vida cristã deles também.

Já viveu alguma situação um versículo ou passagem bíblica memorizada te ajudou a evangelizar alguém, ou pregar a Palavra para várias pessoas? Compartilhe conosco nos comentários para edificar a fé de outros irmãos também 🙂

Quer entender a Bíblia melhor, mas não sabe como? Aprenda com 13 dicas práticas!

Gabriel Filgueiras

Cristão desde novembro de 2006 e Professor da Escola Bíblia Dominical desde julho de 2008, faço parte da Terceira Igreja Batista de Rio das Ostras, RJ. Minha missão é fazer que as pessoas cresçam passando a elas o que já aprendi e mostrar que todo cristão precisa entender bem a Bíblia Sagrada (2 Timóteo 2: 15).

Website: http://wp.me/P7fxRD-dd

Deixe seu comentário