5 Motivos para você memorizar a Bíblia antes de Jesus voltar

Como memorizar os livros da Bíblia de forma fácil? Não seria mais importante praticar a Palavra do que decorar versículos bíblicos?por que é necessário memorizar a bíblia?

Memorizar a Bíblia é sim algo extremamente necessário, e neste estudo você saberá como decorar versículos bíblicos é muito importante para a vida do cristão, antes do Senhor voltar.

E agora, filhinhos, permanecei nele; para que, quando ele se manifestar, possamos ter confiança, e não sejamos envergonhados diante dele em sua vinda. (1 João 2:28 KJF)

O cristão verdadeiro sabe que o Senhor Jesus infalivelmente voltará!

Tão certo quanto eu escrevo este estudo bíblico, devemos ter essa certeza no coração e aguardar a Sua vinda, realizando Sua obra.

Como você viu no versículo acima, não basta somente receber ao Senhor Jesus e com isto ter a certeza de que somos salvos, mas é extremamente necessário que permaneçamos nele para que não sejamos envergonhados na sua vinda e deixados para trás.

‘“Tenham cuidado, para não sobrecarregar o coração de vocês de libertinagem, bebedeira e ansiedades da vida, e aquele dia venha sobre vocês inesperadamente. ‘ (Lucas 21:34 NVI)

#1 Memorizar a Bíblia faz você evitar cair em pecado contra Deus

Sabemos que quando o Senhor voltar não irá com Ele aqueles que vivem na prática do pecado.

‘Muitos me dirão naquele Dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E, em teu nome, não expulsamos demônios?

E, em teu nome, não fizemos muitas maravilhas?

E, então, lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade. ‘ (Mateus 7:22-23 ARC)

E como já diz um velho ditado “é melhor prevenir do que remediar”; ou seja, é mais fácil você evitar um mal hábito do que ter que combatê-lo depois que já foi cometido.

Memorizar versículos bíblicos e guardar a Palavra de Deus no coração é a melhor maneira de evitar cair em pecado, o salmista já dizia isso num salmo que você certamente já conhece, veja:

“Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.” (Salmo 119:11 ARC)

Portanto, quem julga que “é melhor praticar a Palavra do que decorar versículos” está completamente enganado, pois como vamos praticar algo que não está guardado em nosso coração?

Como você viu ainda no início deste estudo é necessário que permaneçamos no Senhor Jesus para que tenhamos segurança diante dele na sua vinda, e memorizar a Bíblia é muito eficaz em diversos momentos.

Lembra como Jesus memorizou a Bíblia na tentação no deserto e pôde resistir às astutas ciladas do diabo?

#2 Memorizar versículos bíblicos pode te resgatar do pecado, caso você venha a cometer algum

memorizar a bíblia purifica o homem do seu mau caminho

Como purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra. (Salmo 119:9 ARC)

Se por um lado o Salmo 119:11 indica que esconder a Palavra de Deus no coração, ou seja, memorizar os versículos da bíblia, nos faz evitar o pecado contra Deus, por outro lado o Salmo 119:9 nos indica que podemos purificar nosso caminho se o observarmos conforme a Palavra de Deus.

Esta é a aplicação deste salmo, se alguém pecou ou se tem dúvidas se o que fez, ou vai fazer, é pecado, basta comparar isto com a Palavra de Deus.

Uma pessoa pode reconhecer instantaneamente seus pecados ao guardar a Palavra de Deus no coração, pois se lembrará do versículo certo quando precisar.

E assim poderá tomar as medidas orientadas pela própria Palavra para arrepender-se e reconciliar-se com Deus, pois sua Palavra é um purificador, capaz de limpar os nossos corações.

Ora, vós já estais limpos pela palavra que eu vos tenho falado. (João 15:3 KJF)

#3 Memorizar a Bíblia te tornará um cristão mais eficaz para o trabalho do Reino, até que Cristo volte

‘ Quem é, pois, o servo fiel e prudente, que o Senhor constituiu sobre a sua casa, para dar o sustento a seu tempo?

Bem-aventurado aquele servo que o Senhor, quando vier, achar servindo assim.

Em verdade vos digo que o porá sobre todos os seus bens. ‘ (Mateus 24:45-47 ARC)

O que se passaria na sua mente ao ver um pedreiro indo assentar tijolos de uma casa sem levar colher, prumo,  e enxada?

Infelizmente muitos cristãos tornam-se insensatos quando servem a Deus privados das ferramentas certas para o trabalho; não se importam em preparar-se e capacitar-se para manusear corretamente a ‘espada do Espírito’.Bíblia Sagrada, Palavra de Deus, espada do Espírito

Sabemos que a Palavra de Deus é viva e eficaz, e o obreiro que conhece as Escrituras torna-se mais eficaz no trabalho de seu ministério também.

Até que eu vá, dedique-se à leitura, exortação e à doutrina.

Medita estas coisas, entrega-te a ti mesmo inteiramente a elas, para que o teu aproveitamento apareça a todos.

Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina; continua nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem. (1 Timóteo 4:13, 15, 16 KJF)

Todo cristão precisa de um conhecimento sólido da espada do Espírito, que é a Palavra de Deus, a fim de manusear bem a Palavra da verdade.

Por isso você pode aprender a Bíblia por meio da memorização para também estar apto a ensiná-la e pregar a Palavra nos momentos certos.

Você pode ler como exemplo a pregação de Pedro em Atos 2 e notar como ele foi capaz de decorar vários salmos e profecias na mente e no coração, e dessa forma ele pregou e ganhou cerca de 3000 almas para Cristo de uma só vez.

Continue lendo este estudo até o final e você conhecerá o curso de memorização da Bíblia mais eficaz que já viu.

#4 A memorização da Bíblia te proporciona crescimento espiritual para com Deus e te faz aprender até quando não a está lendo

Antes, [o justo] tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. (Salmo 1:2 ARC) – colchetes do autor.

como meditar na lei de Deus de dia e de noiteComo é possível ter prazer na lei de Deus e meditar nela de dia e de noite?

Utilizando métodos de memorização da Bíblia você será capaz de meditar na Palavra até mesmo quando sua Bíblia não está perto de você.

Louvarei ao Senhor que me aconselhou; até o meu coração me ensina de noite. (Salmo 16:7 ARC)

É indispensável que todo cristão deseje o crescimento espiritual por meio da Palavra.

Como bebês recém-nascidos, desejai o leite sincero da palavra, a fim de que assim possais crescer, (1 Pedro 2:2 KJF)

O crescimento espiritual ocorre continuamente quando nos empenhamos por memorizar a Bíblia a fim de que a Palavra de Cristo habite em nós.

A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, (Colossenses 3:16a KJF)

#5 Memorizar a Bíblia aperfeiçoa as nossas orações a Deus e faz que nossos pedidos sejam ouvidos

Esta é uma situação que poucos cristãos percebem. Mas Jesus deixou claro que guardar a Palavra torna nossa vida de oração mais eficaz.

“Se vós permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito.” (João 15:7 KJF)

Até que o Mestre retorne para buscar a sua igreja nós precisamos manter uma vida constante de oração com Ele.

Já concordam com isso muitos hinos da harpa cristã, por exemplo.

Com Jesus a minh’alma deseja estar

No jardim, em constante oração (HC 296)

Guarda o contacto com teu Salvador

E a nuvem do mal não te cobrirá (HC 77)

A fim de fortalecer os crentes na fé e afirmar-lhes que recebemos de Deus o que pedimos, segundo a sua vontade, o apóstolo João nos orientou a guardar Sua Palavra.

E qualquer coisa que lhe pedirmos, dele a receberemos, porque guardamos os seus mandamentos, e fazemos as coisas que são agradáveis à sua vista. (1 João 3:22 KJF)

Diante disso tudo onde você acha que os mandamentos de Deus devem estar guardados, no livro que temos em nossa casa e carregamos para a igreja toda semana ou em nosso coração?

Você pode compreender agora como a memorização da Bíblia é realmente necessária?

Diante disso talvez você pegunte:

Como memorizar versículos da Bíblia e até passagens inteiras?

Durante toda a sua vida você aprendeu diversas coisas baseadas em dois fatores: repetição e revisão.

Se você fizer uma coisa várias vezes acabará formando um hábito.

E se você parar pra pensar agora e lembrar-se de diversas ocasiões em sua vida vai ver que muitas vezes foi necessário você repetir e revisar alguma coisa para aprendê-la.

Eu tenho certeza que muitos versículos da Bíblia falam de algo que aconteceu na sua vida, então que tal começar memorizando estes?

técnicas de memorização da bíblia sagrada

Memorizar a Bíblia é extremamente necessário para obreiros que trabalham com a pregação e ensino da Palavra

Chega de falar muito e vamos direto ao ponto, o que você acha de memorizar milhares de versículos bíblicos, a vida de Jesus, suas parábolas, os salmos e muitas outras passagens inteiras da Bíblia?

Seja você pregador da Palavra, pastor, presbítero, professor da Escola Bíblica Dominical, etc., você não só já sabia, mas como também viu neste estudo que a memorização da Bíblia é extremamente eficaz e necessária para o ensino da mesma.

Seja para aconselhamentos, responder peguntas nas aulas da EBD, evangelismos, pregação nas igrejas, ensinando em um grupo de estudos, numa conversa ou qualquer outra atividade, o curso de memorização da Bíblia, Memo Bible 3000, vai te mostrar incríveis métodos de memorização da Bíblia que você nunca viu antes.

curso de memorização da bíblia completo

Entretanto, se você deseja capacitar-se no que diz respeito diretamente ao seu chamado, temos alguns materiais cristãos que podem te ajudar

Seja qual for o seu ministério, todos nós precisamos memorizar a Bíblia a fim de estarmos aptos para trabalhar nele com integridade e com um coração dedicado ao Senhor.

Clique no link que corresponde ao material cristão de seu ministério e comece já se dedicar.

  • “Quero fazer um curso de Teologia e preparar-me para o chamado de Deus pra mim no completo ensino da Palavra como pastor, presbítero, missionário, etc.”
  • “A Bíblia diz que quem tem o dom de ensinar deve ter dedicação ao ensino, por isso quero me capacitar ainda mais como Professor da Escola Bíblica Dominical e ensinar a Palavra com excelência.”
  • “Tenho chamado para ser um pregador da Palavra, já estou pregando e quero continuar ganhando almas para Jesus, por isso quero preparar sermões e pregar a Bíblia de forma madura.”
  • “Estou trabalhando com o ministério infantil e desejo me aprofundar mais em métodos que eu possa envolver as crianças em aprender a Palavra de Deus.”
  • Quero conhecer outros materiais cristãos para estudar mais a Palavra como escatologia, grego/hebraico, música cristã, violão, teclado, etc. Clique aqui para ver tudo.

Portanto, ide, ensinai a todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;

ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco sempre, até o fim do mundo Amém. (Mateus 28: 19-20 KJF)

Leve esperança até que Ele venha! Deus abençoe sua vida.

 

 

Aprenda a desenvolver o hábito de estudar a Bíblia. Desfrute de uma verdadeira transformação em sua vida!

Gabriel Filgueiras

Meu objetivo é ajudar novos cristãos a amadurecerem no entendimento da Bíblia Sagrada, e os obreiros de Deus a capacitarem-se melhor para o ministério cristão. Sou casado com a Lidiane Filgueiras e somos membros da 3ª Igreja Batista de Rio das Ostras, RJ, pr. Jorge Cônsoli Lima e Débora. Sirvo ao Reino do Senhor Jesus como professor da Escola Bíblica Dominical desde Julho de 2008 e estou me dedicando a ajudar cristãos comprometidos através deste blog compartilhando estudos bíblicos, materiais e cursos cristãos para capacitação do ministério e edificação do corpo de Cristo.

Website: http://wp.me/P7fxRD-dd

Deixe seu comentário